Gel de Aloe vera: saiba para que serve

Gel de Aloe vera (babosa)

Benefícios, propriedades, indicações do creme e do gel de babosa para o tratamento de doenças de pele e remoção de manchas.

Atualizado em 11/06/2024

A babosa (Aloe vera) é uma espécie de planta que é usada medicinalmente há séculos para tratar doenças de pele. Naturalmente, já alivia a coceira, diminui os sintomas da psoríase, reduz qualquer tipo de inchaço ou dor (vez que é um analgésico natural), o que faz também que seja útil para aliviar qualquer inflamação. Em forma de gel ou creme de babosa, os benefícios da planta são potencializados.

Benefícios do gel de babosa para a pele

A Aloe vera é muito utilizada no tratamento de pele, vez que é uma excelente fonte de vitamina E, um nutriente importante para a pele. A epiderme humana é composta de duas principais proteínas conhecidas como colágeno e elastina, responsáveis por manter a pele sempre saudável e com vitalidade, além de beneficiar os órgão internos. Longas exposições aos raios ultravioleta do sol causam a produção de radicais livres, causando o aparecimento de rugas e outros efeitos adversos na pele. Os produtos para a pele à base de Aloe vera combatem os radicais livres, deixando-a com aspecto rejuvenescido.

O gel de Aloe vera também possui propriedades naturais antibacterianas e anti-inflamatórias que a tornam ideal para o tratamento de doenças da pele. Com sua ricas propriedades nutricionais, é um bom remédio caseiro para acne (espinhas) e cravos. Quando o creme ou gel de Aloe vera é aplicado sobre a pele seca, permite a regeneração dos tecidos da pele e promove a boa circulação sanguínea, além de poder ser aplicado em casos de melasma.

Manchas na pele

Uma maneira de tratar manchas da pele é aplicar o gel diretamente na pele antes de dormir e lavar pela manhã. A pele vai sentir um desconforto com o gel seco sobre sua superfície, mas com o passar do tempo foi constatado que fazendo isso gradualmente as manchas de pele escuras e cicatrizes irão desaparecer, na maioria dos casos.

Queimaduras

O gel da babosa é antibacteriano e possui propriedades calmantes, sendo que inclusive alguns hospitais a utilizam em vítimas de queimaduras de graus menores e queimaduras causadas pelo sol. Além das propriedades calmantes e hidratantes, a babosa possui composto ativos que podem reduzir a dor e inflamação, além de reparar e estimular o crescimento da pele na área afetada. Um estudo constatou que áreas na pele queimadas que foram tratadas com Aloe foram completamente curadas em 16 dias, em comparação com os 19 dias necessários para a cura quando utilizada sulfadiazina de prata.

Em uma revisão literária científica, pesquisadores descobriram que os pacientes que tratados com Aloe vera foram curados cerca de nove dias mais cedo do que aqueles que não foram tratados com a planta medicinal. Outros estudos mostram resultados mistos. A planta é melhor usada para pequenas queimaduras e irritações da pele e nunca deve ser aplicado a uma ferida aberta.

Máscara facial de babosa

A Aloe pode ser aplicada diretamente sobre a pele ou pode ser combinada com outros ingredientes para fazer uma máscara facial, que por sua vez pode ser aplicada durante a noite, tendo que se esperar pelo menos 15 minutos antes de enxaguar.

Como usar o gel de Aloe vera sobre a pele

Para usar o gel, loção ou creme de babosa na pele, se deve aplicar um pouco na pele e esfregar suavemente, mesmo entre os dedos. Caso você tenha vários pelos no corpo, esfregue o creme de babosa na direção oposto ao crescimento dos pelos, para que a Aloe vera penetre diretamente no folículo da pele. Após este procedimento, o pelo pode novamente ser alisado com as mãos. O creme ou gel de Aloe pode ser usado em qualquer lugar do corpo, como rosto (creme facial), pescoço, costas, peito, braços (axilas), pernas ou qualquer outro lugar, sem restrições.

Referências:
Aloe. University of Maryland Medical Center.
Khorasani, Ghasemali, et al. “Aloe versus silver sulfadiazine creams for second-degree burns: a randomized controlled study.” Surgery today 39.7 (2009): 587-591.
Maenthaisong R, Chaiyakunapruk N, Niruntraporn S, Kongkaew C. The efficacy of aloe vera used for burn wound healing: a systematic review. Burns. 2007;33(6):713-8.