Dicas para ter uma pele bonita e saudável

Dicas para ter a pele bonita e saudável

Conheça algumas dicas e cuidados importantes capazes de ajudar a melhorar as condições saúde do organismo em geral e proporcionar uma pele bonita e saudável.

Atualizado em 23/09/2022

A pele é o maior órgão de corpo, responsável pela eliminação de pelo menos um quarto de toxinas do organismo. Problemas na pele frequentemente são decorrentes de desequilíbrios internos, como é o caso de condições como acne, psoríase e eczema. Além disso, dietas desbalanceadas ou deficientes e toxinas podem influenciar no aparecimento de problemas de pele.

Cuidados com cada tipo de pele

O cuidado da pele pode ser feito de forma natural, baseado no uso de ingredientes de origem botânica existentes ou formados pela natureza sem o uso de sintéticos químicos, ou até mesmo na mudança positiva dos hábitos cotidianos. Nunca é cedo ou tarde para fazer algumas alterações nas rotinas e hábitos para usufruir das mudanças positivas na aparência da pele e saúde em geral. A maioria das dicas são bem simples e fáceis de serem seguidas e podem proporcionar uma melhora na aparência e saúde da pele.

Pessoas com pele mais sensíveis e de cores mais claras devem ter os cuidados redobrados e utilizar uma quantidade maior de filtros solares e loções, a fim de evitar o aparecimento de manchas, sardas, queimaduras e doenças causadas pelo excesso de exposição ao sol. Pessoas com pele parda e negra produzem uma quantidade muito maior de melanina, mas não podem se esquecer dos cuidados diários, vez que também estão sujeitos a queimaduras, câncer de pele e outros problemas. No caso de crianças, o uso do filtro solar deve ser iniciado a partir dos seis meses de idade, adequado a pele sensível da criança.

Beba muita água

A água purifica o corpo e libera toxinas, auxiliando na manutenção e deixando a aparência de uma pele bonita e mais saudável. Além disso, ingerir muita água é vital para a hidratação e nutrição do corpo em geral, aspectos essenciais para uma vida saudável. A ingestão de líquidos deve ser um hábito de todos e em dias de verão todos devem beber pelos menos 2 litros por dia. A hidratação também pode ser feita através do consumo de frutas. Algumas em especial como o abacaxi, coco, melão, melancia, laranja, pêssego e uva são mais ricas em água e ajudam a hidratar o corpo.

Durma bem

O sono é um componente fundamental para manter a pele saudável. O ideal na maioria dos casos é uma noite de sono de 8 horas, que poderá ajudar a retardar o processo de envelhecimento precoce. Dormir tempo suficiente também é essencial para combater o estresse, fator que pode prejudicar a saúde da pele e do corpo em geral. Além de uma boa noite de sono, vencer o estresse é importante para o sucesso do cuidado da pele. O estresse prejudica a saúde do corpo, diminui a resistência do sistema imune e pode ter efeito negativo. Relaxar pode ajudar a manter o corpo jovem.

Evite a exposição excessiva ao sol

Tomar sol é uma prática saudável e milenar, vez que estimula o organismo a produzir a vitamina D, essencial para a saúde humana e que por sua vez auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e previne o aparecimento de algumas doenças. Contudo, a exposição excessiva e sem proteção aos raios solares podem trazer muitos malefícios. Como dito, o sol é essencial à vida, pois fortalece a imunidade. Contudo, devemos nos expor ao sol da maneira certa e sensata, nos horários certos, sempre antes das dez e após quinze horas. A exposição aos raios de sol, quando em doses certas e moderadas, pode trazer inúmeros benefícios para o corpo, especialmente para a pele.

No entanto, o excesso de radiação ultravioleta (UVB) pode causar manchas na pele, causar queimaduras e insolações (que podem ser muito perigosas). O sol também ativa os radicais livres, que causam ruptura do colágeno e elastina. Atualmente, é muito recomendado o uso de protetores solares em situações cotidianas (cujo fator de proteção pode variar de acordo com a pigmentação de cada pele). Os raios solares tipo UVB são mais fortes no verão e provocam queimaduras, enquanto os tipos UVA são os que danificam a elastina e envelhecem a pele durante todo o ano.

