A jalapa (Ipomoea purga) é uma trepadeira perene nativa do México. Atinge com cerca de 3,5 metros, e possui folhas em forma de coração e flores roxas parecidas com trombetas. É cultivada na América Central, partes do Peru, Índias Ocidentais e Sudeste Asiático. Pertence à família Convolvulaceae.
Benefícios da jalapa
A jalapa é um poderoso purgante usado para facilitar a evacuação intestinal nos casos mais dramáticos de constipação. É tão forte que deve ser combinada com outras ervas como alcaçuz, gengibre ou algum outro estimulante digestivo. É ocasionalmente usada para cólica, colite, constipação, disenteria e dores na região intestinal, além de reumatismo.
Os remédios homeopáticos são usados para inquietação noturna em crianças e em casos de diarreia. Dentre outras propriedades medicinais contidas no chá, podemos destacar o seu caráter anti-inflamatório, febrífugo e depurativo. Além disso, atua como analgésico. Outra característica é a sua ação diurética, auxiliando na eliminação de toxinas pelo corpo, ajudando na perda de peso. Por ser considerada como uma boa opção natural para melhorar condições de problemas renais, a jalapa também é amplamente conhecida como riona (oriunda da palavra espanhola para rins, riñones).
Contraindicações e efeitos colaterais da jalapa
Apesar de ser segura para a maior parte das pessoas, algumas pessoas devem ter um cuidado especial com a jalapa, devendo até mesmo evitá-la. O uso é totalmente contraindicado durante a gravidez, visto que pode provocar aborto espontâneo. Pode também ocasionar problemas do trato digestivo, como úlceras, doença de Crohn ou outras condições e deve ser evitado por pacientes com alguma dessas condições. A jalapa pode irritar o trato digestivo e piorar a condição. Em alguns casos, pode precipitar sintomas de apendicite (dor abdominal, náuseas e vômitos): laxantes estimulantes podem causar danos em pacientes com apendicite.
História e curiosidades
A jalapa é um purgante e vermífugo usado há séculos pelos mexicanos, que então ensinaram aos colonizadores espanhóis como usar a erva. Foi introduzida na Europa em 1565 e usado para todos os tipos de doenças até o século XIX.
O nome espanhol de Michoacán foi dado porque esse foi o lugar onde foi encontrado pela primeira vez no “Novo Mundo” pelos invasores espanhóis. No México, a planta recebeu o nome da cidade de Jalapa no estado de Vera Cruz.