10 plantas medicinais usadas para curar várias doenças


As plantas medicinais são utilizadas como remédios naturais por humanos desde os tempos pré-históricos. As plantas produzem muitos compostos químicos úteis para funções biológicas e mais de dezenas de milhares de compostos ativos já são conhecidos pela ciência.

O uso de plantas medicinais

As plantas medicinais são amplamente utilizadas em sociedades menos desenvolvidas, vez que estão prontamente disponíveis e são mais baratas do que os medicamentos alopáticos. Em muitos países, há pouca regulação da medicina tradicional, contudo, a própria Organização Mundial de Saúde (OMS) coordena uma rede para incentivar o uso seguro e de forma racional. As plantas medicinais são utilizadas para manter ou tratar condições de saúde específicas ou gerais, incluindo a complementação de tratamentos na medicina moderna.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação estimou em 2002 que mais de 50.000 plantas medicinais são usadas em todo o mundo. O Royal Botanic Gardens estimou de forma mais conservadora em 2016 que 17.810 espécies de plantas possuem uso medicinal, de cerca de 30.000 plantas para as quais é documentado qualquer tipo de uso. As ervas podem ser usadas diretamente ou em forma de chás, compressas e outros métodos, incluindo a forma de extrato, onde um ou mais constituintes químicos naturais são extraídos para ser utilizado medicinalmente. Conheça 10 (dentre milhares) plantas medicinais usadas para o tratamento de diversas condições de saúde.

Aloe vera

Babosa - Aloe vera
Babosa – Aloe vera

A efetividade quanto ao uso externo da babosa (Aloe vera) é unânime. Sobre a pele, as substâncias contidas na babosa agem formando uma camada protetora e refrescante, com amplo uso cosmético e medicinal. A Aloe também é muito útil para o tratamento de artrites, acnes, coceiras, cortes e feridas, dores musculares, manchas na pele, picadas de insetos, problemas digestivos, sinusite, além de ser extremamente eficiente na cura de queimaduras por fogo ou raios solares. Quanto a utilidade da babosa no tratamento do câncer, alguns estudos concluíram que a agave fortalece o sistema imunológico e possui ação anti-inflamatória e antiviral (inclusive inibindo a multiplicação do vírus da AIDS). Algumas pesquisas isoladas mostraram que os oligossacarídeos presentes na composição ajudam a combater as células malignas.

Saiba mais

Babosa (Aloe vera): benefícios, efeitos e propriedades medicinais
Benefícios da Aloe vera
Benefícios do gel e creme de Aloe vera para a pele
Benefícios do shampoo de Aloe vera
Benefícios do suco de Aloe vera (suco de babosa)

Cavalinha

Cavalinha - Equisetum arvense
Cavalinha – Equisetum arvense

A cavalinha é utilizada para tratar uma  variedade de distúrbios na bexiga e problemas renais . Seus efeitos tonificantes ajudam a reduzir a inflamação em condições que incluem incontinência urinária, infecções renais, pedras na bexiga e rins fracos. A Comissão Alemã  aprovou a cavalinha como um tratamento eficaz para edemas, infecções bacterianas e no trato urinário, inflamações em geral, problemas na bexiga, além de problemas renais.

Saiba mais

Cavalinha: benefícios e propriedades medicinais

Crajiru (Pariri) Crajiru (Pariri) O pariri é uma poderosa erva para o tratamento do câncer e diabetes.
Maca-Peruana Maca-Peruana Em Cápsulas e Pó. Rica em nutrientes. Aumenta a libido, desejo sexual e vigor.
Emagrecedores Emagrecedores Suplementos naturais para inibir o apetite e queimar gorduras
Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.
Noethyl Anti-Álcool Noethyl Anti-Álcool O melhor suplemento natural para curar o alcoolismo.

Centella asiatica

Centella asiatica
Centella asiatica

A Centella asiatica é usada para ajudar a melhorar a memória, aumentando a circulação sanguínea para o cérebro e mantendo os vasos sanguíneos fortes e saudáveis. É útil para revitalizar as células cerebrais e o sistema nervoso, além de fortalecer o sistema imunológico. A Centella também é usada para tratar ansiedade, insônia e perda de memória.

Saiba mais

Centella asiatica: benefícios e propriedades medicinais
Benefícios do creme de Centella asiatica para a pele

Copaíba

Copaíba - Copaifera spp.
Copaíba – Copaifera spp.