Sempre use filtro solar e proteja a pele

O primeiro cuidado importante diz respeito a utilização de um filtro solar, tanto em dias de sol, quanto em dias nublados. O uso é necessário, vez que a quantidade de radiação que somos expostos diariamente já é o suficiente para provocar danos às células. Quanto antes você começar a proteger as áreas expostas à claridade, maior a chance de evitar o aparecimento de rugas e manchas. Aplique diariamente protetor solar principalmente na face, nuca, orelhas, mãos. Reaplique o filtro a cada duas horas. Caso transpirar muito ou entrar na água, reforce a aplicação em um menor período de tempo. Consulte um médico dermatologista e saiba qual o melhor tipo de filtro solar indicado para sua pele.

Mantenha uma dieta saudável e balanceada

Se alimentar saudavelmente é essencial para a beleza da pele. Alguns alimentos são conhecidos por induzir condições de acne (principalmente alimentos oleosos) e devem ser evitados em muitas condições. Em contrapartida, outros alimentos ricos em vitaminas e minerais podem proporcionar maior beleza,  elasticidade e resistência. A maioria das frutas e verduras são muito úteis para ajudar o corpo a se livrar de toxinas do corpo que afetam diretamente a pele. Algumas espécies de peixe e plantas medicinais são ricas em ácidos graxos ômega-3 e antioxidantes naturais combatem os radicais livres e deixam a pele com aparência jovem. Fumar também é muito prejudicial para a pele e para a saúde em geral, vez que provoca rugas prematuras e estreita os vasos sanguíneos, dificultando a circulação adequada de oxigênio no corpo, além de privar o organismo de nutrientes necessários.

Pratique exercícios físicos regularmente

O exercício físico, além de beneficiar a saúde física e mental, pode trazer vários benefícios para a pele. Ao se exercitar, o fluxo de sangue é estimulado, o que ajuda a remover com maior eficiência toxinas do corpo e manter a pele bonita e saudável. Além disso, o exercício físico ajuda a combater o estresse, uma das principais causas de problemas de saúde. O verão pede roupas leves e claras, além disso, o uso de bonés, chapéus e óculos solares ajudam ainda mais a proteção da face juntamente com o filtro solar. Roupas de algodão são ideais para atividades ao ar livre, pois retêm cerca de 90% das radiações UV.

Use fitocosméticos para manter a pele bonita e saudável

Atualmente, a indústria cosmética conseguiu isolar uma série de componentes que trazem inúmeros benefícios para a pele. Várias plantas e compostos naturais também apresentam ótimos resultados para a saúde da pele em geral que, além de deixarem a pele com uma bela aparência, podem auxiliar no tratamento de inúmeras condições e doenças de pele, como a psoríase, vitiligo, edema, acne, dentre outros. Ser limpo é uma parte essencial do processo natural do cuidado da pele.

Ao notar qualquer alteração na pele, por mais que seja o simples aparecimento de acnes ou pequenas manchas, o profissional mais indicado para dar um diagnóstico detalhado e individual sobre a condição de cada paciente é o médico dermatologista. A automedicação pode acarretar inúmeros danos à pele e complicar ainda mais a situação.

Referências:
STROUD, Mark L. et al. Vitamin D: a review. Australian Journal of General Practice, v. 37, n. 12, p. 1002, 2008.
SHAPIRO, Stanley S.; SALIOU, Claude. Role of vitamins in skin care. Nutrition, v. 17, n. 10, p. 839-844, 2001.
GASPARRO, Francis P.; MITCHNICK, Mark; NASH, J. Frank. A review of sunscreen safety and efficacy. Photochemistry and photobiology, v. 68, n. 3, p. 243-256, 1998.
D’AMELIO SR, Frank S. Botanicals: A phytocosmetic desk reference. CRC press, 1998.
FOWLER JR, Joseph F. et al. Innovations in natural ingredients and their use in skin care. Journal of drugs in dermatology: JDD, v. 9, n. 6 Suppl, p. S72-81; quiz s82, 2010.