Remédios naturais para o tratamento da psoríase

Conheça os benefícios e propriedades de algumas ervas medicinais, vitaminas, produtos e remédios naturais para o tratamento da psoríase.

ATUALIZADO EM Atualizado em 22/02/2019

A psoríase é uma doença crônica que afeta o ciclo de vida das células da pele e provoca o acúmulo rápido de células na superfície da pele, formando grossas escamas e manchas pruriginosas, secas e avermelhadas, que são, por vezes, dolorosas.

O tratamento da psoríase

Para algumas pessoas, a psoríase é apenas um incômodo. Já para outras, é incapacitante, especialmente quando associada à artrite. Não existe cura para psoríase, contudo, um tratamento adequado pode oferecer alívio significativo para os sintomas. Algumas mudanças no estilo de vida, utilização de cremes de cortisona, menor exposição da pele a luz natural, uso de ervas e outros remédios naturais, tais como cremes hidratantes e refrescantes, pode auxiliar na limpeza do cólon, vesícula biliar e fígado, além de evitar que a pele fique ressecada, prevenindo o aparecimento de rachaduras.

Remédios naturais para psoríase

Conheça alguns remédios naturais e ervas medicinais que ajudam no tratamento da psoríase e podem aliviar os sintomas da doença:

Óleo de melaleuca

Óleo de Melaleuca

Óleo de Melaleuca

O óleo essencial de melaleuca (tea tree) é um poderoso antisséptico e antibacteriano, que combate diretamente a inflamação na pele. O óleo da melaleuca, juntamente com o óleo de coco, ajuda a acalmar as células da pele, melhorando a condição das queimaduras e a descamação da pele. Além de ser útil para o tratamento da psoríase, o óleo de melaleuca auxilia no tratamento de um grande número de condições de pele, incluindo acne, pele oleosa, erupções cutâneas, bolhas, pé de atleta, micose, queimaduras, cortes, infecções, eczema, caspa, sarna e piolhos.

Babosa (Aloe vera)

Aloe vera

Aloe vera

A babosa já é muito utilizada para tratamento de doenças de pele, vem sendo cada vez mais estudada para seu uso no tratamento da psoríase. Trata-se de uma agave capaz de cicatrizar e regenerar. A Aloe vera é rica em antraquinonas, enzimas com alto poder antibiótico, antiviral e cicatrizante. Cremes e géis de babosa (Aloe vera) devolvem a umidade as regiões secas da pele, além de possuírem pode de hidratação. Com efeito calmante, hidratante e refrigerador, estimula o crescimento de células novas da pele.

Cáscara-sagrada

Cáscara-sagrada - Rhamnus purshiana

Cáscara-sagrada – Rhamnus purshiana

A cáscara-sagrada melhora o fluxo de secreções do pâncreas, estômago e fígado para promover a digestão e ajuda na eliminação de substâncias que não são úteis ao corpo. A melhor forma de se usar a cáscara-sagrada é antes de dormir, de forma que os efeitos da erva medicinal ocorram logo pela manhã. A planta é efetiva depois de usada após um certo tempo. Contudo, a cáscara-sagrada possui algumas contra-indicações e efeitos colaterais e deve ser utilizada sob recomendação médica.

Curcuma longa

Curcuma longa

Curcuma longa

Embora a Curcuma longa seja um ingrediente usado na culinária, também pode reduzir o inchaço e as dores relacionadas com a psoríase. Na medicina popular, é usada em forma de cataplasma para o tratamento da psoríase.

Óleo de orégano

Óleo de orégano

Óleo de orégano

O orégano é um agente antifúngico e antibacteriano natural. Tais propriedades podem ajudar a prevenir infecções e ocorrência de lesões de pele causadas por psoríase.

Goji berry

Fruto do goji berry (Lycium barbarum)

Fruto do goji berry (Lycium barbarum)

O fruto e as cápsulas de goji berry são indicadas para alivar os sintomas da psoríase, vez que a goji é rica em antioxidantes, vitaminas C, B1 e B2, além de possuir ação anti-inflamatória. O ácido linoleico na fruta ajuda a fortalecer o sistema imune.

Camomila

Camomila - Matricaria recutita

Camomila – Matricaria recutita

As compressas de camomila podem ser colocadas na região afetada. Para isso, basta preparar o chá com as flores e folhas secas de camomila na água fervente e deixar amornar. Após isso, basta só aplicar no local afetado com uma gaze e deixar agir por 10 minutos. O ideal é fazer todos os dias.

Vitamina E

Vitamina E

Vitamina E

A vitamina E sempre foi valorizada por suas propriedades antioxidantes, que combatem diretamente os radicais livres. Ajuda a reduzir a produção indesejada de colagenase, enzima que destrói o colágeno e deteriora a estrutura da pele. Também ajuda a proteger o corpo dos prejudiciais raios ultravioleta que podem danificar as células da pele. A vitamina E também deixa a pele mais suave e sedosa, além de ajudar a hidratar a pele seca. Tal vitamina pode ser obtida através da aplicação de cremes e loções para a pele e por meio de ingestão alimentos e suplementos, como frutas cítricas, verduras, leguminosas, nozes e sementes, dentre outros.

Copaíba

Copaíba - Copaifera spp.

Copaíba – Copaifera spp.

A copaíba é usado topicamente para aliviar a inflamação e ajudar a curar pé-de-atleta, feridas, erupções cutâneas, dermatites, eczema e psoríase, além de ajudar a restaurar a pele danificada e curar pequenas cicatrizes.

Centella asiatica

Centella asiatica

Centella asiatica

A Centella asiatica pode ajudar estimular produção de colágeno quando usado interiormente e topicamente na pele. Também melhora o tempo de cura de uma ferida, estimulando a mitose celular e é usada para tratar queimaduras, cicatrizes (inclusive quelóides), psoríase e eczema. A Centella também é muito usada em cosméticos por suas propriedades regenerativas, inclusive no combate a queda de cabelo.

Extrato de dente-de-leão

Dente-de-leão - Taraxacum officinale

Dente-de-leão – Taraxacum officinale

O extrato de dente-de-leão melhora o funcionamento do fígado, permitindo que as toxinas sejam expulsas do corpo mais efetivamente.

Cartilagem de tubarão

Cartilagem de tubarão

Cartilagem de tubarão

A cartilagem de tubarão é muito útil porque possui propriedades anti-inflamatórias. Ela impede a formação de novos vasos sanguíneos que são conhecidos por agravar a psoríase.

Referências:
Syed, Tanweer A., et al. “Management of psoriasis with Aloe vera extract in a hydrophilic cream: a placebo‐controlled, double‐blind study.” Tropical Medicine & International Health 1.4 (1996): 505-509.
Vogler, B. K., and E. Ernst. “Aloe vera: a systematic review of its clinical effectiveness.” Br J Gen Pract 49.447 (1999): 823-828.
Bylka, Wiesława, et al. “Centella asiatica in cosmetology.” Advances in Dermatology and Allergology/Postȩpy Dermatologii I Alergologii 30.1 (2013): 46.
Segal, Robert, and Louise Pilote. “Warfarin interaction with Matricaria chamomilla.” Canadian Medical Association Journal 174.9 (2006): 1281-1282.
Miquel, J., et al. “The curcuma antioxidants: pharmacological effects and prospects for future clinical use. A review.” Archives of gerontology and geriatrics 34.1 (2002): 37-46.
HILL, HANNAH, et al. “Herbals in the Holistic Treatment of Psoriasis.” J Clin Dermatol 16 (2015): 147-165.