Copaíba: benefícios e propriedades medicinais


A copaíba é uma planta medicinal também conhecida como copaíba-verdadeira, copaíva, bálsamo-da-Amazônia, bálsamo-dos-jesuítas, copal, copaúba, copaibeira-de-Minas, copaipera, mal-dos-sete-dias, pau-de-óleo, aceite de palo (espanhol) e cupayba (tupi). A Copaifera spp. inclui as espécies Copaifera officinalis, Copaifera langsdorfii, Copaifera reticulata e Copaifera jacquinii. Pertence a família das Leguminosas.

Óleo de copaíba

O óleo de copaíba pode ser utilizado no tratamento de cerca de 50 tipos de doenças, incluindo várias condições de pele. Externamente, trata problemas de pele, tais como dermatites, urticárias, psoríase, acnes, eczema, herpes, furúnculos, psoríase, frieiras, feridas, psoríase, picadas de insetos e sífilis, além de beneficiar pacientes com artrite. O óleo de copaíba possui alto teor de ácidos graxos essenciais, sendo capaz de regenerar o colágeno, proporcionando hidratação e rejuvenescendo a pele, além de combater celulites e estrias.

Nos cabelos, combate a oleosidade, previne e reduz a queda de cabelo, combate micoses, caspas, piolhos e proporciona brilho e maciez aos fios, promovendo saúde ao couro cabeludo. Age como como um agente anti-séptico, desinfetante e antimicrobiano para usos internos e externos em infecções bacterianas, câncer de pele, úlceras no estômago e câncer de estômago. Vários shampoos são eficazes no combate à caspa.

Benefícios da copaíba

A copaíba, dentre todas as plantas, é a maior fonte de cariofileno. Seus hidrocarbonetos contém terpenos, incluindo pineno (aguarrás). O óleo de copaíba contém uma quantidade significativa de ácido caurenóico, que demonstrou ter efeitos anti-inflamatórios, hipotensores, diuréticos, antimicrobianos, relaxantes musculares e citotóxicos. Muitas de suas propriedades são atribuídas a ação do cariofileno e do ácido caurenóico.

A copaíba alivia os sintomas de uma ampla gama de doenças que causam a inflamação dos tecidos moles ou mucosas. Testes de laboratório mostraram que a resina atua reduzindo a permeabilidade das paredes capilares para a histamina, substância química responsável pelo inchaço doloroso em todas estas condições. O óleo volátil é antimicrobiano e previne infecções secundárias no eczema, herpes e psoríase.

É usada topicamente para aliviar a inflamação e ajudar a curar pé-de-atleta, feridas, erupções cutâneas, dermatites, eczema e psoríase, além de ajudar a restaurar a pele danificada e curar pequenas cicatrizes. O bálsamo de copaíba é muito benéfico para tosse crônica, catarro, resfriados, bronquite e outros problemas respiratórios. É um bom remédio para tratar catarro e bronquite crônica, vez que auxilia na expectoração e é anti-séptico. Também é recomendada no tratamento natural de leucorreia, cistite crônica, diarreia, hemorroidas e gonorreia.

Aloe vera Aloe vera Cápsulas liofilizadas, cremes, loções e shampoos de Aloe vera.
Cosméticos Naturais Cosméticos Naturais Produtos sem química para promover a beleza e saúde da pele.
Fitoestrógenos Fitoestrógenos Fitoterápicos capazes de equilibrar as taxas hormonais e reduzir os sintomas da menopausa.
Nutricosméticos Nutricosméticos Cápsulas nutritivas desenvolvidas para melhorar a saúde da pele e dos cabelos.

Contraindicações e efeitos colaterais da copaíba

O óleo de copaíba é usado externamente, enquanto a tintura é geralmente usada internamente. Doses altas da planta podem ser tóxicas.

História e curiosidades

A árvore de copaíba é uma planta típica da floresta tropical Amazônica, especialmente no Brasil, na Colômbia e na Venezuela. Pode alcançar mais de 30 metros de altura. Possui flores pequenas, com cachos brancos e frutas contendo uma única semente. A Copaifera spp faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS).

Copaíba: benefícios e propriedades medicinais
5 - 2 votos
ELIMINA AS CELULITES COM EFICÁCIA CelluliFree Anti-Celulite Solution
EVITA A QUEDA DOS CABELOS Hair Up
COLÁGENO HIDROLISADO DE ALTA QUALIDADE Be Slim Colágeno
MELHORA A SAÚDE DA PELE E REMOVE MELASMAS Be Beauty Skin Care
PROMOVE A SAÚDE DA PELE / RICO EM VITAMINA C Colágeno Hidrolisado
Referências:
Santos, Adriana Oliveira dos, et al. “Antimicrobial activity of Brazilian copaiba oils obtained from different species of the Copaifera genus.” Memórias do Instituto Oswaldo Cruz 103.3 (2008): 277-281.
Pieri, Fábio Alessandro, et al. “Bacteriostatic effect of copaiba oil (Copaifera officinalis) against Streptococcus mutans.” Brazilian dental journal 23.1 (2012): 36-38.
Lloyd, John Uri. Copaifera officinalis. Engelhard, 1898.



Comentários

54 Comentários

  1. Sandra Dias

    Bom dia!
    Tenho um bebê com 3 meses de vida, e ele tem bronquite. Ele pode usar o óleo da copaiba? Como devo usar?

  2. Maria Dalva Alves barros

    gostaria de receber orientacoes sobre fitoterápicos e suas fucoes.

  3. Mércia

    Por conta de uma fístula reto-vaginal sofro com infecções no reto e na vagina. Tenho muitas secreções. Volta e meia tomo antibióticos locais e oral pra vê se melhora, mas enquanto não fechar completamente essa fístula ainda devo sofrer muito. Gostaria de saber se um tratamento bem feito com a copaíba oral pode me ajudar a amenizar o problema. Como posso estar tomando a copaíba, quantas gotas quantas vezes ao dia? Seria indicado a tintura de copaíba?

Comentar

QUER MAIS ?

Você pode se interessar por algumas de nossas publicações mais populares. Para isso, é só clicar em algum dos links abaixo para acessar gratuitamente:

(CLIQUE NO TÍTULO PARA ACESSAR)

Você também pode aproveitar e usar o nosso cupom MEDICINA10 para ganhar 10% de desconto em mais de 300 produtos naturais selecionados!  

Medicina Natural
Folhas