Chá de Crajiru Pariri – Arrabidaea chica

Chá de Crajiru (Chá de Pariri - Arrabidaea chica - Medicina Natural

O chá de crajiru (chá de pariri) - Arrabidaea chica - é eficaz contra o câncer e ainda pode beneficiar pessoas com diabetes e psoríase.

ATUALIZADO EM Atualizado em 29/06/2023

O chá de crajiru, também conhecido como chá de pariri (Arrabidaea chica), é considerado por estudiosos e especialistas como um dos mais poderosos chás no combate de diversas enfermidades, inclusive o câncer. Promete ainda beneficiar diabéticos com ulcerações, pacientes imunodeprimidos e psoriáticos. Quando cultivada perto de outra árvore, cresce como trepadeira. Suas folhas são verdes escuras e não possuem cheiro, contudo, quando cortadas, liberam uma tintura de cor avermelhada.

Outros nomes populares do crajiru / pariri

Calajouru, capiranga, carajuru, cipó-cruz, crajiru, crajurú, grajirú, guarajurupiranga, karajura, krawiru, pariri, piranga.

Usos tradicionais do chá de crajiru / pariri

  • Anemia
  • Antioxidante;
  • Aumento da imunidade;
  • Diabetes;
  • Diarreias;
  • Prevenção ao câncer;
  • Psoríase;
  • Tratamentos de radioterapia e quimioterapia (redução dos efeitos colaterais).
  • Úlceras.

Benefícios do chá de crajiru

O chá de crajiru pode ser utilizado em forma de banhos e lavagens para auxiliar no tratamento de afecções na pele (picadas de insetos, ferimentos, psoríase) ou na região íntima. Quando consumido em forma de chá, ajuda na cicatrização de úlceras gástricas e serve como antidiarreico. Além disso, o pariri (crajiru) é atualmente estudado extensivamente pelos seus potenciais benefícios na prevenção e tratamento de vários tipos de câncer.

Pesquisas demonstraram diretamente o efeito protetor do pariri sobre as mitocôndrias, unidades celulares especializadas na produção de energia. A pesquisa também mostrou que o extrato da espécie é capaz de proteger a célula de alguns efeitos da oxidação que levam o envelhecimento da célula e dessa forma reparam o DNA e auxilia na prevenção do surgimento de tumores. Estudos também apontaram um aumento nos valores de micro hematócrito, hemoglobina, hematimetria e leucometria após 30 dias da ingestão do pariri, o que demonstra efeitos benéficos em casos de anemia.

Chá de crajiru pode melhorar tratamentos no combate ao câncer

O uso terapêutico do pariri para o tratamento do câncer está diretamente ligado à quimioterapia ou radioterapia, vez que durante estes tratamentos o paciente sofre drásticas reduções das células do sangue, tornando difícil a continuação do tratamento. Estudos realizados apontaram que o pariri interfere no aumento das concentrações de hemácias e plaquetas durante o tratamento quimioterápico. Devido ao princípio ativo antocianina (antioxidante) presente nas folhas e talos, o pariri é capaz de eliminar radicais livres que predispõem o aparecimento de doenças em geral.

Composição do crajiru

O pariri uma planta bastante utilizada na cultura indígena para diversas finalidades, sendo elas para manutenção da saúde e como corante natural. O pariri é bastante conhecido por possuir flavonoides, ácido anísico, carajurina, taninos, ferro assimilável, cianocobalamina dentre outro em sua composição.

Partes utilizadas

Folhas e talos secos. A cor será avermelhada e o sabor neutro.

Folhas de crajiru (pariri) - Arrabidaea chica

Folhas de crajiru (pariri) – Arrabidaea chica

Modo de preparo do chá de crajiru

Preparar a infusão (não ferver junto com a água).
Para uma xícara: despejar 200ml de água fervente sobre 1 colher de chá de pariri.
Para 1 litro: despejar 1 litro de água fervente sobre 1 colher de sopa de pariri.
Tampar e deixar em repouso até esfriar (cerca de 5 minutos).
Logo depois deve-se coar o líquido.
Para extrair melhor o extrato da erva, deve-se deixar em repouso por 12 horas depois de coar.

