Ginseng-siberiano: saiba para que serve

Ginseng-siberiano - Eleutherococcus senticosus
Publicado e Revisado Clinicamente Por Equipe Editorial Medicina Natural
Atualizado em 15/09/2022

O ginseng-siberiano (Eleutherococcus senticosus) é uma planta medicinal também conhecida como eleuthero, eleuterococo e taiga. Antigamente era conhecida como Acanthopanax senticosus. O ginseng-siberiano faz parte da família Araceliae.

Benefícios do ginseng-siberiano

Dentre as principais propriedades do ginseng-siberiano se destacam as suas ações como adaptógeno, afrodisíaco, anti-inflamatório, antirreumático, antiespasmódico, cardiotônico e imunoestimulante. Desta forma, é indicada em casos de arteriosclerose, impotência sexual, neurastenia, leucopenia, bronquite, má circulação, esgotamento físico e mental, desequilíbrio arterial, dentre outras afecções. Suas propriedades adaptógenas a tornam capaz de fortalecer o corpo humano, aumentar a resistência geral e diminuir o estresse.

QUIZ - Descubra o Seu Chá Ideal

1 / 5

Você busca mais energia ou relaxamento? *

Prefere sabor forte ou suave? *

Quando você prefere tomar chá? *

Qual sua principal necessidade? *

Que tipo de experiência você busca? *

Quase lá!

Informe seus dados para ver o resultado:

A raiz do ginseng-siberiano é utilizada para melhorar a agilidade mental, melhorando a circulação. É um tônico para as glândulas suprarrenais. Pesquisadores russos identificaram que o ginseng consegue melhorar a produtividade do empregado durante o trabalho. Os cosmonautas russos são alimentados com rações que incluem o ginseng-siberiano para ajudar na aclimatação no espaço sideral. Também é usado por atletas, mergulhadores de águas profundas, profissionais de alto risco e por pessoas que exercem atividades cuja tensão necessita sempre estar sob controle. Outras aplicações desta planta são para o tratamento do mal de Alzheimer, diminuição do efeitos colaterais da quimioterapia, fadiga crônica, gripes, resfriados, bronquite, aumentar o apetite, entre outras ações.

Como consumir o chá de ginseng siberiano?

Chá de ginseng-siberiano

Chá de ginseng-siberiano

Para conseguir obter todos os benefícios descritos anteriormente é recomendado o consumo do chá de Eleutherococcus senticosus Para esta receita você precisará da raiz, que pode ser encontrada em lojas especializadas na venda de produtos naturais.

Ingredientes

  • 10 gramas de raízes de ginseng-siberiano.
  • 600ml de água.

Modo de preparo

  • Pique as raízes em pedaços bem finos.
  • Coloque a água no fogo.
  • Quando a água entrar em ebulição adicione as raízes.
  • Deixe ferver por cerca de 5 minutos.
  • Desligue o fogo, espere esfriar e coe a mistura.

Caso sinta necessidade, adoce o chá com mel. Você pode mantê-lo na geladeira por um dia. Após este período é aconselhável o preparo de outro chá. O ginseng-siberiano também esta disponível no mercado em forma de extratos líquidos, pó e em cápsulas.

Contraindicações e efeitos colaterais do ginseng-siberiano

O ginseng siberiano não é indicado para mulheres grávidas ou em período de amamentação. Também não é aconselhado o seu uso por crianças muito pequenas. Seu uso não é apropriado para pessoas que fazem uso de medicamento anti-hipertensivos, assim como de pessoas hipertensas.

História e curiosidades

O ginseng siberiano é nativo da Sibéria e encontrado selvagem no norte e leste da Rússia. Também é possível encontrá-lo na Coréia do Norte e Sul, China e Japão. Trata-se de um arbusto de porte mediano a grande que pode atingir entre 4 e 6 metros de altura. Suas folhas são palmadas. Possui pequenas flores. Os frutos são bastante escuros. As raízes do ginseng-siberiano são cilíndricas, nodosas e possuem coloração castanha-escura, medindo cerca de 1,5 centímetro de diâmetro.

Ginseng-Siberiano. Florien.
Siberian Ginseng Benefits. Herbswisdow.
Ginseng, Siberian. Other Names:Acanthopanax Obovatus, Acanthopanax Obovatus Hoo, Acanthopanax senticosus, Buisson du Diable, Ci Wu Jia, Ciwujia, Ciwujia Root, Ciwujia Root Extract, Devil’s Bush, Devil’s Shrub, Éleuthéro, Eleuthero Extract, Eleuthero Ginseng, Eleuthero Root, Eleutherococci Radix, Eleutherococcus senticosus, Éleuthérocoque, Ginseng de Sibérie, Ginseng des Russes, Ginseng Root, Ginseng Siberiano, Ginseng Sibérien, Hedera senticosa, North Wu Jia Pi, Phytoestrogen, Plante Secrète des Russes, Poivre Sauvage, Prickly Eleutherococcus, Racine d’Eleuthérocoque, Racine de Ginseng, Racine Russe, Russian Root, Shigoka, Siberian Eleuthero, Siberian Ginseng, Thorny Bearer of Free Berries, Touch-Me-Not, Untouchable, Ussuri, Ussurian Thorny Pepperbrush, Wild Pepper, Wu Jia Pi, Wu-jia. WebMD.

Descubra Um Chá Que Combina Com Sua Rotina

1 / 5

Qual é o seu principal objetivo ao tomar chá? *

Como você tem se sentido ultimamente? *

Com qual frequência você toma chás? *

Em qual momento do dia você prefere tomar chá? *

Que tipo de sabor você prefere? *

Quase lá!

Informe seus dados para ver o resultado:

Este conteúdo foi útil?

O que você achou deste artigo?

Chás Premium em Destaque

Curadoria especializada de chás com frescor notável.

Chás Premium Medicina Natural  

Descubra nossa seleção de chás de alta qualidade importados dos melhores países do mundo com origem certificada e perfis aromáticos consistentes. Descubra uma nova experiência sensorial sentida a cada gole.

Clique Aqui e Conheça Todos os Chás!


Z

Ginseng-siberiano: saiba para que serve

v

Conheça os benefícios, efeitos e propriedades da raiz do chá do ginseng-siberiano (Eleutherococcus senticosus), planta medicinal nativa da Sibéria.

Equipe Editorial Medicina Natural

Equipe Editorial Medicina Natural

Equipe de Conteúdo e Curadoria

A Equipe Editorial do Medicina Natural é composta por um grupo multidisciplinar de profissionais da saúde, nutricionistas e jornalistas científicos. Nossa missão é fornecer informações sobre saúde natural que sejam seguras, acessíveis e rigorosamente baseadas em evidências científicas. Cada artigo em nosso site passa por um processo de revisão técnica para garantir precisão e confiabilidade.