O chá de erva baleeira é consumido majoritariamente como anti-inflamatório, mas também possui ação analgésica e antiulcerogênica, sendo usada em condições de artrite, dores musculares, problemas na coluna e reumatismo. A ação anti-inflamatória da erva-baleeira é conferida pela presença de dois compostos em seu óleo essencial, o alfa-humuleno e o sesquiterpeno, que inibem a expressão da proteína TNF-alfa envolvida em processos inflamatórios e impede a atividade da enzima COX-2 (ciclooxigenase 2), responsável pela produção de prostaglandinas, desencadeadoras de reações inflamatórias.
Outros nomes populares da erva baleeira
Balieira-cambará, camaramoneira-do-brejo. camarinha, catinga-de-barão, catinga-preta, cordia, , erva-baleeira, erva-balieira, erva-preta, maria-milagrosa, maria-preta, maria-rezadeira, salicinia.
Usos tradicionais do chá de erva baleeira
- Anti-inflamatório.
- Analgésico;
- Artrite;
- Infecções;
- Reumatismo;
- Úlceras.
Benefícios do chá de erva baleeira
Na Amazônia brasileira, tribos indígenas costumam preparar as folhas da erva baleeira em infusão para o tratamento de infecções de todos os tipos, artrite e reumatismo . Diversos estudos laboratoriais realizados com animais no Brasil confirmaram que a Cordia verbenacea possui características anti-inflamatórias, bem como ações antiulcerosas e gastroprotetoras.
Partes utilizadas
Folhas.
![Chá de Erva Baleeira -Cordia verbenacea](https://www.medicinanatural.com.br/wp-content/uploads/erva-baleeira-cha.jpg)
Chá de Erva Baleeira -Cordia verbenacea
Modo de preparo do chá de erva baleeira
Preparar por infusão (as folhas da erva baleeira não devem ser fervidas junto a água). Para 150 ml de água: adicionar 150 ml de água potável fervente sobre aproximadamente 3 gramas da erva dentro da xícara. Abafar por 5 a 10 minutos em repouso, coando em seguida, se necessário. O chá deve ser ingerido até 10 horas após o preparo, não podendo ser reaquecido. Pode ser consumido quente ou frio.
Sugestão de consumo
Recomenda-se ingerir 150 ml do chá, de manhã e à noite, podendo ser administrado até três vezes ao dia.
PRODUTO ISENTO DE REGISTRO CONFORME RDC 240/2018.
Padrão de qualidade premium Medicina Natural
![Chás - Controle de Qualidade Medicina Natural e Natublend](https://www.medicinanatural.com.br/wp-content/uploads/natublend-controle-de-qualidade-dos-chas.jpg)
Chás - Controle de Qualidade Medicina Natural e Natublend
Os chás Medicina Natural™, antes de serem embalados, são cuidadosamente inspecionados e selecionados, para que o consumidor tenha uma experiência agradável e segura. O rígido controle de qualidade em toda cadeia produtiva são os diferenciais dos nossos chás. Contamos com fornecedores altamente qualificados que obedecem a padrões rigorosos, desde o plantio até a colheita e transporte dos chás, para que não ocorram perdas de propriedades e qualidade durante o processo produtivo. Os chás passam por um rigoroso protocolo de conferência interna, sendo avaliados nesta etapa, inúmeros fatores essenciais para a qualidade dos chás, incluindo a qualidade dos chás, que passam por análises em nossos laboratórios. Também são observados seus parâmetros microbiológicos, conforme descrito na Farmacopeia Brasileira, procedimento que garante a estabilidade e qualidade durante todo seu período de validade.
- CHÁ DE ALTO PADRÃO DE QUALIDADE COM CERTIFICADO DE ANÁLISE.
- FOLHAS LIOFILIZADAS E SELECIONADAS PARA EVITAR QUALQUER TIPO DE AGENTE EXTERNO.
- PRODUTO LACRADO PARA PRESERVAR TODAS AS CARACTERÍSTICAS DA PLANTA.
- PRONTO PARA O PREPARO DO CHÁ.
- QUALIDADE GARANTIDA.
Contraindicações e efeitos colaterais da erva baleeira
O uso é contraindicado durante a gestação, lactação e por menores de 18 anos.
Cuidados e precauções
O uso é contraindicado durante a gestação e lactação. O consumo deve ser feito com cautela por pessoas que fazem o uso de hipertensivos. Evitar o uso concomitante com sais de ferro.
Comprar Chá de Erva Baleeira Medicina Natural
Clique aqui para comprar Chá de Erva Baleeira Medicina Natural.