Óleo de amêndoas: efeitos e propriedades

Benefícios, composição, modo de uso, informações técnicas, propriedades funcionais, medicinais e terapêuticas do óleo de amêndoas.

Atualizado em 16/10/2022

O óleo de amêndoas é um óleo vegetal versátil extraído da amêndoa, muito rico em ácidos graxos ômega3 e gorduras monoinsaturadas. Seu maior uso é na prevenção de estrias, sobretudo durante a gravidez.

Composição do óleo de amêndoas

O óleo de amêndoas é um dos mais usados na cosmética, pode ser aplicado na pele, tanto do rosto como no corpo e sua propriedade umectante e emoliente auxilia na retenção da água na pele, mantendo-a hidratada. Indicado para peles ressecadas e que apresentam descamação, podendo ser misturado a um hidratante corporal ou usado puro. A presença de vitamina E é responsável pela ação anti-inflamatória que acalma a pele irritada, desinflamando-a. É indicado que a aplicação do óleo seja feita após o banho, com os poros abertos, para que ocorra maior absorção da pele. No caso das estrias, a massagem na região deve ser feita com o óleo puro. O óleo de amêndoas é rico em vitamina A, B1, B2 e B6 e riquíssimo em vitamina E, por isso é considerado um poderoso antioxidante.

Benefícios e usos do óleo de amêndoas

O óleo de amêndoa é uma gordura versátil que pode ser usada como produto de beleza natural. É um excelente hidratante para o cabelo e para a pele, podendo até ajudar a prevenir estrias e proteger a pele dos danos do sol. O óleo de amêndoa é usado há séculos para tratar doenças de pele seca, incluindo eczema e psoríase . Devido ao as suas propriedades emolientes, tem potencial para melhorar a tez e o tom da pele. O óleo de amêndoa é usado há séculos para tratar doenças de pele seca, incluindo eczema e psoríase . O teor de ácidos graxos do óleo pode ajudar dissolver o excesso de oleosidade na pele, enquanto os retinoides em sua composição podem reduzir o aparecimento de acne e melhorar a renovação celular.

Estudos mostraram que a vitamina E, um dos nutrientes do óleo de amêndoa, pode ajudar a reduzir os danos à pele causados ​​pela exposição aos raios ultravioleta. Na antiga medicina chinesa e ayurvédica, o óleo de amêndoa era usado para reduzir cicatrizes. O teor de vitamina E pode contribuir para ajudar a suavizar a pele. Reduz o aparecimento de estrias. De acordo com um estudo de 2016 , o óleo de amêndoa doce pode ser um tratamento eficaz para prevenir e reduzir as estrias.

Óleo de Amêndoas: INFORMAÇÕES

FIGAPRO

Figapro é o suplemento alimentar mais utilizado no Brasil para auxiliar na eliminação da gordura do fígado (esteatose) e melhorar a saúde hepática.

Dissol

Dissol Pro é um suplemento alimentar capaz de auxiliar na prevenção de formação e dissolução de cálculos renais, além de melhorar o funcionamento dos rins.

Benefícios primários

Efeito emoliente, hidratante e umectante.

Parte utilizada

Óleo extraído através da maceração das castanhas em óleo vegetal.

Modo de uso

Aplicar algumas gotas diretamente na pele e/ou couro cabeludo ou diluir em cremes e loções cremosas.

Precauções

Uso externo. Evitar contato com os olhos. Em caso de irritação, suspender o uso. Se os sintomas persistirem, procure um médico. Conservar em recipiente hermético protegido de umidade, ao abrigo de luz e calor.

Referências:
Are There Benefits to Using Almond Oil on Your Face? Healthline
Bayat B, et al. (2004). The effect of bitter almond oil on open skin wound healing: A tensiometrical study.
Ahmad A. (2010). The uses and properties of almond oil.