Valeriana: benefícios e propriedades medicinais

A valeriana (Valeriana officinalis) é uma planta medicinal também conhecida como erva-de-amassar, erva-dos-gatos e erva-de-São-Jorge. Pertence à família Valerianaceae.

Benefícios da valeriana

As partes medicinais da valeriana se concentram na raiz e rizoma. A erva ajuda as pessoas a adormecerem mais rápido e melhora a qualidade do sono. Pesquisadores acreditam que a valeriana aumenta a quantidade de ácido gama-aminobutírico (GABA) no cérebro, um neurotransmissor que ajuda a regular as células nervosas e apresenta um efeito similar – porém mais fraco – ao que é causado por drogas convencionais como o alprazolam (Xanax) e o diazepam (Valium), que também funcionam através do aumento da quantidade de GABA no cérebro, melhorando o sono.

A raiz é útil no combate à doenças crônicas, incluindo Doença de Crohn (inflamação crônica no estômago), doença celíaca (intolerância ao glúten), síndrome da fadiga crônica e transtorno de déficit de atenção. Da mesma forma, os componentes da raiz são úteis para combater a ansiedade e insônia decorrente da abstinência causada por vícios, incluindo o alcoolismo e tabagismo. Na culinária, folhas jovens podem ser consumidas. A espécie Valeriana edulis possui raiz comestível, porém não é muito saboreada. O chá não deve ser fervido.

Calmante natural

Utilizada há seculos como medicamento fitoterápico, a valeriana é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em função de seus diversos benefícios. A raiz da valeriana possui propriedades relaxantes e sedativas, atua como um calmante natural contra a depressão e o estresse. Além disso, é indicada para outros inúmeros sintomas, tais como hiperatividade, insônia e tensão nervosa. Dentre os produtos naturais, a valeriana é a mais indicada no tratamento de problemas de ansiedade e ataques de pânico. É um bom relaxante para os músculos e esqueleto, bem como um sedativo que ajuda a tratar a ansiedade, insônia e tensões.

Durante a Primeira Grande Guerra (1914-1918), foi administrada a soldados e civis traumatizados pelos horrores da guerra. Na Europa, o extrato de valeriana é o sedativo natural mais comum. Na Alemanha, é utilizada oficialmente para tratar crianças hiperativas e incontroláveis. Auxilia em casso de crises nervosas de origem emocional e neurastenia.

Calmantes Calmantes NaturaisCombatem a depressão, estresse, insônia e tensão.
Libiforce Libiforce Man Estimulante sexual masculino sem contraindicações. Fórmula exclusiva.
Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.
Tônicos Emagrecedores Suplementos naturais para inibir o apetite e queimar gorduras
Melatonina MelatoninaDurma melhor e com mais qualidade. Adquira o hormônio do sono.

Remédio natural para combater a insônia

As drogas hipnóticas e indutoras do sono jamais deveriam ser utilizadas, vez que além de perigosas chegam a criar dependência química em alguns pacientes. Os medicamentos naturais fornecem uma alternativa segura, eficaz e mais econômica para a população, cerca de 1,6 milhões de americanos fazem uso da medicina alternativa para tratamento de distúrbio do sono. A valeriana é conhecida por ser dotada de propriedades anticonvulsivantes, antiespasmódicas, calmantes, relaxantes, sedativas, soníferas e soporíferas, que combinadas induzem a pessoa ao sono tranquilo. Sendo assim,  serve como um remédio natural para pessoas que sofrem com dificuldades para dormir.

Estudos demonstraram que a valeriana reduz o tempo que uma pessoa demora para dormir e melhora a qualidade do sono e mesmo assim não deixa com que a pessoa sofra com sonolência matinal.  A valeriana aumenta a quantidade da substância química ácido gama-aminobutírico (GABA) no cérebro, composto que ajuda a regular as células nervosas, acalmando a mente, diminuindo a ansiedade e os sintomas do estresse.

Contraindicações e efeitos colaterais da valeriana

Doses grandes podem fazer algumas pessoas se sentirem deprimidas, enjoadas, com dores de cabeça e letárgicas. Deve ser utilizada em pequenas doses e por curtos períodos de tempo. Não deve ser utilizada durante a gravidez e por pessoas com pressão baixa ou hipoglicemia.

Curiosidades

A valeriana é um arbusto perene nativo da Europa que cresce até 2 metros de altura. Muito cultivada para decorar jardins, possui pequenas folhas de cor verde escura e flores pequenas, de cor branca, roxa ou rosa-claro. A floração ocorre durante o verão e exala um aroma adocicado. O nome popular da planta deriva do latim valere, que significa “estar com saúde”. Gatos adoram o cheiro exalado pelas flores. Em função disso, algumas pessoas enchem uma bola de meia com o vegetal para servir de brinquedo para os gatos.

ACALMA E REDUZ A ANSIEDADE E O ESTRESSE Calmaclin
CALMANTE NATURAL DA FOLHA DE MARACUJÁ Passiflora Cápsulas 500mg
SUPLEMENTO PARA CONTROLAR O ESTRESSE Mild Mag
PARE DE FUMAR SEM SOFRIMENTO Kit Antitabagismo Natural
ESTIMULANTE SEXUAL MASCULINO PREMIUM Libiforce Man 800mg
Referências:
University of Maryland Medical Center: Valerian
Leathwood, Peter D., et al. “Aqueous extract of valerian root (V. officinalis L.) improves sleep quality in man.” Pharmacology Biochemistry and Behavior 17.1 (1982): 65-71.
Hattesohl, Miguel, et al. “Extracts of V. officinalis. Anxiolytic and antidepressant effects but neither sedative nor myorelaxant properties.” Phytomedicine 15.1-2 (2008): 2-15.
Murphy, K., et al. “V. officinalis root extracts have potent anxiolytic effects in laboratory rats.” Phytomedicine 17.8-9 (2010): 674-678.

Comentários

1 Comentário

Comentar