Raiz-amarela (goldenseal): benefícios e propriedades medicinais

A raiz-amarela (Hydrastis canadensis) é uma planta medicinal também conhecida como framboesa-de-chão, hidraste, pintura-indiana (indian paint) raiz-de-icterícia (jaundice root), raiz-laranja (orangeroot) e goldenseal (inglês). Pertence à família Ranunculaceae.

Benefícios da raiz-amarela

A raiz-amarela é indicada para diversos problemas de saúde e mostrou atividade contra candidíase, clamídia, cólera, difteria, Escherichia coli, estafilococo áureo, estreptococo, giardíase, pneumonia, salmonela, tricomoníase e outros agentes nocivos. Além disso, melhora a digestão, vez que seu gosto amargo o que estimula a produção de bile. Regulariza a produção, metabolismo e eliminação do pigmento biliar, razão pela qual também é conhecida como raiz-de-icterícia, condição de saúde que deixa a pele e as membranas mucosas e nos olhos com a cor amarelada.

A Hydrastis canadensis possui berberina, substância conhecida por suas propriedades contra a diarreia e disenteria. A berberina consegue matar as bactérias causadoras da diarreia e ajuda a eliminar diversos outros tipos de germes. Alguns estudos estão sendo realizados para verificar o seu potencial no tratamento de infecções que causam o câncer. A raiz-amarela é um conhecido antibiótico natural, estudos confirmam a sua capacidade de aumentar a produção de glóbulos brancos, responsáveis pela prevenção e tratamento de diversas infecções. Também diminui os níveis de colesterol e aumenta o fluxo sanguíneo, beneficiando a saúde do coração.

A lavagem é usada para acne, pé-de-atleta, sumagre-venenoso, eczema, impetigo e lombriga. Gargarejo para feridas na boca e dores de garganta. O pó pode ser aplicado a lesões de herpes. Colírio para conjuntivite e inflamação córnea. Gotas (misturado com azeite de oliva) para infecções de ouvido. Ducha para leucorreia, candidíase e Trichomonas vaginalis. Inalação para congestão nasal e pólipos nasais. A goldenseal era muito utilizada por nativos americanos como pintura facial e como uma aplicação para feridas.

A raiz-amarela é composta de alcaloides, flavonoides, resina, albumina, goma, ácido clorogênico, cromo, cálcio, manganês, potássio e ácidos gordurosos não saturados. Além disso, possui substâncias especiais como a berberina, hidrastina e canadine, responsáveis por grande parte das propriedades medicinais.

Como preparar a raiz-amarela

No Brasil a goldenseal é encontrado em cápsulas e tinturas. Veja qual a dosagem correta de cada uma dessas formas:

  • Cápsulas: recomendado que seja consumido de 4 a 6 gramas por dia.
  • Tintura: diluir 40 gotas em um copo de água ou suco. Devem ser tomados cerca de 3 copos por dia.
Crajiru (Pariri) Crajiru (Pariri) O chá de pariri é um poderoso chá para o tratamento do câncer.
Antidiabéticos Insulinas VegetaisAntidiabéticos que agem como hipoglicemiantes e insulinas vegetais
Melatonina MelatoninaDurma melhor e com mais qualidade. Adquira o hormônio do sono.
Libiforce Libiforce Man Estimulante sexual masculino sem contraindicações. Fórmula exclusiva.
Maca-Peruana Maca-Peruana Em Cápsulas e Pó. Rica em nutrientes. Aumenta a libido, desejo sexual e vigor.

Contraindicações e efeitos colaterais da raiz-amarela

A Hydrastis canadensis não é indicada para mulheres grávidas ou lactantes. Também é contraindicada para pacientes hipertensos e diabéticos (aumenta a taxa de açúcar no sangue). O uso em excesso pode reduzir a assimilação da vitamina B pelo organismo. Raramente pode apresentar efeitos colaterais como diarreia, náuseas ou vômitos.

História e curiosidades

A goldenseal é uma planta nativa da América do Norte, sendo encontrada nos Estados Unidos e Canadá. Cresce em solos ricos em húmus e sombrios e possui hastes com pequenos pelos, com cerca de sete folhas cada, que por sua vez, são dentadas e lobuladas. Suas flores são brancas flores brancas os frutos são vermelhos e parecidos com a framboesa. A raiz possui a cor amarelo brilhante.

AGE NO TRATAMENTO DO REUMATISMO Sucupira em Cápsulas
PREVINE RUGAS / PROMOVE A SAÚDE DA PELE Colágeno Hidrolisado com Vitamina C
DIURÉTICO / ELIMINA PEDRAS NOS RINS Quebra-Pedra em Cápsulas
CASTANHA, BUGRE, CENTELHA, HAMAMÉLIS Composto Circulatório 500mg
ALOE VERA (BABOSA) ORGÂNICA LIOFILIZADA Aloe vera Orgânica em Cápsulas
Referências:
Goldenseal. Complementary and Alternative Medicine Guide Herb. University of Maryland Medical Center.
Goldenseal. Propriedades. Nedmed.info.
Scazzocchio, F., et al. “Antibacterial activity of Hydrastis canadensis extract and its major isolated alkaloids.” Planta medica 67.06 (2001): 561-564.
Hwang, Bang Yeon, et al. “Antimicrobial constituents from goldenseal (the Rhizomes of Hydrastis canadensis) against selected oral pathogens.” Planta medica 69.07 (2003): 623-627.

Comentários

1 Comentário

  1. Mauricio

    Onde encontro medicamentos como o extrato do Golden Seal no Brasil? E como é o nome deste medicamento?
    Aguardo resposta
    obrigado

Comentar