Psyllium: benefícios e propriedades medicinais

O psyllium (Plantago psyllium) é também conhecido como psilium e compreende as espécies Plantago ovata, Plantago arenaria e Plantago indica. Pertence à família Plantaginaceae.

Benefícios do psyllium

O psyllium é uma fibra solúvel usada principalmente como laxante em vários medicamentos tradicionais e naturais e pode ajudar a diminuir o colesterol, aliviar a prisão de ventre e diarreia, além de tratar a síndrome do intestino irritável, hemorroidas e outros problemas intestinais. Também pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes. O psyllium emagrece e pode ser um excelente remédio natural para quem deseja perder peso, vez que as fibras tendem a inchar em contato com a água, criando uma sensação de saciedade no organismo e consequentemente moderando o apetite.

A qualidade fibrosa da casca do psyllium torna a planta um laxante natural muito efetivo, vez que aumenta o volume total do cólon, ocorrendo a consequente ativação da motilidade intestinal, aumentando a motilidade propulsora, sendo inclusive benéfico no tratamento de diarreias. Os óleos favorecem as propriedades laxativas, sendo também utilizada como um emoliente e demulcente. Em forma de cataplasma pode curar infecções e tratar dores de dente, além de ser usada para abscessos, irritação na pele, panarício (infecção nas pontas dos dedos) e máscara facial para a pele.

As sementes e as cascas das sementes são as partes mais utilizadas, vez que são ricas em componentes químicos como mucilagem (arabinoxilano, que absorvem grande quantidade de água e auxiliam o intestino), aucubina, proteínas, enzimas, xilose, galactose, óleo essencial (linoleico, oleico, palmítico) e gomas. Na culinária, as folhas jovens podem ser consumidas em saladas. As sementes podem ser acrescentadas a cereais e iogurtes.

Contraindicações e efeitos colaterais do psyllium

É recomendado sempre consumir a planta com bastante líquidos. o uso pode diluir enzimas tônicas digestivas e por isso é recomendada a utilização entre as refeições, sendo melhor assimilado antes de dormir ou como primeira refeição pela manhã, como substituto do café da manhã. É contraindicado durante a gravidez.

História e curiosidades

A planta cresce em várias regiões no mundo, porém seu cultivo é mais comum na Índia. Cada exemplar pode produzir até 15.000 pequenas sementes, revestidas de gel, a partir das quais a casca de psyllium é derivada. O nome de planta é derivado da palavra grega psylla, que significa “pulga”, que por sua vez recorre ao aparecimento das sementes minúsculas.

Referências:
Bliss DZ, Savik K, Jung HJ, Whitebird R, Lowry A, Sheng X. Dietary fiber supplementation for fecal incontinence: a randomized clinical trial. Res Nurs Health. 2014;37(5):367-78
Psyllium. University of Maryland Medical Center
Sartore G, Reitano R, Barison A, Magnanini P, Cosma C, Burlina S, Manzato E, Fedele D, Lapolla A. The effects of psyllium on lipoproteins in type II diabetic patients. Eur J Clin Nutr. 2009;63(10):1269-71.

Comentários

15 Comentários

  1. Fiz cirurgia de hemorróidas e com a alimentação ficou difícil a evacuação muita dor após começar tomar uma colher com água de psyllium foi uma maravilha nem sinto dor mais na hora de evacuar, indico muito

  2. OSVALDO DE OLIVEIRA

    Faço tratamento com AAS – acido aceticilico , posso tomar o PLANTAGO PSYLLUM ? NÃO POR QUÊ ?

    Obrigado.

  3. eva silva

    queria saber onde encontrar esta planta pois preciso perder 12 quilos, e ate agora esta dificil me ajuda por favor.

  4. comecei ontem e espero q de certo,tó cansada dessas promessas milagrosas,e nada,minha amiga emagreceu mt,de eu não a reconhece-lá…bjs boa sorte pra todas nós.

  5. oi,eu mandei manipular esse remedio e o mesmo efeito,de psilium 500mg,colageno hidrolisado po 70mg,vitamina c 30mg do cenaless e o mesmo e feito gostaria de saber se e.ok bjs

  6. gostaria de saber onde encontrar Psyllium,ou quantas mg mandar manipular.Aguardo resposta.

  7. NADJA FARIA

    Sou hipertensa (gráu muito elevado), li que serve para hipertenção, não vou sofrer nenhum efeito colateral?
    Sou obesa também (1,65 m – 110 Kg)

  8. Tentei emagrecer com varias dietas sem resultados aparentes, estou tomando o Psyllium a um mes e já perdi 5Kg, sem contar que meu intestino esta funcionando maravilhosamente bem,essa sim é uma planta milagrosa,sem contar que é totalmente natural, e nao tem efeitos colateral nenhum,nao tem gosto,é tudo de bom mesmo.um abraço.

  9. cleudir

    preciso perder minimo 15 e ficaria muito satisfeita se perdesse 21kg. posso fazer uso desta planta em alguma medicação manipulada?

  10. Gostaria de saber aonde consigo esta planta e como pode ser utilizada para minimizar o diabetes.

  11. Gostaria de saber se posso tomar Psyllium em cápsula com quitosana, pois tenho hipertireoidismo e tomo propilracil! Obrigada! Aguardo resposta…

    Réplica – Não é possível saber se é recomendável ou não usar o Psyllium nestas condições, vez que é necessário informar com seu médico primeiramente sobre possíveis interações medicamentosas e efeitos colaterais do propilracil. Aconselho que o procure, e se possível, leve a bula do suplemento ou fitoterápico que pretende utilizar para que o mesmo faça uma avaliação a respeito. Att.

Comentar