Benefícios do óleo de melaleuca

O óleo de melaleuca, também conhecido como óleo essencial de árvore-de-chá, óleo de tea tree e tea tree oil (inglês), é obtido por meio da destilação a vapor das folhas da planta Melaleuca alternifolia.

Benefícios do óleo de melaleuca

As melaleucas são um grupo de árvores nativas da costa nordeste da Austrália. O óleo de melaleuca possui um aroma forte e um cheiro semelhante a noz-moscada, sendo utilizado na aromaterapia para aliviar dores, estresse e tensão, além de auxiliar no tratamento de problemas respiratórios, incluindo dores de garganta, tosse, asma, bronquite, dentre outras condições de saúde. Ajuda a combater vários tipos de vírus, tais como varicela, gripe, sarampo, herpes e verrugas. Costuma ser combinado com lavanda, proporcionando forte ação antibacteriana.

Os principais constituintes do seu óleo essencial são: alfa-pineno, beta pineno, sabineno, mirceno, alfa-felandreno, alfa-terpineno, limoneno, cineol, gama-terpineno, para-cimeno, terpinoleno, linalol, terpinenol e alfa-terpineol. O óleo essencial da melaleuca possui inúmeros benefícios, incluindo propriedades antissépticas, antifúngicas, antibacterianas e antiviróticas.

Produtos cosméticos com melaleuca

Na cosmética, o óleo essencial é encontrado em muitos produtos para a pele e cabelos, incluindo sabonetes, desodorantes, cremes, loções e shampoos. As propriedades antimicrobianas da tea tree destroem as bactérias que produzem o odor corporal, tornando-a um valioso ingredientes em desodorantes. O uso regular do shampoo de melaleuca pode eliminar o problema de coceiras, couro cabeludo oleoso, seco ou escamoso, além de ser eficiente contra piolhos.

Cosméticos Naturais Cosméticos Naturais Produtos sem química para promover a beleza e saúde da pele.
Aloe vera Aloe vera Cápsulas liofilizadas, cremes, loções e shampoos de Aloe vera.
Fitoestrógenos Fitoestrógenos Fitoterápicos capazes de equilibrar as taxas hormonais e reduzir os sintomas da menopausa.
Nutricosméticos Nutricosméticos Cápsulas nutritivas desenvolvidas para melhorar a saúde da pele e dos cabelos.

Benefícios do óleo de melaleuca para a pele

O óleo de melaleuca é utilizado para uma variedade de condições da pele, sendo que primeiramente o óleo da árvore-de-chá ficou popular como sendo uma panaceia ideal para tratar problemas de pele pequenos e moderados. Atualmente, é utilizada no tratamento de doenças de pele, além de promover a beleza e saúde da pele em geral. É aplicada em casos de acne, pele oleosa, erupções cutâneas, bolhas, pé de atleta, micose, queimaduras, cortes, ferimentos leves, infecções, eczema, caspa, sarna e piolhos. Também possui ação anti-inflamatória.

Recomenda-se aplicar o óleo de melaleuca através de massagem no local a ser operado alguns instantes antes da cirurgia. Além disso, a melaleuca é eficaz em suas propriedades antivirais, antibacterianas e antibióticas, reduzindo as chances de infecções e demais complicações no pós-operatório. Doenças oriundas de fungos, como a candidíase, podem ser tratadas com o uso da melaleuca. Além disso, suas propriedades antivirais e antibacterianas atuam severamente em doenças como herpes, vaginite e demais infecções vaginais. Já suas propriedades antissépticas exercem efeito positivo no combate a complicações no trato urinário, como é o caso da cistite.

O uso diluído do óleo nos poros beneficiará condições de acne. Da mesma forma, o vapor facial aplicado aos poros ajuda a remover manchas causadas pela acne. As propriedades antibacterianas garantirão que a infecção não se espalhe. Pode ser combinada com gel de Aloe vera para tratar fungos e micoses. O óleo da árvore-de-chá ajuda a curar tecidos irritados e regenerar a pele saudável. Misturado ao óleo de coco, ajuda a acalmar as células da pele, melhorando a condição das queimaduras, bolhas e descamação da pele.

Contraindicações e efeitos colaterais do óleo de melaleuca

É imprescindível que o óleo essencial da melaleuca não seja tomado por via oral. Deve ser usado apenas externamente e de preferência diluído, vez que em alguns casos raros, o contato direto sobre a pele foi associado ao desenvolvimento de dermatite de contato alérgica.

COLÁGENO HIDROLISADO DE ALTA QUALIDADE Be Slim Colágeno
PODEROSO CHÁ PARA O TRATAMENTO DO CÂNCER Crajiru (Pariri) Folhas Para Chá
EVITA A QUEDA DOS CABELOS Hair Up
MELHORA A SAÚDE DA PELE E REMOVE MELASMAS Be Beauty Skin Care
ELIMINA AS CELULITES COM EFICÁCIA CelluliFree Anti-Celulite Solution
Referências:
Carson, C. F., K. A. Hammer, and T. V. Riley. “M. alternifolia (tea tree) oil: a review of antimicrobial and other medicinal properties.” Clinical microbiology reviews 19.1 (2006): 50-62.
Drugs.com: Tea Tree Oil
About Melale.uca Vitamins. Livestrong.
Negative Effects of Tea Tree Oil. Livestrong.
U.S. Department of Health and Human Services: Lavender and Tea Tree Oils May Cause Breast Growth in Boys

Comentários

15 Comentários

  1. Leda Cristina Ribeiro

    A melaleuca pode ser ingerida como cha? E ou pode fazer fichas vaginas.?

  2. heloisia e dos s oliveira

    Estou com machucadinhos no couro cabeludo,posso fazer uso do oleo de melaleuca direto nneles ou e necessario diluir?

  3. Gostaria de saber como diluir o óleo melaleuca para usar no rosto como tratamento de acne. Devo diluir em água? Em qual proporção?

  4. maria tereza

    O meu filho está c/ molusco estou usando o óleo de melaleuca e está sendo ótimo.É encontrado em farmácias de homeopatias.

  5. Ana Amelia Guarnieri

    Quero saber Sá influencia do óleo de melaleuca no tratamento do molusco contagioso.obrigada

Comentar

QUER MAIS ?

Você pode se interessar por algumas de nossas publicações mais populares. Para isso, selecionamos uma postagem especial para você aproveitar antes de ir. Clique no link abaixo e dê uma conferida :)

(CLIQUE NO TÍTULO PARA ACESSAR)

Você também pode aproveitar e usar o nosso cupom MEDICINA10 para ganhar 10% de desconto em mais de 300 produtos naturais selecionados!  

Medicina Natural
Folhas