Infertilidade masculina: tratamento natural

Saiba mais sobre as causas da infertilidade masculina e conheça algumas plantas medicinais utilizadas no tratamento natural para curar a infertilidade.

Atualizado em 14/12/2019

Os dados disponíveis ao longo dos últimos vinte anos revelam que em aproximadamente 30% dos casos de infertilidade, a patologia é encontrada no homem sozinho e, 20% são causas tanto do homem, quanto da mulher. Ou seja, o fator masculino é pelo menos parcialmente responsável em cerca de 50% dos casais inférteis. As causas mais comuns da infertilidade masculina são a azoospermia (ausência de espermatozoides) e a oligospermia (a presença de poucos espermatozoides).

Infertilidade masculina

Cerca de 15% dos casais que estão tentando sua primeira gravidez não conseguem êxito. A maioria dos médicos define esses pacientes como inférteis, principalmente se eles foram incapazes de conseguir uma gravidez após um ano de relações sexuais desprotegidas, vez que a concepção normalmente é conseguida dentro de doze meses por 80 a 85% dos casais que não usam métodos contraceptivos. Após esse período, casais que apresentarem dificuldades devem ser avaliados, vez que quanto mais tempo permanecerem na condição de infértil, menores são as chances de uma cura eficaz.

Muitos casais apresentam um aumento significativo nos níveis de apreensão e ansiedade após constatarem alguma incapacidade de conceber. Importantes questões relacionadas incluem o momento mais adequado para a avaliação do sexo masculino, o formato mais eficaz para um exame detalhado e a definição regimes médicos e cirúrgicos eficazes para o tratamento destes distúrbios.

Remédios naturais para infertilidade masculina

Algumas ervas medicinais e remédios naturais são utilizados na medicina alternativa para o complemento de tratamento da infertilidade, auxiliando muitas vezes o tratamento convencional e melhorando a saúde do homem.

Ashwagandha

Ashwagandha - Withania somnifera

Ashwagandha – Withania somnifera

A raiz de ashwagandha é utilizada tradicionalmente para melhorar o desejo sexual e aumentar a contagem de espermatozoides, além de auxiliar a função do sistema endócrino responsável por equilibrar os níveis hormonais. Um estudo foi realizado com 68 homens saudáveis entre 22 e 40 anos. Destes, 46 apresentaram características de esperma semelhantes e foram selecionados e distribuídos em dois grupos aleatórios. Foram excluídos participantes com histórico de disfunção erétil, anomalias congênitas, diabetes descontrolada, criptorquidia, varicocele, cirurgia do trato genital ou hipertrofia testicular. 21 homens receberam 225 mg de raiz de ashwagandha via oral 3 vezes por dia durante 12 semanas, enquanto o restante dos 25 homens no grupo controle recebeu uma cápsula de placebo via oral três vezes ao dia durante o mesmo período. Ao comparar parâmetros de sêmen na linha de base e após a fase de tratamento de 90 dias, foi constatado que a concentração média de esperma aumentou cerca de 167% nos homens tratados com a raiz de ashwagandha.

Aspargos

Aspargo - Asparagus officinalis

Aspargo – Asparagus officinalis

O aspargos, devido a sua forma fálica, foi considerado muito tempo como um afrodisíaco. Também é um tônico que age no sangue e aumenta a saúde dos homens. Na Índia, é usado para aumentar o número de espermas na ejaculação e nutrir o óvulo.

Maca-peruana

Raiz de maca-peruana

Raiz de maca-peruana

A raiz de maca-peruana aumentar a libido, o volume seminal e a contagem de espermas por ejaculação, além de melhorar a mobilidade do esperma. A maca é um superalimento que pode ser tomado em cápsulas ou adicionado em forma de pó em shakes e bebidas.

Marapuama

Marapuama - Liriosma ovata

Marapuama – Liriosma ovata

A marapuama, nativa da Floresta Amazônica, é utilizada no tratamento de inúmeras desordens sexuais, como ejaculação precoce, impotência sexual e infertilidade.

Pygeum africanum

Pygeum africanum

Pygeum africanum

Como tônico masculino, o pygeum aumenta as secreções prostáticas e melhora a qualidade do sêmen. Também pode aumentar a capacidade de ereção e ajuda a combater a infertilidade masculina e a hiperplasia benigna da próstata.

Saw palmetto

Saw Palmetto - Serenoa serrulata

Saw Palmetto – Serenoa serrulata

O saw palmetto é considerado um tônico reprodutivo para os homens e mulheres e pode ajudar até mesmo no tratamento da “cistite da lua de mel”, onde ocorre irritação excessiva em decorrência da relação sexual excessiva.

Tribulus terrestris

Tribulus terrestris

Tribulus terrestris

O Tribulus terrestris pode aumentar o nível de espermatozoides em homens, podendo assim tratar a infertilidade. O Tribulus é eficaz em ajudar o organismo a produzir hormônios sexuais e aumentar a produção do hormônio luteinizante (LH), DHEA e testosterona em homens, fazendo com que a erva seja útil para disfunção erétil, baixa contagem de espermatozoides e problemas de saúde relacionados ao desequilíbrio hormonal.

A importância da dieta no tratamento da infertilidade

A dieta tem um grande impacto sobre a saúde do esperma e fertilidade masculina. Muitos estudos dizem que após 2 ou 3 meses após a adoção de uma dieta saudável, há uma notável melhora na qualidade dos espermas produzidos pelo homem. As principais vitaminas e nutrientes para a saúde do homem são o zinco, a coenzima Q10 (um antioxidante importante que ajuda a proteger as células de danos por radicais livres), a vitamina E, o ácido fólico, a vitamina B12, a vitamina C, a l-carnitina, além de outros nutrientes, principalmente antioxidantes.

Referências:
Ambiye VR, Langade D, Dongre S, Aptikar P, Kulkarni H, Dongre A. Avaliação clínica da actividade espermatogênica do extracto de raiz de Ashwagandha ( somnifera ) em machos oligospermia: um estudo piloto. Evid Based Complemento Alternat Med . 2013; 2013: 571.420.
Increasing Low Sperm Count and Improving Male Fertility. Natural Fertility Info.
Johansen, L., & Bohmer, T. (1979). Motility Related to the Presence of Carnitine/Acetyl-Carnitine in Human Spermatozoa. International Journal of Andrology. 2(1-6). 202­210.
Muller V. (1997). Maca in Hormone Replacement Therapy. Whole World Botanicals Report; 1­7
Muller V. (2002). South American Herb Maca as Alternative to Hormone Replacement Therapy. Whole World Botanicals Report.
Walker M. (1998). Effect of Peruvian Maca on Hormonal Functions. Townsend Letter for Doctors and Patients; 11: 18.