A copaíba pode ser utilizada no tratamento de cerca de 50 tipos de doenças, incluindo várias condições de pele. Externamente, trata problemas de pele, tais como acnes, artrite, dermatites, eczema, frieiras, furúnculos, herpes, psoríase, picadas de insetos, sífilis e urticárias. O óleo de copaíba contém uma quantidade significativa de ácido caurenóico, que demonstrou ter efeitos anti-inflamatórios, antimicrobianos, citotóxicos, diuréticos, hipotensores e relaxantes musculares. Muitas de suas propriedades são atribuídas a ação do ácido caurenóico e cariofileno.

Saiba mais

Copaíba: benefícios e propriedades medicinais

Ginseng

Ginseng - Panax ginseng
Ginseng – Panax ginseng

Na botânica, ginseng é o nome popular de espécies perenes com raízes carnudas do gênero Panax.  O ginseng cativou a medicina asiática por mais de 5.000 anos e foi mais apreciada do que o ouro durante a dinastia Qing da China antiga. O ginseng-coreano (Panax ginseng) é capaz de impulsionar a atividade cerebral e os processos cognitivos. Desta forma, dificuldade de concentração, fadiga mental e lapsos de memória são combatidos facilmente através do seu consumo. Até mesmo organizações internacionais, incluindo a OMS (Organização Mundial da Saúde) e a Comissão Europeia apoiam o consumo do ginseng como agente restaurador e de reforço das capacidades físicas e mentais. Outra variedade, o ginseng-brasileiro (Pffafia paniculata), é considerado um adaptógeno, ou seja, é capaz de aumentar a resistência do corpo humano em relação a diversas influências ambientais, além disso consegue restaurar o organismo para que volte funcionar normalmente.

Saiba mais

Ginseng-coreano: benefícios e propriedades medicinais
Ginseng-brasileiro: benefícios e propriedades medicinais
Ginseng-siberiano: benefícios e propriedades medicinais
Tipos de ginseng e seus benefícios

Hortelã

Hortelã-pimenta - Mentha piperita
Hortelã-pimenta – Mentha piperita

A hortelã é uma das plantas medicinais mais antigas utilizadas pelo homem. O óleo essencial é acrescentado a óleos de massagem para aliviar  congestões de tórax, dores e febres provenientes de gripes e inalado para tratar congestões e náuseas, além de ser capaz de refrescar a respiração de forma rápida e natural. Possui também propriedades analgésicas, anestésicas, antissépticas, anti-inflamatórias, antiespasmódicas, adstringentes, antiviróticas, carminativas, colagogas, descongestionantes, emenagogas, expectorantes, febrífugas, hepáticas, calmantes, sudoríficas, vasoconstritoras e vermífugas.

Saiba mais

Benefícios do óleo essencial de hortelã-pimenta
Chá de hortelã: benefícios e propriedades medicinais
Hortelã-pimenta: benefícios e propriedades medicinais

Melaleuca

Tea tree - Melaleuca alternifolia
Tea tree – Melaleuca alternifolia

As melaleucas são um grupo de árvores nativas da costa nordeste da Austrália. O óleo de melaleuca possui um aroma forte e um cheiro semelhante a noz-moscada, sendo utilizado na aromaterapia para aliviar dores, estresse e tensão, além de auxiliar no tratamento de problemas respiratórios, incluindo asma, bronquite, dores de garganta, tosse, dentre outras condições de saúde.

Saiba mais

Benefícios do óleo de melaleuca
Benefícios do shampoo de melaleuca (tea tree shampoo)
Melaleuca: benefícios e propriedades medicinais

Pariri

Crajiru - Pariri - Arrabidaea chica
Crajiru – Pariri – Arrabidaea chica

O pariri é comumente encontrado na Floresta Amazônica e pode ser utilizado para o tratamento de anemias causadas pela carência de ferro (anemia ferropriva), vez que possui grandes quantidades do mineral. Quando combinados com enzimas, os pigmentos do pariri liberam agliconas, que apresentam atividade anticancerígena e antioxidante. É comprovado cientificamente que o crajiru inibe o desenvolvimento das células tumorais e é excelente auxiliar no tratamento do câncer, além de facilitar a ação da quimioterapia ou da radioterapia. Devido ao principio ativo chamado antocianina (antioxidante) presente em sua composição, o pariri é capaz de combater os radicais livres que predispõem o aparecimento de doenças em geral.

