Vitaminas do Complexo B: para que servem

Vitaminas do Complexo B (Vitamina B)

Conheça os benefícios e propriedades das vitaminas do complexo B (ácido fólico, ácido pantotênico, homocisteína, niacina, piridoxina, riboflavina, tiamina).

Atualizado em 16/10/2022

As vitaminas do complexo B são compostas de oito vitaminas solúveis em água (além da vitamina C) que desempenham papéis importantes no metabolismo celular. Essas vitaminas são conhecidas por desempenhar um papel importante na produção de energia, melhorar as funções imunológicas e nervosas, promover o crescimento e a divisão celular e manter a pele e o tônus muscular saudáveis.

Além disso, eles também podem ajudar a aumentar sua libido, regulando seus níveis e função do hormônio sexual, e combater o estresse e a depressão. Vários estudos também sugeriram que as vitaminas B podem ajudar a reduzir o risco de câncer, ajudar a baixar o colesterol e combater doenças cardíacas.

Vitaminas do Complexo B

As vitaminas B podem ser encontradas também em fontes naturais, como batatas, bananas, lentilhas, pimentões, óleo de fígado, fígado, peru, atum, fermento nutricional (ou fermento de cerveja) e melaço. A vitamina B-12 é importante porque não está disponível nos produtos vegetais, tornando a deficiência de B-12 uma preocupação para os veganos.

Outro meio popular de aumentar a ingestão de vitamina B é através do uso de suplementos dietéticos comprados em supermercados, centros de saúde ou lojas de alimentos naturais. As vitaminas B também são comumente adicionadas às bebidas energéticas. Todas as oito dessas vitaminas B, conhecidas como complexo de vitamina B, são as seguintes:

  • tiamina (B1)
  • riboflavina (B2)
  • niacina (B3)
  • ácido pantotênico (B5)
  • piridoxina (B6)
  • cianocobalamina (B12)
  • ácido fólico (B9, B-C ou vitamina M)
  • biotina (B7 ou vitamina H)

Sua capacidade de reagir e responder ao seu companheiro depende dos sinais do seu cérebro para suas glândulas para iniciar a produção hormonal e fluxo de sangue para seus órgãos sexuais. As vitaminas B ajudam nessas áreas, melhorando seu humor, funções nervosas e hormonais e fluxo sanguíneo.

Tiamina (B1)

É essencial para o metabolismo dos carboidratos na glicose de açúcar simples que o corpo usa para a energia. A tiamina também é importante para a produção de enzimas e o bom funcionamento do sistema nervoso. A transmissão ideal do nervo e a produção de energia são fatores importantes que contribuem para o melhor sexo.

Riboflavina (B2)

é importante na degradação de carboidratos, gorduras e proteínas e, como a tiamina, atua como coenzima no processo. Também é significativo na manutenção da pele e mucosas, da córnea do olho e das bainhas nervosas. A riboflavina ajuda na prevenção de cataratas, aumento dos níveis de ferro e regeneração da glutationa, uma enzima que destrói o corpo de radicais livres. Os resultados de melhor consumo de riboflavina podem ser observados em uma pele lisa e saudável e aumento da fertilidade.

Niacina (B3)

A niacina é necessária para o metabolismo dos alimentos, a manutenção da pele saudável, nervos e do trato gastrointestinal. A deficiência de niacina causa a doença pelagra. Os sintomas da pelagra são às vezes referidos como “três D’s” – diarreia, dermatite e demência – resultando em um quarto “D”, a morte. A niacina provou ajudar na redução do colesterol ruim no corpo. Contribui para melhorar o sexo através do aumento da circulação sanguínea e síntese de hormônios sexuais. Aumenta os vasos sanguíneos, resultando em ereção melhorada. Para as mulheres, aumentou o fluxo sanguíneo para a pele e as mucosas que intensificam seu orgasmo

A vitamina B3 (niacina) está disponível em uma forma chamada ácido nicotínico. Quando ingerido em grandes doses – 100 mg a 1.000 mg (1 g) por dia – é eficaz na redução dos níveis sanguíneos de triglicerídeos e do colesterol de lipoproteínas de baixa densidade (LDL) “ruim”, ao mesmo tempo que aumenta os níveis de sangue do “bom” colesterol de lipoproteínas de alta densidade (HDL). Isso faz da niacina uma ferramenta importante na prevenção ou reversão de doenças cardíacas. A niacina aumenta significativamente os níveis de colesterol HDL (bom).

