Tomar chá verde emagrece?

Tomar chá verde emagrece, acelera o metabolismo e aumenta a termogênese, além de diminuir o colesterol e melhorar a oxidação de gorduras.

ATUALIZADO EM Atualizado em 13/10/2019

O chá verde emagrece de forma natural, além de acelerar o metabolismo e ajudar a queimar gorduras do organismo, vez que contém altas concentrações de polifenois de catequina, um fitonutriente com forte ação antioxidante.

O que é o chá verde?

O chá verde é uma bebida proveniente dos rebentos frescos da Camellia sinensis. Logo após a colheita, as folhas passam imediatamente pelo vapor, inibindo a oxidação das catequinas. Em seguida, secam naturalmente, permitindo preservar seus polifenois (essencialmente catequinas), que variam na proporção de 45 a 90% em relação às propriedades biológicas. A Camellia sinensis em suas diversas variedades e sabores, possui baixíssimo teor de calorias, sendo isento de gorduras e açúcar, o que o torna valioso para a perda de peso.

Tomar chá verde emagrece?

Muitas pessoas ainda se perguntam se tomar chá verde emagrece e, embora não seja uma bebida milagrosa, já é comprovado cientificamente que o chá verde emagrece mesmo. As catequinas, em combinação com a cafeína, ajudam o corpo a queimar gordura rapidamente, o que auxilia na perda de peso.

Consumir chá verde ainda pode diminuir os níveis de colesterol, aumentar a termogênese (energia necessária para digerir, absorver e metabolizar nutrientes provenientes do próprio alimento) e melhorar a oxidação de gorduras. O processo de perda de peso é mais eficaz quando realizado em conjunto com um programa de dietas e exercícios físicos. Os benefícios para perda de peso podem ser obtidos em forma de suplementos (cápsulas, comprimidos) ou por meio da ingestão tradicional da bebida.

Chá verde combate a obesidade

Alguns estudos clínicos realizados com o extrato de chá verde mostraram que o chá pode ajudar as pessoas com sobrepeso ou obesas a perder peso mais rápido, segundo apontam os relatórios do Centro Médico da Universidade de Maryland e da Clínica The Mayo, nos Estados Unidos. Um estudo de 12 semanas realizado em 2008 pelo departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Khon Kaen (Tailândia) e publicado pela revista Physiology Behavior (Fisiologia e Comportamento), concluiu que o chá verde pode reduzir o peso corporal de indivíduos obesos, aumentando os níveis de energia da pessoa e a taxa na qual o corpo oxida gordura.

Chá verde estimula a termogênese e queima gorduras

Em um estudo publicado no ano de 2009, Craig Coleman, professor de Prática de Farmácia da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, revelou que a quantidade de perda de peso conseguida com a ajuda do chá verde é moderada. Durante 24 semanas, pessoas que consumiram cerca de 300 miligramas da catequina ECGC diariamente perderam em média 1,5 quilos a mais que pessoas que não consumiram o suplemento.

Combinado com outras outras substâncias químicas, o chá verde intensifica os níveis de oxidação de gordura e a estimula a termogênese, processo onde calor é criado no organismo, queimando assim, combustíveis biológicos, incluindo a gordura. O consumo regular propicia maior queima de calorias sem causar riscos ou danos à saúde e faz com que os carboidratos sejam liberados lentamente, enquanto previne aumentos acentuados de insulina no corpo.

Referências
Green tea. University of Maryland Medical Center
Auvichayapat, Paradee, et al. “Effectiveness of green tea on weight reduction in obese Thais: A randomized, controlled trial.” Physiology & behavior 93.3 (2008): 486-491.
Green tea sets weight-loss industry abuzz. Los Angeles Times.