Erva-de-bicho: benefícios e propriedades medicinais

A erva-de-bicho (Polygonum acre) é uma planta medicinal também conhecida como pimenta-d’água, pimenta-do-brejo, persicária, cataia, capitiçoba, dentre outros nomes populares. A Polygonum ssp inclui o sinônimo Polygonum hydropiperoides. Pertence à família Polygonaceae.

Benefícios da erva-de-bicho

As partes medicinais utilizadas da erva-de-bicho são o caule e as folhas. A erva possui propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, estimulantes e vermicidas, além de ser adstringente, vasoconstritora, hemostática, cicatrizante e diurética. Possui gosto apimentado. Quando ingerida, produz uma sensação de calor no estômago e uma peculiar sensação de formigamento ao longo de todo o sistema digestivo. Quando dosada da forma correta não provoca vômitos. Também estimula o fluxo menstrual, além de ser afrodisíaca. O óleo essencial contém ácidos gálicos e ácido malônico, taninos e nitrato de potássio.

A erva-de-bicho estimula o coração e artérias, aumenta o calor da superfície e promove as secreções cutâneas, bronquial, e renais. É indicada para tratar a amenorreia, ou seja, ausência de menstruação. Também estimula o fluxo menstrual, além de ser afrodisíaca. O uso deve ser administrada cerca de uma semana antes de quando a menstruação deveria ocorrer.

Como preparar o chá de erva-de-bicho

O chá de erva-de-bicho deve ser feito através de infusão de duas colheres de sopa da erva em um litro de água. Após colocar a água quente, deixar o chá descansar por 10 (dez) minutos. É indicado 2 (duas) ou 3 (três) xícaras de chá por dia.

Contraindicações e efeitos colaterais da erva-de-bicho

A erva é contraindicada no tratamento de disfunções sexuais em condições cujo o paciente apresenta inflamação ou congestionamento na área genital.

História e curiosidades

A erva de bicho é usada por homens que enfrentam problemas de ereção (impotência sexual), contudo, o uso da erva de bicho é contraindicado no tratamento de disfunções sexuais quando o paciente apresenta alguma inflamação ou congestionamento na área, vez que a planta tende a aumentar o fluxo de sangue nas partes genitais. A Polygonum spp (Polygonum acre ou Polygonum hydropiperoides) faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS).

REMÉDIO NATURAL PARA ELIMINAR PEDRAS NOS RINS Dissol
SUPLEMENTO NATURAL PARA CURAR ALCOOLISMO Noethyl Anti-Álcool
MELHORA A SAÚDE DOS RINS QPR Blend
COMPOSTO NATURAL COM FITOESTROGÊNIO Isoflavona 500mg
MELHORA A SAÚDE DO TRATO URINÁRIO Cran B
Referências:
Polygonum Hydropiperoides. Water-pepper
Taxon: Polygonum acre Kunth. Synonym of Persicaria punctata. U.S. National Plant Germplasm System.

Comentários

Comentar