Acne: causas, remédios naturais e tratamentos

Embora a acne severa precise de atenção especial, a acne leve e moderada pode ser tratada eficazmente por meios naturais, vez que muitos remédios naturais podem ajudar ainda a diminuir a incidência de acnes e são a base de vários medicamentos tradicionais. Em alguns casos, é possível até obter a cura da acne, uma condição que afeta grande porcentagem de adolescentes e até mesmo alguns adultos.

O que é a acne?

A acne é um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilosos que são caracterizados por comedões (cravos) ou espinhas que surgem em algumas partes do corpo, predominantemente em regiões mais oleosas, como nariz, testa, queixo, peito e costas. A inflamação na pele ocorre quando os poros ficam obstruídos com células mortas ou por bactérias. Apesar de ser uma condição inflamatória, pode se manifestar em formas não severas. Quase 85% das pessoas desenvolvem a condição entre as idades de 12 a 25 anos.

As acnes são formadas pelo aumento da produção de sebo das glândulas sebáceas encontradas em maior quantidade na face e no couro cabeludo e tem como principal função proteger e tornar a pele e pelos à prova d’água, prevenindo-os de se tornarem secos ou quebradiços. A Acne vulgaris, termo médico utilizado para a acne mais comum, afeta 90% dos adolescentes e metade dos adultos. Alguns recém-nascidos também podem ter acne leve, visto que hormônios são passados por meio da placenta de suas mães pouco antes do nascimento. Além de ser uma condição estética, a aparência também pode causar danos psicológicos ao paciente, fazendo com que o mesmo sofra com baixa autoestima e até mesmo depressão.

Causas da acne

A acne surge quando há um entupimento de um poro causado por células mortas da pele. Quando o corpo começa a produzir sebo, o óleo natural que mantém a pele hidratada fica preso dentro do poro. As acnes são formadas pelo aumento da produção de sebo das glândulas sebáceas encontradas em maior quantidade na face e no couro cabeludo e tem como principal função proteger e tornar a pele e pelos à prova d’água, prevenindo-os de se tornarem secos ou quebradiços.

O folículo piloso ou folículo pilo-sebáceo é a cavidade na qual o cabelo nasce. Os folículos se abrem na pele através de poros, o que permite que na sua parte superior a glândula sebácea produza o sebo para a lubrificação da pele e dos cabelos. Quando as glândulas excretam o sebo e células mortas da pele de forma excessiva, os dois podem se acumular nos folículos pilosos e bloquear os poros, criando assim um ambiente propicio para bactérias e consequentemente para a formação dos comedões. Esses excessos podem ocorrer por exemplo na puberdade, onde há mais produção dos hormônios andrógenos, responsáveis pelo início do funcionamento das glândulas sebáceas.

Cosméticos Naturais Cosméticos Naturais Produtos sem química para promover a beleza e saúde da pele.
Fitoestrógenos Fitoestrógenos Fitoterápicos capazes de equilibrar as taxas hormonais e reduzir os sintomas da menopausa.
Aloe vera Aloe vera Cápsulas liofilizadas, cremes, loções e shampoos de Aloe vera.
Nutricosméticos Nutricosméticos Cápsulas nutritivas desenvolvidas para melhorar a saúde da pele e dos cabelos.

Bactérias

Em outros casos, bactérias como a Propionibacterium acnes podem agravar a situação, vez que encontram dentro do poro da pele um ambiente ideal para se reproduzirem. Essa espécie de bactéria anaeróbia que consome as secreções produzidas pelas glândulas sebáceas e, quando entra em contato com os poros, leva à inflamação dos folículos pilosos, resultando em poros inflamados e, caso a inflamação seja profunda, há o surgimento de um cisto ou nódulo. Quando o folículo forma pequenos cistos, nódulos inchados e duros dentro da pele, pequenas colisões vermelhas sob a pele, com pus em seu interior e sensível ao toque e não se rompe denomina-se acne pápulo-pustulosa e pode resultar em uma pequena cicatriz.

Ciclo menstrual

Um estudo de 2001 demonstrou que o ciclo menstrual pode contribuir para o aumento das chances de ocorrência de acne, 53% das mulheres com mais de 33 anos tem mais acne pré-menstrual do que mulheres com menos de 20 anos. Isso se explica devido a alteração hormonal e uso de anticoncepcionais de progesterona. A acne também é frequentemente associada a condição de toxidade nos intestinos ou no fígado devido a presença de bactérias como a Clostridium spp e Yersinia enterocolitica na flora do trato gastrointestinal, resultado de uma alimentação pobre em fibras, crescimento intestinal em excesso de Lactobacillus spp.

