Panax pseudoginseng: saiba para que serve

Ginseng-de-tien-chi - Panax pseudoginseng

Conheça os benefícios, efeitos colaterais, indicações e propriedades do tien-chi (Panax pseudoginseng), erva medicinal também chamada de ginseng-do-Himalaia.

Atualizado em 20/09/2022

O ginseng-de-tien-chi (Panax pseudoginseng) é uma planta medicinal também conhecida como ginseng-do-Himalaia, ginseng-himalaio, ginseng-do-Nepal, noto-gin, notoginseng, tienchi, chai-jen-shen, sanchi, sanchitongtshu, san qi, sanshichi, tian qi, dentre outros nomes populares. Inclui a espécie Panax notoginseng. Pertence à família Araceliae.

Benefícios do Panax pseudoginseng

O pseudoginseng, ou gineng de tien-chi, é usado na medicina popular chinesa para tratar uma gama extensiva de danos e traumas. Melhora a circulação de energia, reduz a dor e inchaços e dissolve os coágulos no sangue. Aumenta a circulação na artéria coronária e na China é administrado frequentemente a pacientes que sofrem de doenças do coração. Na medicina chinesa é classificada como uma erva levemente amarga e não tóxica e pode ser utilizada em forma de decocção ou pó. Devido à suas propriedades tônicas, é cozinhado em sopas.

Yunnan Bai Yao: remédio herbal de Panax pseudoginseng

O Compêndio de Matéria Medica, também conhecida pelos nomes Bencao Gangmu e Pen-Tsao Kang-mu, é considerado o livro médico mais completo e abrangente da história da medicina tradicional chinesa. A obra, escrita por Li Shizhen durante a dinastia Ming, afirma que o sanqi é capaz de tratar todas as doenças do sangue. A partir do final do século XIX o Panax pseudoginseng se tornou tradicional para o uso em todos os tipos de doenças e distúrbios relacionados ao sangue, sendo inclusive, o principal ingrediente do Yunnan Bai Yao. O Yunnan Baio Yao é um famoso remédio herbal rico em propriedades hemostáticas que foi utilizado extensamente por vietcongues para lidar com feridas durante a Guerra do Vietnã.

FIGAPRO

Figapro é o suplemento alimentar mais utilizado no Brasil para auxiliar na eliminação da gordura do fígado (esteatose) e melhorar a saúde hepática.

Contraindicações e efeitos colaterais do Panax pseudoginseng

Não deve ser utilizado durante a gravidez e em casos de deficiência sanguínea. Em casos de hemorragia, um atendimento médico de emergência deve ser prontamente acionado. Em casos raros e menos grave, pode ocorrer uma pequena esofagite em casos de consumir grandes quantidades de Panax pseudoginseng sem beber muita agua. O comprimido pode contatar diretamente os tecidos e provocar alguma irritação ou levar em alguns casos a refluxo ácido (houve apenas dois casos relatados, segundo bibliografia consultado). O outro, mais frequente, é o risco de ocorrer reações alérgicas, incluindo dermatite, bolhas ou outras reações de natureza idiossincrática (houve 19 casos relatados).

História e curiosidades

O ginseng-de-tien-chi cresce naturalmente na China e Japão. É uma planta perene com folhas verdes escuras que se ramificam a partir de uma haste de bagas vermelhas no meio. É cultivada e colhida em florestas nativas. A raiz deve ser colhida entre três e sete anos após a germinação. Na China, o Panax pseudoginseng é conhecido como “a raiz do milagre”, por preservar a saúde. É composta de arasaponin A e B e flavonoides (dencichine).

Referências:
Chinese Herbal Medicine: Materia Medica, Third Edition by Dan Bensky, Steven Clavey, Erich Stoger, and Andrew Gamble (Sep 2004)
Subhuti Dharmananda. Rare Reactions to a safe herb sanqi (Panax notoginseng).
Zohara Yaniv; Uriel Bachrach (2005). Handbook Of Medicinal Plants. Psychology Press. p. 37. ISBN 978-1-56022-995-7.