Benefícios do chá de folha de pitanga

A pitanga é o fruto da pitangueira (Eugenia uniflora), árvore famosa por sua capacidade de produzir uma das frutas mais versáteis do Brasil, conhecida por chefes de cozinha do mundo todo. O chá de folha de pitanga é rico em propriedades medicinais.

Benefícios do chá de folha de pitanga

A pitangueira é uma arvore nativa da Mata Atlântica, contudo, é cultivada em muitos países em razão da sua versatilidade para a produção de chá, polpa congelada e suco. A folha de pitanga é uma boa fonte de ferro, fósforo, iodo, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C, dentre outros nutrientes, incluindo flavonoides, capazes de fortalecer o sistema imunológico. Além disso, é rica em propriedades analgésicas, antifúngicas, anti-inflamatórias, antioxidantes, antitumorais, antivirais, calmantes e laxantes.

Um simples chá de folha de pitanga pode auxiliar no tratamento de asma, bronquite, câncer (devido à alta presença de retinol), diabetes, diarreias, doenças do fígado, dores reumáticas, febres, bem como problemas gastrointestinais e outras condições de saúde. Em mulheres, o chá de folhas de pitanga pode ser útil para aliviar as cólicas menstruais. O chá de pitanga pode ajudar algumas pessoas a emagrecer, vez que diminui a compulsão alimentar.

Receita de chá de folha de pitanga

Folha de pitanga
Folha de pitanga

O chá de pitanga deves ser consumido três vezes por dia. O chá possui efeito diurético, desta forma, deve ser consumido com moderação.

Ingredientes

  • 3 colheres de folha de pitangueira.
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

  • Adicione 3 colheres das folhas de pitanga em 1 litro de água.
  • Coloque no fogo e espere ferver.
  • Após ferver, desligue o fogo, tampe o recipiente e espere alguns minutos até esfriar.
  • Coe e consuma o chá frio ou quente.

Suco de pitanga

Pitanga - Eugenia uniflora
Pitanga – Eugenia uniflora

O suco de pitanga é muito saboroso e possui efeito refrescante.

Ingredientes

  • 1 xícara de pitangas.
  • 500 ml de água.
  • Açúcar ou adoçante à gosto.

Modo de preparo

  • Lave as frutinhas e retire o caroço.
  • Bata a polpa da fruta com a água.
  • Adoce e sirva bem gelado.

Cuidados

O consumo do chá é contraindicado por gestantes, lactantes e portadores de doenças crônicas. O chá em excesso pode afetar os níveis de potássio no organismo.

Referências:
Pitanga Mágica – A Mais Brasileira das Frutas na Culinária, Cosmética e Saúde. GROSSMAN, L. ISBN 9788599107201.
Melo, Rosineia M., et al. “Identification of impact aroma compounds in Eugenia uniflora L.(Brazilian Pitanga) leaf essential oil.” Journal of the Brazilian Chemical Society 18.1 (2007): 179-183.

Comentários

3 Comentários

  1. José Marinho De Brito

    É verdade que a Folha da pitanga tem antibiótico pra infração como a isipele

  2. Gelsa Rorato

    Desde criança uso o chá das folhas de pitangueira para problemas gastrointestinais e realmente faz efeito. Acredito nas propriedades medicinais da pitangueira e da maioria das plantas e recomendo o seu uso. Faça uma pesquisa e você vai se surpreender!

  3. Reginaldo Brito Gonçalves

    Nunca se esqueça que as ervas medicinais realmente cura,enquanto os remédios de farmácia venha à remediar,e vc sempre vai depender deles, sem contar que conserta um lado e estraga o outro. Então prefira cura pela natureza , e fazer o seu alimento o seu remédio… Namastê.

Comentar