Astrágalo: benefícios e propriedades medicinais

O astrágalo (Astragalus membranaceus) é uma planta medicinal também conhecida como astragalus (inglês) e huang qi (chinês). Pertence a família das Leguminosas.

Benefícios do astrágalo

Os pacientes que frequentam sessões de quimioterapia e radioterapia conseguem bons resultados quando utilizam o astrágalo, ficando mais resistentes a infecções secundárias e prolongando a expectativa de vida. Consequentemente, pode beneficiar a medula óssea e diminuir os problemas gastrointestinais. Possui antioxidantes e ajuda a combater os radicais livres. Diminui o nível de açúcar no sangue em diabéticos. O astrágalo é rico em polissacarídeos, acido linoleico, dentre outros componentes, incluindo o astragaloside IV, o principal constituinte ativo do Astragalus membranaceus.

Astragaloside IV

O astragaloside IV tem sido amplamente utilizado para o tratamento de doenças cardiovasculares na China. Em um estudo, o astragaloside IV reduziu significativamente o tamanho do infarto em cães submetidos à ligadura coronária in vivo. Também melhorou a função pós-isquêmica e melhorou arritmias corações de ratos in vitro e apresentou propriedades de cardioproteção.¹

O extrato da raiz do astrágalo e o astragaloside IV possuem propriedades imunoestimulantes, anti-inflamatórias, antibacterianas, antivirais, antioxidantes, cardioprotetoras e neuroprotetoras. Também inibe a formação de AGEs (produtos de glicação avançada) implicados nas complicações neuropáticas dos diabéticos, estimula a produção de imunoglobulinas e macrófagos, protege contra a toxicidade das quimioterapias, dentre outros benefícios e propriedades.

Contraindicações e efeitos colaterais do astrágalo

O astrágalo não deve ser utilizado por pessoas com doenças de pele ou que sofrem com tensão ou alterações no sistema imunológico.

Curiosidades

O astragálo e benéfico para o wei chi, ou seja, a energia vital protetora inerente do corpo. O astrágalo pode ser cozinhado em forma de sopa, misturando a ingredientes como alho e cebola.

¹ Astragaloside IV from Astragalus membranaceus shows cardioprotection during myocardial ischemia in vivo and in vitro. Ref.
Shao, Bao-Mei, et al. “A study on the immune receptors for polysaccharides from the roots of Astragalus membranaceus, a Chinese medicinal herb.” Biochemical and biophysical research communications 320.4 (2004): 1103-1111.

Comentários

1 comentário

Comentar