Óleo essencial de melaleuca: propriedades

Óleo Essencial de Melaleuca (Tea Tree)

Conheça os benefícios, indicações, modos de uso e propriedades do óleo essencial de melaleuca, também conhecido como árvore-de-chá e tea tree oil.

Atualizado em 15/09/2022

O óleo essencial de melaleuca, também conhecido como óleo essencial de árvore-de-chá, óleo de tea tree e tea tree oil (inglês), é obtido por meio da destilação a vapor das folhas da espécie Melaleuca alternifolia.

Benefícios do óleo essencial de melaleuca

As melaleucas são um grupo de árvores nativas da costa nordeste da Austrália. O óleo essencial de melaleuca possui um aroma forte e um cheiro semelhante a noz-moscada, sendo utilizado na aromaterapia para aliviar dores, estresse e tensão, além de auxiliar no tratamento de problemas respiratórios, incluindo asma, bronquite, dores de garganta, tosse dentre outras condições de saúde. Ajuda a combater vários tipos de vírus, tais como gripe, herpes, sarampo, varicela e verrugas, que por sua vez são tumorações benignas de pele causadas por agentes como o papiloma vírus humano (HPV). Costuma ser combinado com lavanda, proporcionando forte ação antibacteriana.

Outros usos populares incluem ajudar acalmar a pele que foi exposta em excesso ao sol e remover manchas na pele. Seu aroma amadeirado, medicinal e refrescante o torna também um ótimo complemento para sprays naturais de limpeza doméstica, especialmente quando aplicados em áreas mofadas e úmidas. Quando difundido, ajuda a manter um sistema imunológico saudável e pode eliminar odores desagradáveis.

Benefícios do óleo de melaleuca para a pele

O óleo de melaleuca é utilizado para uma variedade de condições da pele, sendo que primeiramente o óleo da árvore-de-chá ficou popular como sendo uma panaceia ideal para tratar problemas de pele pequenos e moderados. Atualmente, é utilizada no tratamento de doenças de pele, além de promover a beleza e saúde da pele em geral. É aplicada em casos de acne, pele oleosa, erupções cutâneas, bolhas, pé de atleta, micose, queimaduras, cortes, ferimentos leves, infecções, eczema, caspa, sarna e piolhos. Também possui ação anti-inflamatória.

Recomenda-se aplicar o óleo de melaleuca através de massagem no local a ser operado alguns instantes antes da cirurgia. Além disso, a melaleuca é eficaz em suas propriedades antivirais, antibacterianas e antibióticas, reduzindo as chances de infecções e demais complicações no pós-operatório. Doenças oriundas de fungos, como a candidíase, podem ser tratadas com o uso da melaleuca. Além disso, suas propriedades antivirais e antibacterianas atuam severamente em doenças como herpes, vaginite e demais infecções vaginais. Já suas propriedades antissépticas exercem efeito positivo no combate a complicações no trato urinário, como é o caso da cistite.

Produtos cosméticos com melaleuca

Na cosmética, o óleo essencial é encontrado em muitos produtos para a pele e cabelos, incluindo sabonetes, desodorantes, cremes, loções e shampoos. As propriedades antimicrobianas da tea tree eliminam as bactérias que produzem o odor corporal, tornando-a um valioso ingredientes em desodorantes. O uso regular do shampoo de melaleuca pode eliminar o problema de coceiras, couro cabeludo oleoso, seco ou escamoso, além de ser eficiente contra piolhos.

Composição

Os principais constituintes do seu óleo essencial são: alfa-pineno, beta pineno, sabineno, mirceno, alfa-felandreno, alfa-terpineno, limoneno, cineol, gama-terpineno, para-cimeno, terpinoleno, linalol, terpinenol e alfa-terpineol. O óleo essencial da melaleuca possui inúmeros benefícios, incluindo propriedades antibacterianas, antifúngicas, antissépticas e antiviróticas.

FIGAPRO

Figapro é o suplemento alimentar mais utilizado no Brasil para auxiliar a eliminar gordura do fígado e melhorar o funcionamento do sistema digestivo.

Contraindicações e efeitos colaterais do óleo essencial de melaleuca

É imprescindível que o óleo essencial da melaleuca não seja tomado por via oral. Deve ser usado apenas externamente e de preferência diluído, vez que em alguns casos raros, o contato direto sobre a pele foi associado ao desenvolvimento de dermatite de contato alérgica.

Referências:
Carson, C. F., K. A. Hammer, and T. V. Riley. “M. alternifolia (tea tree) oil: a review of antimicrobial and other medicinal properties.” Clinical microbiology reviews 19.1 (2006): 50-62.
Drugs.com: Tea Tree Oil
About Melale.uca Vitamins. Livestrong.
Negative Effects of Tea Tree Oil. Livestrong.
U.S. Department of Health and Human Services: Lavender and Tea Tree Oils May Cause Breast Growth in Boys.