Outros fatores de desenvolvimento

Outros fatores para o desenvolvimento de acnes são: idade, adolescentes são mais propensos a ter com frequência, o gênero, meninos tem acnes mais graves devido a produção de testosterona, pessoas com distúrbios hormonais, alimentação pobre em nutrientes, uso de drogas, antibióticos, contraceptivos orais, corticoides, anabolizantes, uso de cosméticos a base de óleo, uso de sabões inadequados para o tipo de pele, estresse emocional, ambiente com muita poluição, transpiração excessiva e algumas fricções na pele por roupas apertadas e capacetes, que podem dar início ao processo ou agravar a lesão.

Diagnóstico

Dermatologista
Dermatologista, profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento da acne.

A acne é aparente, desta forma, o diagnóstico é simples de ser feito. É extremamente recomendado que se evite espremer os cravos e as espinhas, visto que as bactérias podem se espalhar e formar outras lesões. O dermatologista primeiramente identifica junto ao paciente os períodos em percebe mais incidência e identifica quais são os cuidados diários na pele, como é a dieta e se existe o uso de algum medicamento. Os exames laboratoriais são realizados quando o paciente parece ter algum problema hormonal e/ou quando há possibilidade de uma bactéria ou levedura estar contribuindo para essa condição.

Tratamento

Os tratamentos mais indicados para a acne são primeiramente o cuidado com a pele, ou seja, é necessário fazer uma limpeza de pele profunda com um profissional para que a oleosidade seja diminuída. Além disso, alguns hábitos devem ser revistos e em alguns casos são indicados o jejum intermitente, uma boa alimentação. Em muitos casos, recomenda-se suspender a ingestão de álcool, evitar o fumo, lacticínios, cafeína, açúcar, chocolates, alimentos processados e ricos em iodo.

Alguns medicamentos convencionais, remédios naturais e terapias serve para amenizar, melhorar e equilibrar o pH da pele. Os métodos tradicionais para o tratamento da acne incluem o uso de produtos e técnicas usadas por dermatologistas para a remoção de nódulos e manchas na pele. Lasers e terapias de luz podem ser úteis para combater as bactérias p. acnes. Peelings químicos podem tratar cravos e pápulas. O uso de drenagem para remover cistos pode ser eficaz quando o paciente não reage aos medicamentos tradicionais e diminui a chance de que surja uma cicatriz. A esfoliação leve é um tratamento natural da acne necessário para manter a pele limpa, além de remover as células mortas da pele.

Água

Um simples hábito que pode ser muito eficaz contra é aumentar o consumo diário de água, em detrimento de outras bebidas como café e refrigerante. A água ajuda o corpo a se livrar de toxinas nocivas, o cerne do problema do surgimento de cravos e espinhas.

Ervas medicinais

Dente-de-leão - Taraxacum officinale
Dente-de-leão – Taraxacum officinale

O uso de ervas medicinais pode ajudar no processo anti-inflamatório, visto que algumas delas possuem propriedades limpadoras e purificadoras do sangue. A raiz de bardana (Arctium lappa), melhora a função das glândulas sebáceas e ainda tem substâncias antissépticas. O dente-de-leão (Taraxacum officinale) e o trevo-vermelho (Trifolium pratense) eliminam as toxinas presentes no organismo, estimulam o bom funcionamento do fígado, intestino e rins, evitando assim, a formação de acnes. Outros remédios herbais foram testados e aprovados para prevenir e eliminar acnes, tais como chá-verde (Camellia sinensis), equinácea (Echinacea spp), flor de madressilva (Lonicera japonica), raiz-amarela (Hydrastis canadensis), sementes de cardo-mariano (Silybum marianum), além de sementes de Cnidium monnieri.

Nutricosméticos Nutricosméticos Cápsulas nutritivas desenvolvidas para melhorar a saúde da pele e dos cabelos.
Fitoestrógenos Fitoestrógenos Fitoterápicos capazes de equilibrar as taxas hormonais e reduzir os sintomas da menopausa.
Cosméticos Naturais Cosméticos Naturais Produtos sem química para promover a beleza e saúde da pele.
Aloe vera Aloe vera Cápsulas liofilizadas, cremes, loções e shampoos de Aloe vera.