Piridoxina (B6)

Também conhecida como fosfato de piridoxal e piridoxamina, é necessária (como algumas das outras vitaminas B) para a degradação de carboidratos, proteínas e gorduras. Também é usado na produção de glóbulos vermelhos, bem como nas reações bioquímicas envolvidas no metabolismo dos aminoácidos (os blocos de construção da proteína). Como a piridoxina desempenha um papel central na formação de vários neurotransmissores e na produção de serotonina, melatonina e dopamina, é frequentemente recomendado como nutriente para sustentar a função mental (humor) e a condução nervosa. Também se acredita que beneficie a impotência aumentando os níveis de testosterona no corpo e melhorando o estímulo necessário para que o processo de ereção seja iniciado. Além disso, diminui a produção de prolactina, um hormônio que reduz o desejo sexual.

A vitamina B6 auxilia no fortalecimento do sistema imune, previne doenças cardiovasculares e auxilia no processo anti-inflamatório. Além disso, faz a quebra do glicogênio e estimula a a formação da hemoglobina, anticorpos e certos hormônios. Promove o bom funcionamento do sistema nervoso e imunológico e proporciona pele, músculo e sangue saudáveis

Ácido fólico cianocobalamina (B6 E B12)

A cianocobalamina e o ácido fólico interagem juntos para sintetizar o DNA, o que é importante para todas as células do corpo. Eles também são necessários para a degradação das proteínas e a formação de hemoglobina, um composto em glóbulos vermelhos que transporta oxigênio e dióxido de carbono. Uma deficiência em uma ou em ambas causam anemia, baixo crescimento, dano cerebral e irritação da boca. Estes dois também desempenham um papel importante na fertilidade de uma mulher, especialmente durante a gravidez, onde a necessidade deles aumenta devido aos altos requisitos das vitaminas do feto. Todas as vitaminas B, especialmente ácido fólico, devem ser ligeiramente aumentadas durante a gravidez e a lactação (produção de leite materno).

Biotina (B7)

O ácido pantotênico e a biotina são utilizados na degradação de carboidratos, lipídios e alguns aminoácidos. Eles também funcionam como coenzimas em reações de carboxilação (-COOH) juntamente com ácido fólico, que também são úteis em muitas das funções do corpo. O ácido pantotênico pode ser útil no tratamento da artrite reumatoide. Também poderia ser usado para diminuir os níveis de colesterol no sangue e triglicerídeos. É comumente encontrado em fórmulas “antiestresse” porque funciona com a adrenal feliz em produzir hormônios do estresse. A biotina, naturalmente, fortalece as unhas, alivia a condição do couro cabeludo em recém-nascidos e é muito eficaz no controle de níveis de açúcar no sangue em diabéticos.

Homocisteína

As vitaminas B6, B12 e ácido fólico são conhecidos por diminuir os níveis de homocisteína no organismo. Os altos níveis sanguíneos de homocisteína foram associados com um risco aumentado de aterosclerose, doenças renais, psoríase, câncer de mama e leucemia linfoblástica aguda. A homocisteína é um aminoácido formado durante o metabolismo da metionina, um aminoácido encontrado em proteínas. As vitaminas B6, B12 e ácido fólico bloqueiam esse processo ao metabolizar ainda mais a homocisteína.

Deficiência de vitaminas do complexo B

De acordo com um novo estudo Causas e Controle do Câncer em 2003, as mulheres com baixa ingestão dietética de vitaminas B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B12 (cobalamina) e ácido fólico podem estar mais em risco de desenvolver alterações pré-malignas na o colo do útero chamado displasia cervical que poderia levar ao desenvolvimento de câncer cervical. Isto é especialmente verdadeiro para aqueles que fumam e tomam álcool que empobrece as vitaminas B do corpo. Estudos também mostraram que as pílulas anticoncepcionais orais esgotam o corpo de vitaminas B do mesmo jeito e seu uso é conhecido por aumentar o risco de displasia cervical também.

Referências:
SELHUB, Jacob et al. B vitamins, homocysteine, and neurocognitive function in the elderly. The American journal of clinical nutrition, v. 71, n. 2, p. 614S-620S, 2000.
Powers, Hilary J. “Riboflavin (vitamin B-2) and health.” The American journal of clinical nutrition 77.6 (2003): 1352-1360.
Aim-High Investigators. “Niacin in patients with low HDL cholesterol levels receiving intensive statin therapy.” New England Journal of Medicine 365.24 (2011): 2255-2267.
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Heart Outcomes Prevention Evaluation (HOPE) 2 Investigators. “Homocysteine lowering with folic acid and B vitamins in vascular disease.” New England Journal of Medicine 354.15 (2006): 1567-1577.