Nibs de cacau: um super alimento

Nibs de cacau

Os nibs de cacau possuem a maior fonte de antioxidantes do que qualquer outro alimento natural. Apesar de ser um super alimento nutritivo, ainda é desconhecido.

Atualizado em 16/10/2022

Cada vez mais populares no mercado, o nibs de cacau ainda é um alimento desconhecido para muitas pessoas. Uma maneira saborosa e prática de consumir o nibs de cacau é adiciona-lo ao iogurte, em frutas, misturados a granola, ou em vitaminas de frutas.

Como é formado o nibs de cacau?

O processo para a formação dos nibs de cacau começa na lavoura com a seleção de frutos maduros. Depois de quebradas, as sementes são fermentadas em caixas de madeira e, após a fermentação, as amêndoas são desidratadas, fragmentadas e descascadas em maquinas descascadoras. A amêndoa é levemente torrada e triturada, adquirindo uma textura crocante e de sabor intenso onde são formados os nibs.

Os nibs de cacau possuem a maior fonte de antioxidantes do que qualquer outro alimento natural. Entre estes incluem polifenois antioxidantes, catequinas e epicatequinas. Também possuem mais antioxidantes que o açaí, goji berry, mirtilo, romã e até mesmo o vinho tinto.

Além de antioxidantes, o nibs de cacau é fonte dos seguintes nutrientes:

Ácido graxo ômega 6

O cacau contém o essencial ácido graxo ômega 6. Todo o chocolate cozido e processado contém ômega 6 rançoso (gordura trans) que pode até causar reação inflamatória quando ingerido. O ômega 6 é pouco conhecido, contudo, é um ácido graxo essencial tão importante quanto o ômega 3, vez que desempenha diversas funções fundamentais na estrutura das membranas celulares e processos metabólicos.

Anandamida (n-arachidonoylethanolamina)

A anandamida é uma endorfina que o corpo humano fabrica naturalmente após exercício físico que faz aumentar o tempo da sensação de felicidade. A anandamida desempenha um papel na regulação do comportamento alimentar e na geração neural de motivação e prazer. Aumenta as respostas prazerosas dos ratos a um sabor gratificante de sacarose e também aumenta a ingestão de alimentos. Além disso, os efeitos benéficos agudos do exercício (denominado como euforia do corredor ) parecem ser mediados pela anandamida, em teste realizados com camundongos.

Cobre

O cobre é importante para a produção de glóbulos vermelhos, produção de colágeno na pele e para a saúde óssea, além de ser ativador do sistema imunológico.

Cromo

O cromo é um importante mineral que ajuda balancear o açúcar no sangue. É conhecido por auxiliar a diminuição da formação de colesterol e melhora de quadros de diabetes tipo 2 devido à sua ativa participação no metabolismo de carboidratos, aumentando a tolerância à glicose. O cacau tem cromo suficiente para ajudar reverter esta deficiência.

Feniletilamina (PEA)

É encontrado em abundância no cacau natural. É sensível ao calor, por isso perde-se feniletilamina no cozimento e processamento industrial do chocolate. O PEA é a substância que nós produzimos no nosso corpo quando nos apaixonamos. Aparentemente, é uma das principais razões do porque o amor e o chocolate possuem tão profunda conexão. O PEA também desempenha um papel importante no aumento da atenção.

Ferro – o nibs de cacau possui 314% da VD

O cacau contém 314% da dosagem diária de ferro recomendada pelo governo americano (U.S RDA) em cada 28 gramas. O ferro é criticamente necessário para alimentação e faz parte do oxigênio que transporta proteína chamada hemoglobina que mantém o nosso sangue saudável.

Magnésio

O cacau contém mais magnésio do que qualquer outro alimento. Esse mineral é um dos grandes minerais alcalinos. Ele auxilia no funcionamento do coração, cérebro e sistema digestivo e contribui para o balanço químico do cérebro, construção óssea e é associado com o aumento da felicidade.

Manganês

Auxilia o ferro na oxigenação do sangue e na formação da hemoglobina. Além disso, ajuda na absorção de nutrientes e atua no crescimento e fortalecimento da estrutura corporal óssea.

Serotonina

É o principal neurotransmissor no corpo humano. A serotonina é similar na sua formula química do triptofano e melatonina e ajuda a construir o nosso “escudo de defesa contra o estresse”.

Teobromina

Substância química parente da cafeína, mas que não é estimulante do sistema nervoso. A teobromina dilata o sistema cardiovascular tornando o trabalho mais fácil para o coração. É uma das principais razões do porque o cacau é parte importante para dieta saudável do coração.

Vitamina C – o nibs de cacau supre 21% da VD

Apenas o cacau natural cru contém vitamina C. Nem cozido ou processado o chocolate possui esta vitamina. 28 gramas de nibs supre 21% da dosagem recomendada pela U.S. RDA de vitamina C.

Zinco

Os benefícios do zinco estão relacionados, primeiramente, ao sistema imunológico do organismo. Isto porque o zinco é capaz de impulsionar a função das células T, que correspondem às células que destroem bactérias e combatem infecções. Por essa razão, um organismo dotado de imunidade reforçada sofre menos quando acometido por vírus e infecções, como é o caso de gripes e resfriados.

Banana com nibs de cacau

Banana picada – 1 unidade
Nibs de cacau – 1 colher de sopa
Óleo de coco – 1 colher de sobremesa

Misture todos os ingredientes em um recipiente e consuma em um lanche da manhã ou da tarde!

Referências:
Fuss J, Steinle J, Bindila L, Auer MK, Kirchherr H, Lutz B, and Gass P (2015). “A runner’s high depends on cannabinoid receptors in mice”. PNAS. 112 (42): 13105–13108. Bibcode:2015PNAS..11213105F. doi:10.1073/pnas.1514996112. PMC 4620874. PMID 26438875.
Devane, W.; Hanus, L; Breuer, A; Pertwee, R.; Stevenson, L.; Griffin, G; Gibson, D; Mandelbaum, A; Etinger, A; Mechoulam, R (18 December 1992). “Isolation and structure of a brain constituent that binds to the cannabinoid receptor”. Science. 258 (5090): 1946–1949. Bibcode:1992Sci…258.1946D. doi:10.1126/science.1470919. PMID 1470919.
Zinc. Fact Sheet for Health Professionals. Office of Dietary Supplements; Zinc; 2011. U.S. Department of Health and Human Services. National Institutes of Health.
Zinc Benefits. Herbswisdom.