Benefícios das vitaminas para a pele

As vitaminas desempenham um importante papel na saúde e bem estar do corpo. A boa nutrição do beneficia diretamente as condições gerais da pele e as vitaminas são importantes neste processo.

Por que consumir vitaminas?

A maioria das pessoas é deficiente de vitamina e os efeitos muitas vezes não são muito perceptíveis, porém, sem uma demanda adequada de vitaminas essenciais, o nosso sistema tegumentar não é capaz de produzir componentes essenciais da derme, como o colágeno e a elastina. As vitaminas podem ser consumidas internamente em forma de cápsulas ou comprimidos ou aplicadas diretamente na pele em forma de cremes e loções. Conheça os benefícios da vitamina A, vitaminas do complexo B, C, E, K e dos suplementos vitamínicos para a pele.

Vitamina A

Vitamina A
Vitamina A

Uma dieta rica em vitamina A pode reduzir as rugas e prevenir a desidratação da pele (ressecamento da pele). Esta vitamina é importante na produção e manutenção das células da pele. Geralmente, a maioria das frutas contém boas quantidades de vitamina A e podem ser consumidas diariamente. Alguns estudos sugerem que o consumo de muita vitamina A pode reduzir os efeitos da psoríase.

Vitaminas do complexo B

Vitaminas do Complexo B
Vitaminas do Complexo B

O grupo de vitaminas do complexo B ajuda a normalizar as funções da pele. Tais vitaminas podem controlar a produção de óleo pelas glândulas sebáceas e proporcionar uma pele suave e refrescante. A niacina e a biotina são as duas principais vitaminas do complexo B que trazem inúmeros benefícios para a saúde da pele. A falta de biotina pode causar queda de cabelo e coceiras na pele. Pode ser obtida com o consumo de banana, ovos, arroz e outros alimentos. A niacina ajuda a pele a reter a umidade e melhora a tonalidade da pele.

Loções com base nestas vitaminas do complexo B podem trazer brilho a proporcionar saúde para a pele. A deficiência de vitamina do complexo B pode causar ressecamento da pele e descamação, especialmente nas camadas mais profundas da pele. O complexo B também melhora a circulação e o metabolismo. É encontrado normalmente em carne vermelha, ovos, peixes e bananas.

Vitamina C

Vitamina C
Vitamina C

A vitamina C não só ajuda a prevenir doenças como a gripe a tosse, mas também é muito importante para proteger a pele dos efeitos da idade. Tem sido estudada por proteger a pele da exposição ao sol, o que pode reduzir os efeitos e as chances de contração de câncer de pele. Possui propriedades antioxidantes, promove a produção de colágeno e aceleração da cicatrização da pele danificadas, fortalece vasos capilares, reduz e previne o aparecimento de varizes e e ajuda a manter uma aparência saudável à pele.

Vitamina E

Vitamina E
Vitamina E

A vitamina E sempre foi considerada uma vitamina antienvelhecimento. Atualmente, é valorizada por suas propriedades antioxidantes, que combatem diretamente os radicais livres. Ajuda a reduzir a produção indesejada de colagenase, enzima que destrói o colágeno e deteriora a estrutura da pele, além de proteger o corpo dos prejudiciais raios ultravioleta que podem danificar as células da pele. A vitamina E também deixa a pele mais suave e sedosa, além de ajudar a hidratar peles ressecadas. Pode ser obtida por meio da aplicação de cremes e loções e consumo de alimentos e suplementos, como frutas cítricas, verduras, leguminosas, nozes e sementes, dentre outros.

Vitamina K

Vitamina K
Vitamina K

A vitamina K, quando aplicada em forma de creme ou loção na pele, reduz a aparência de inchaço ou vermelhidão sob os olhos e olheiras, bem como atua diretamente em hematomas. Funciona bem quando combinada com a vitamina A. Um composto de vitamina C, E, A, B e K pode trazer excelentes resultados para a pele.

Suplementos multivitamínicos

Suplementos de vitaminas
Suplementos de vitaminas

Pessoas que não conseguem suprir a demanda por vitaminas através da alimentação diária, podem recorrer a suplementos multivitamínicos para atingirem a demanda do corpo. Alguns suplementos para a pele, possuem por exemplo, CynergyTK, um ingrediente extraído a partir da lã de ovelhas, feito de queratina funcional, um tipo de proteína complexa necessária para a produção de colágeno.

O Phytessence Wakame é um tipo de alga japonesa que consegue combater enzimas prejudiciais que atacam o ácido hialurônico, necessário para a lubrificação de proteínas de colágeno. O Nano Lipobelle HEQ10 é um antioxidante diferente, vez que possui uma menor estrutura molecular, sendo sugerido que a partir do tratamento tópico (aplicação diretamente sobre a pele), o mesmo pode permear mais efetivamente até as camadas mais profundas da pele.

Referências:
Lin, Fu-Hsiung, et al. “Ferulic acid stabilizes a solution of vitamins C and E and doubles its photoprotection of skin.” Journal of Investigative Dermatology 125.4 (2005): 826-832.
Murray, John C., et al. “A topical antioxidant solution containing vitamins C and E stabilized by ferulic acid provides protection for human skin against damage caused by ultraviolet irradiation.” Journal of the American Academy of Dermatology 59.3 (2008): 418-425.
Shapiro, Stanley S., and Claude Saliou. “Role of vitamins in skin care.” Nutrition 17.10 (2001): 839-844.
Hayden, Richard E., et al. “The effect of glutathione and vitamins A, C, and E on acute skin flap survival.” The Laryngoscope 97.10 (1987): 1176-1179.
Chick, Harriette, T. F. Macrae, and Alastair N. Worden. “Relation of skin lesions in the rat to deficiency in the diet of different B2-vitamins.” Biochemical Journal 34.4 (1940): 580.

Comentários

2 Comentários

Comentar