Saiba mais

Crajiru (pariri): benefícios e propriedades medicinais
Benefícios do pariri (cipó-cruz, crajiru) no tratamento do câncer

Sene

Sene - Cassia angustifolia
Sene – Cassia angustifolia

O chá de sene é um laxante natural que contém derivados de glicosídeos, flavonoides, açúcar, resina e antraquinona, sendo este o último responsável pelos movimentos intestinais, interagindo com bactérias no trato digestivo e causando a consequente ação laxante. O sene causa uma irritação nas paredes do intestino, estimulando os músculos do cólon, fator que aumenta os movimentos peristálticos e facilita o processo de eliminação de fezes (se torna mais efetivo quando é consumido aliado à uma dieta rica em fibras e consumo de água). O sene também auxilia na perda de peso, vez que reduz seu chá reduz o apetite e auxilia os alimentos a se moverem mais rapidamente através do intestino antes de todos os nutrientes e calorias serem absorvidos pelo corpo. Outro momento em que é bastante útil é em casos de colonoscopia tenha de ser realizada, pois deixa o intestino limpo antes do procedimento.

Saiba mais

Benefícios do chá de sene
Sene: benefícios e propriedades medicinais

Sucupira

Sementes de Sucupira
Sementes de Sucupira

A semente de sucupira é usada no combate ao excesso de ácido úrico do corpo, amigdalite, artrite, asma, blenorragia, cistos ovarianos e no útero, debilidade orgânica, dermatoses, diabetes, dor de garganta, dores espasmódicas, feridas, hemorragias, inflamações, reumatismo, sífilis e vermes.  A sucupira possui ação anticancerígena, além de ser um ótimo tônico. Um estudo publicado também concluiu que os óleos essenciais das sementes são úteis no combate de tumores de próstata.  O óleo da semente de sucupira possui beta-cariofileno, substância química com atividade anti-inflamatória, antibiótica, antioxidante, anti-carcinogênica e anestésica, o que comprova as propriedades medicinais da sucupira.

Saiba mais

Chá de semente de sucupira: benefícios e propriedades
Extrato de sucupira: efeitos e benefícios
Sucupira: antioxidante natural
Remédios naturais para aliviar dores nos joelhos
Remédios naturais para artrite

10 plantas medicinais usadas para curar várias doenças
5 - 32 votos

LUTEÍNA COM ZEAXANTINA Luzeax
REMÉDIO NATURAL PARA ELIMINAR PEDRAS NOS RINS Dissol
PRÉ-MELATONINA (HORMÔNIO DO SONO) Melatonin 500mg
ARRABIDAEA CHICA; CIPÓ-CRUZ, CRAJIRU Pariri em Cápsulas 500mg
ÓLEO DE ABACATE PURO EM CÁPSULAS Pure Persea
Referências:
Pieri, Fábio Alessandro, et al. “Bacteriostatic effect of copaiba oil (Copaifera officinalis) against Streptococcus mutans.” Brazilian dental journal 23.1 (2012): 36-38.
Lloyd, John Uri. Copaifera officinalis. Engelhard, 1898.
Carson, C. F., K. A. Hammer, and T. V. Riley. “M. alternifolia (tea tree) oil: a review of antimicrobial and other medicinal properties.” Clinical microbiology reviews 19.1 (2006): 50-62.
Taffarello, Denise, et al. “Atividade de extratos de Arrabidaea chica (Humb. & Bonpl.) Verlot obtidos por processos biotecnológicos sobre a proliferação de fibroblastos e células tumorais humanas.” Química Nova (2013).
Oliveira, D. P. C. D., Borrás, M. R. L., Ferreira, L. C. D. L., & López-Lozano, J. L. (2009). Anti-inflammatory activity of the aqueous extract of Arrabidaea chica (Humb. & Bonpl.) B. Verl. on the self-induced inflammatory process from venoms amazonians snakes. Revista Brasileira de Farmacognosia, 19(2B), 643-649.
Medicinal plants & Aromatic plants – Its chemistry-production-benefits (2nd ed.). Dar el Maaref, Alexandria.
Hansen, Daiane, Mitsue Haraguchi, and Antonio Alonso. “Pharmaceutical properties of’sucopira'(Pterodon spp.).” Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences 46.4 (2010): 607-616.


Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.


Comentários

Comentar