A erva-de-bicho (Polygonum acre) é uma planta medicinal também conhecida como pimenta-d’água, pimenta-do-brejo, persicária, cataia, capitiçoba, dentre outros nomes populares. A Polygonum ssp inclui o sinônimo Polygonum hydropiperoides. A Polygonum spp (Polygonum acre ou Polygonum hydropiperoides) faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS). A espécie faz parte da família Polygonaceae.
Benefícios da erva-de-bicho
As partes medicinais utilizadas da erva-de-bicho são o caule e as folhas. A erva possui propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, estimulantes e vermicidas, além de ser adstringente, vasoconstritora, hemostática, cicatrizante e diurética. Possui gosto apimentado. Quando ingerida, produz uma sensação de calor no estômago e uma peculiar sensação de formigamento ao longo de todo o sistema digestivo. Quando dosada da forma correta não provoca vômitos. Também estimula o fluxo menstrual, além de ser afrodisíaca. O óleo essencial contém ácidos gálicos e ácido malônico, taninos e nitrato de potássio.
A erva-de-bicho estimula o coração e artérias, aumenta o calor da superfície e promove as secreções cutâneas, bronquial, e renais. É indicada para tratar a amenorreia, ou seja, ausência de menstruação. Também estimula o fluxo menstrual, além de ser afrodisíaca. O uso deve ser administrada cerca de uma semana antes de quando a menstruação deveria ocorrer. A erva de bicho é usada por homens que enfrentam problemas de ereção (impotência sexual), contudo, o uso da erva de bicho é contraindicado no tratamento de disfunções sexuais quando o paciente apresenta algum congestionamento ou inflamação na área, vez que a erva-de-bicho tende a aumentar o fluxo de sangue nas partes genitais.
Chá de erva-de-bicho
O chá de erva-de-bicho deve ser feito através de infusão de duas colheres de sopa da erva em um litro de água. Após colocar a água quente, deixar o chá descansar por 10 (dez) minutos. É indicado 2 (duas) ou 3 (três) xícaras de chá por dia.
Contraindicações e efeitos colaterais da erva-de-bicho
A erva é contraindicada no tratamento de disfunções sexuais em condições cujo o paciente apresenta inflamação ou congestionamento na área genital.