Sugestão de consumo

Ingerir 200ml 3 (três) vezes ao dia. Durante o consumo é contraindicado a ingestão de carne vermelha (é permitido comer frango e peixe). Bebidas alcoólicas e refrigerantes também são vetadas. Não fumar. É recomendado a ingestão de legumes e verduras e legumes e moderação em alimentos embutidos e enlatados.

PRODUTO ISENTO DE REGISTRO CONFORME RDC 240/2018.

Padrão de qualidade premium Medicina Natural

Chás - Controle de Qualidade Medicina Natural e Natublend

Chás – Controle de Qualidade Medicina Natural e Natublend

Os chás Medicina Natural™, antes de serem embalados, são cuidadosamente inspecionados e selecionados, para que o consumidor tenha uma experiência agradável e segura. O rígido controle de qualidade em toda cadeia produtiva são os diferenciais dos nossos chás. Contamos com fornecedores altamente qualificados que obedecem a padrões rigorosos, desde o plantio até a colheita e transporte dos chás, para que não ocorram perdas de propriedades e qualidade durante o processo produtivo. Os chás passam por um rigoroso protocolo de conferência interna, sendo avaliados nesta etapa, inúmeros fatores essenciais para a qualidade dos chás, incluindo a qualidade dos chás, que passam por análises em nossos laboratórios. Também são observados seus parâmetros microbiológicos, conforme descrito na Farmacopeia Brasileira, procedimento que garante a estabilidade e qualidade durante todo seu período de validade.

  • CHÁ DE ALTO PADRÃO DE QUALIDADE COM CERTIFICADO DE ANÁLISE.
  • FOLHAS LIOFILIZADAS E SELECIONADAS PARA EVITAR QUALQUER TIPO DE AGENTE EXTERNO.
  • PRODUTO LACRADO PARA PRESERVAR TODAS AS CARACTERÍSTICAS DA PLANTA.
  • PRONTO PARA O PREPARO DO CHÁ.
  • QUALIDADE GARANTIDA.

Uso externo (modo de uso)

Em casos de feridas na pele ou corrimentos vaginais, amasse as folhas, pique-as e bata no liquidificador com um pouco de água, e passe no local (deixe agir 30 minutos 3 vezes ao dia). Em caso de problemas vaginais, faça um banho de assento com a água ainda razoavelmente quente.

Contraindicações e efeitos colaterais do crajiru

Até o momento não foram reportadas quaisquer contraindicações ou efeitos colaterais relativos ao uso do crajiru. Um profissional de saúde deve ser consultado antes da administração da erva em grávidas, lactantes, crianças e pessoas em tratamento clínico.

Cuidados e precauções

Conserve ao abrigo da luz, calor e umidade. Cada pacote é embalado e pesado de forma individual. Pode ocorrer diferenças na tonalidade em determinados lotes por se tratar de ervas desidratadas, o que não impede a sua utilização.

Comprar chá de Crajiru Medicina Natural

Clique aqui para comprar Chá de Crajiru (Pariri) Medicina Natural.

Chá de Crajiru (Chá de Pariri) - Arrabidaea chica - Medicina Natural

Chá de Crajiru (Chá de Pariri) – Arrabidaea chica – Medicina Natural

Referências:
BARROS, Aureni Sebastiana Mendes. “Investigação científica da atividade medicinal da espécie Arrabidaea chica (Pariri).” (2018).
Ferreira, Fernanda Aires Guedes, et al. “Comprovação do potencial medicinal de Arrabidaea chica (Bignoniaceae).” Sci Prim 1 (2013): 1-6.
Crajiru (Arrebidaea chica Verlot. EMBRAPA. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro de Pesquisa Agroflorestal de Rondônia
Behrens, Maria das Dores Dutra, Carla Junqueira Moragas Tellis, and Maria do Socorro Chagas. “Arrabidaea chica (Humb. & Bonpl.) B. Verlot (Bignoniaceae).” (2012).