Collinsonia canadensis
Nomes populares
Raiz-de-pedra, bálsamo-de-cavalo, bálsamo-de-cavalo-do-Canadá, bálsamo-de-boi, erva-de-cavalo, stone root, horsebalm, horseweed (inglês).
Família
Lamiaceae
Partes usadas
Raízes e rizomas (colhidas durante o outono).
QUIZ - Descubra o Seu Chá Ideal
Usos tradicionais
Cálculo biliar, contusões, dor de cabeça, dor de garganta, dores na bexiga, edema, faringite, feridas, gastrite, hemorroidas, inchaço, inflamação na bexiga, laringite, pedras no rim, sumagre-venenoso, varizes (veias varicosas).
Propriedades medicinais da Collinsonia canadensis
Diaforético (induz a transpiração profunda; sudorífero)
Diurético (atua no rim, aumentando o volume e o grau do fluxo urinário)
Emenagogo (aumenta o fluxo menstrual ou provoca menstruação)
Tônico Estomacal (favorece a digestão e pode até estimular o apetite em alguns casos)
Vulnerário (promove a cura e cicatrização de cortes e feridas)
Preparações
Extrato diluído, compressas.
Contraindicações e efeitos colaterais da Collinsonia canadensis
O uso da raiz-de-pedra como auxiliar para tratamentos medicinais é segura, contudo, em quantidades excessivas pode causar sensação de tontura, náuseas e a ânsia de vômito. O paciente pode também sentir dor ao urinar e irritação na região do estômago. Gestantes e lactantes não devem utilizar a erva. O uso é contraindicado que pessoas que fazem uso da substância lítio ou de pílulas diuréticas, vez que a planta pode também proporcionar efeito diurético.
Curiosidades
– O nome de gênero Collinsonia foi dado pelo botânico britânico Peter Collinson.
– A raiz-de-pedra é nativa do leste da América do Norte, desde o sul do Quebec (Canadá), passando pelo sul da Flórida e chegando até o oeste, no estado do Missouri – embora seja geralmente encontrada a leste do Rio Mississipi.
– O odor da planta é extremamente forte e pode ser perturbador para algumas pessoas, A raiz tem uma coloração marrom escura, quase preta, é composta por vários nós, bem como muito pesada, coberta por uma enorme quantidade de fibras. O odor característico previamente mencionado desaparece a partir do momento em que a raiz passa por processos de desidratação.
Saiba mais
– Raiz-de-pedra: benefícios e propriedades medicinais