Frutas e verduras

Frutas e verduras quando aplicadas diretamente na pele podem auxiliar no tratamento da acne, vez que possuem minerais, óleos essenciais e antioxidantes. Alguns legumes conseguem tirar a oleosidade excessiva da pele. O suco de muitos vegetais aplicados no rosto como máscara facial pode trazer bons resultados. Além disso, frutas e vegetais possuem grande quantidade de água, o que ajuda a eliminar substâncias químicas tóxicas do organismo, além de transportar os nutrientes ao corpo.

Medicamentos

O tratamento para acne leve consiste em reduzir a formação de novos comedões com medicamentos para acne contendo peróxido de benzoíla (Clearasil e Fostex, por exemplo), ácido salicílico (Stridex), enxofre (Therac), ou resorcinol (Acnomel). Alguns antibióticos tópicos como eritromicina, clindamicina (Cleocin-T) e meclociclina (Meclan) podem ser adicionados ao regime de tratamento. O uso de medicamentos pode durar meses ou ate mesmo para que as acnes sejam controladas e não voltem a incomodar, contudo, podem causar alguns efeitos colaterais como vermelhidão, descamação, irritação, secura, sensibilidade a luz solar.

Vitaminas e minerais

Em alguns casos, suplementos à base de ácidos graxos essenciais, vitaminas e minerais podem ser indicados para o tratamento. Substâncias como o ácido alfa-lipóico, betacaroteno (precursor da vitamina E), colágeno, cromo vitaminas do complexo B, C e E, além de zinco, podem ser úteis para o paciente. O ácido alfa-lipóico e o colágeno possuem potencial para cessar e inverter o processo de envelhecimento da pele. O betacaroteno tem ação antioxidante e ajuda a manter a pele saudável. Já o cromo ajuda a cicatrizar a pele e prevenir a formação de cicatrizes causadas pelas lesões. A vitamina C e E contém antioxidantes com efeito calmantes sobre a pele, de forma que fortalecem a imunidade do corpo e protegem a pele das radiações solares. O zinco pode ajudar a matar a bactéria causadora da acne, diminuir a vermelhidão e reduzir a produção de óleo na pele. Os alimentos ricos em Lactobacillus Bulgaricus e Acidophilus ajudam a equilibrar o intestino.

MELHORA A SAÚDE DA PELE E REMOVE MELASMAS Be Beauty Skin Care
ELIMINA AS CELULITES COM EFICÁCIA CelluliFree Anti-Celulite Solution
COLÁGENO HIDROLISADO DE ALTA QUALIDADE Be Slim Colágeno
PROMOVE A SAÚDE DA PELE / RICO EM VITAMINA C Colágeno Hidrolisado
EVITA A QUEDA DOS CABELOS Hair Up
ARTIGO REFORMULADO EM 14.02.2019
Referências:
Choi, Joanna Mimi, Vincent K. Lew, and Alexa B. Kimball. “A single‐blinded, randomized, controlled clinical trial evaluating the effect of face washing on acne vulgaris.” Pediatric dermatology 23.5 (2006): 421-427.
Kumar, Anil, et al. “Treatment of acne with special emphasis on herbal remedies.” Expert Review of Dermatology 3.1 (2008): 111-122.
Ganceviciene, Ruta, and Christos C. Zouboulis. “Isotretinoin: state of the art treatment for acne vulgaris.” JDDG: Journal der Deutschen Dermatologischen Gesellschaft 8 (2010): S47-S59.
Gabriel, Julie. Clear Skin: Organic Action Plan for Acne. Lincoln, NE: iUniverse Books, 2007.
A Vulgaris, Merck Manual.
A Vulgaris. Emedicine.
Dermaclub. O que é, causas, sintomas, tratamentos e como evitar.

Comentários

5 Comentários

  1. Angela Mariza de jesus santos

    Por favor será que você pode me ajudar sobre o problema que sinto? Tenho doença da pélvica congelada, que tipo de planta eu posso usar pra ajudar a eliminar a massa tumural? Obrigada… É um tumor benignino…

  2. olá, tenho acne, já usei assepssia e sastid, quando uso direto meu rosto fica limpo mas, se eu passar um dia sem usar volta tudi denovo, vc´s sabem de alguma planta que possa me ajudar? grato

  3. Natalia santana souza

    Oi,tenho um problema na testa,parecem espinhas e acre mas nao é isso,nao sei o nome mas enxe a minha testa.isso esta acabando com minha auto extima.me ajudem porfavor

Comentar