Alho: benefícios e propriedades medicinais

O alho (Allium sativum) é uma planta medicinal também conhecida como garlic (inglês). Pertence à família Liliaceae.

Benefícios do alho

O uso do alho como alimento e medicamento é datado de milhares de anos, tendo inclusive registros de sua utilização no Egito Antigo. Na Idade Média, os franceses bebiam o vegetal ao vinho na crença de que seriam protegidos contra as pestes. Foi amplamente utilizado como antisséptico na prevenção de infecções. Alguns médicos já utilizaram o alho para tratar cólera, febre tifoide e infecções de tifo. Ajuda a proteger o organismo de muitos tipos de doenças infecciosas e da ação de vírus e bactérias, como é o caso da Salmonella.

Pessoas que consomem alho em doses adequadas diariamente são muito menos passíveis de serem vítimas de resfriados comuns do que aqueles que não consomem. É usado no tratamento de muitos problemas do sistema circulatório, vez que ajuda prevenir a agregação de plaqueta sanguínea. Na medicina popular, é usado em forma de enema para disenteria. O óleo de alho diluído é utilizado em infecções no ouvido. Em forma de lavagem para feridas gangrenosas e picadas de cobra. A lavagem no pé combate o fungo pé-de-atleta.

Uso na culinária

Na culinária, o bulbo é usado para temperar carnes, sopas, saladas, pães e vários outros tipos de preparos. O pé de alho pode atingir até 120 cm de altura e seu bulbo é separado em vários segmentos, conhecidos popularmente como “dentes de alho”. Além dos bulbos, suas folhas, caules e flores também podem ser utilizados para o consumo.

Contraindicações e efeitos colaterais do alho

O consumo excessivo pode provocar irritabilidade emocional e irritar um pouco o estômago e os rins. O óleo ao ser aplicado diretamente na pele deve ser sempre diluído em óleo vegetal, pois caso seja aplicado puro, com o passar dos minutos, pode queimá-la. Doses grandes durante a gravidez e a fase de amamentação devem ser evitadas. Alguns profissionais de saúde alertaram que o alto teor de enxofre no alho pode causar dermatite e colite, além de destruir a flora natural do intestino.

História e curiosidades

O nome popular em inglês da planta, garlic, deriva do termo anglo-saxão garleac, onde leac significava “erva-de-panela” e gar significa “forma de lança”. Os escravos que construíram a pirâmide de Quéops no Egito eram alimentados com alho para conseguirem obter força adicional. Foi usado também para proteger as pessoas da peste bubônica (Peste Negra) durante a Idade Média. Durante a Segunda Guerra Mundial, com a escassez de antibióticos, foi usado como substituto barato.

O Allium sativum faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

Referências:
Cavallito, Chester J., and John Hays Bailey. “Allicin, the antibacterial principle of Allium sativum. I. Isolation, physical properties and antibacterial action.” Journal of the American Chemical Society 66.11 (1944): 1950-1951.
Weber, N. D., Andersen, D. O., North, J. A., Murray, B. K., Lawson, L. D., & Hughes, B. G. (1992). In vitro virucidal effects of Allium sativum (garlic) extract and compounds. Planta medica, 58(05), 417-423.
Bozin, Biljana, et al. “Phenolics as antioxidants in garlic (Allium sativum L., Alliaceae).” Food chemistry 111.4 (2008): 925-929.
Kendler, Barry S. “Garlic (Allium sativum) and onion (Allium cepa): a review of their relationship to cardiovascular disease.” Preventive medicine 16.5 (1987): 670-685.

Comentários

3 Comentários

  1. maria eduarda p.

    achei legal e adorei o site recomento para minhas amigas e inimigas como a eduarda mais o site é muito legal e eu queria saber com qual partes da planta são feitas a laranja e o alho eu sei que a laranja não tem nada a ver com o assunto e é um fruto mais eu quero saber então se o pessoal do site podesse me responder seria muito bom.

  2. caroline

    eu achei legal pena que eu nao sei quais são as partes usadas das plantas para fazer o ALHO

Comentar