Cereja-preta-selvagem: benefícios e propriedades medicinais

A cereja (Prunus serotina) é um fruto medicinal da cerejeira-selvagem, sendo também conhecida como cereja-preta (black cherry), cereja-preta-selvagem (wild black cherry), cereja-preta-da-montanha (mountain black cherry). Inclui espécies populares de cerejeira, tais como a Prunus avium e a Prunus virginiana. Pertence à família Rosaceae.

Benefícios e propriedades da cereja-preta

Dentre os principais benefícios que cereja-preta oferece se destaca a sua ação como adstringente, antidiarreica, antitussígeno (em casos de tosse e dores peitorais), além de ser sedativa e tônico (para aliviar distúrbios estomacais). A casca da sua raiz possui ação expectorante, podendo ser usada no tratamento de febres, dores de garganta, laringite, resfriados e diarreia. A prunasina é uma substância presente na cereja-preta capaz de relaxar os reflexos e aliviar a tosse, contudo, não age diretamente na infecção que pode estar causando a tosse.

A cereja-preta ajuda no tratamento da artrite ao regular os níveis de ácido úrico no organismo. Alguns nutrientes presentes na composição da planta são capazes de proteger as paredes das artérias. A cereja preta é rica em ferro, por isso é indicada como auxiliar no tratamento da anemia. Possui um leve efeito calmante sobre o sistema nervoso, sendo bastante indicada para garantir noites de sono tranquilas para pessoas que sofrem com insônia.

A casca da cereja-selvagem é conhecida por ser um remédio natural para tosses. A Cereja é utilizada na medicina popular para ajudar a curar a dispepsia causada por nervos. O fruto possui ação adstringente e é indicado pra o tratamento de disenteria. Na culinária, tanto a cereja-preta quanto a cereja tradicional (Prunus avium) pode ser consumidas em sua forma natural ou acrescentadas a bolos, tortas, sucos, licores e vinhos. As sementes de cereja são tóxicas devido ao seu alto conteúdo de ácido cianídrico e não devem ser consumidas.

Como preparar o chá de cereja-preta

Para conseguir obter os benefícios da cereja-preta é preciso prepará-la da maneira correta. O melhor jeito de fazer isso é fazendo um chá medicinal, conforme a receita a seguir.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de casca seca de cereja-preta.
  • 200 ml de água filtrada.

Modo de preparo

  • Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo.
  • Espere entrar em ebulição.
  • Desligue o fogo.
  • Coloque a casca da cereja-preta.
  • Tampe o recipiente e aguarde cerca de 15 minutos.
  • Após este período coe e beba a mistura.

Nunca use quantidades excessivas de cereja-preta, vez que a casca pode ser tóxica quando usada incorretamente. Peça a orientação médica antes de dar inicio ao tratamento com a Prunus spp.

Contraindicações e efeitos colaterais da cereja-preta

A cereja-preta possui uma substância que pode prejudicar a formação do feto, por isso não é indicada para gestantes. Não há estudos que confirmem se é seguro o seu uso durante o período de amamentação. As sementes são tóxicas devido ao seu alto conteúdo de ácido cianídrico e não devem ser consumidas. Também possui em sua composição uma substância chamada de cianeto de hidrogênio, que em pequenas quantidades ela é benéfica à saúde, contudo, em doses excessivas é tóxica ao organismo, podendo causar efeitos adversos graves.

História e curiosidades

O nome de gênero, Prunus, é um nome antigo para “ameixa”. A cereja-preta é uma árvore nativa da região leste dos Estados Unidos, sendo encontrada principalmente na Califórnia. É uma árvore pequena com altura entre 15 e 25 metros quando adulta. Suas folhas são pequenas e possuem o formato ovalado lanceolado, com margens levemente dentadas. Possuem a coloração verde, mas no outono adquirem tonalidade entre o vermelho e o amarelo. Suas flores são brancas, pequenas e possuem apenas cinco pétalas (são elas que dão origem ao seu fruto comestível). A casa do tronco da árvore possui a aparência de quebrada e coloração que vai do cinza escuro ao preto. Em sua primeira década de vida, a casca é muito lisa e fina.

Referências:
Prunus serotina – Ehrh. Plants for a Future.
Black Cherry (Prunus Serotina) Plant Medicinal Uses And Images. Home Remedies e Best Natural Treatments.
Rum Cherry. Natural Medicinal Herbs.
Prunus serotina. The Naturopathic Herbalist.
Marquis, David A. “Prunus serotina Ehrh. black cherry.” Silvics of North America 2 (1990): 594-604.>/h5>

Comentários

Comentar