Raiz-de-pedra: benefícios e propriedades medicinais

A raiz-de-pedra (Collinsonia canadensis) é uma planta medicinal também conhecida como bálsamo-de-cavalo, bálsamo-de-cavalo-do-Canadá, bálsamo-de-boi, erva-de-cavalo, stone root, horsebalm, horseweed (inglês), dentre outros nomes populares. O nome de gênero Collinsonia foi dado pelo botânico britânico Peter Collinson. Pertence à família Lamiaceae.

Benefícios da raiz-de-pedra

A raiz e seus rizomas (sistema que fica localizado sob o solo) são utilizadas para a criação de formatos de aplicação com fins medicinais. Os princípios ativos da raiz-de-pedra são extremamente difíceis de extrair para uso, tanto na forma de pó quanto na forma moída – seu uso e suas propriedades específicas possuem poucas informações científicas documentadas – apresenta flores amarelas, folhas ovais e cresce em ambientes úmidos. É amplamente útil no tratamento de faringite, laringite, gastrite, hemorroidas e infecção de garganta.

Quando utilizada para auxiliar no tratamento tanto da gastrite quanto da dispepsia atônica, é preciso que a raiz-de-pedra seja aplicada juntamente à outras substâncias medicinais, que podem ser determinadas especificamente com o apoio de um profissional especializado, que poderá indicar não apenas a dosagem, como o tempo de tratamento e a frequência do consumo. Quando indicada para o tratamento das hemorroidas, se mostra de excelente atuação, sendo um dos remédios mais eficientes (uma ou duas doses de raiz-de-pedra em gotas são eficientes para que o tratamento possa obter desempenho eficaz e satisfatório para o paciente).

A raiz-de-pedra é utilizada com grande abrangência em vários locais para auxiliar no tratamento de pedras nos rins, dores na bexiga, inchaço e inflamação na bexiga, além de quaisquer outras infecções que possam ocorrer no trato urinário – bem como o excesso de ácido úrico que pode se manifestar na urina. Estudiosos também afirmam que a raiz-de-pedra apresenta efeitos expressivos ao influenciar o funcionamento do sistema nervoso e das membranas mucosas, proporcionado um alívio da congestão das mesmas, bem como propulsionando e melhorando a circulação sanguínea dos capilares. A influência é determinante quando se observa as condições significativamente relaxadas das membranas mucosas ao redor da garganta, bem como da região final do intestino.

Pedras nos Rins Pedras nos Rins Compre fitoterápicos para eliminar cálculos renais.
Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.
Prisão de Ventre Digestivos Remédios naturais para combater má digestão e prisão de ventre.

Contraindicações e efeitos colaterais da raiz-de-pedra

Majoritariamente, a utilização da Collinsonia canadenses como auxílio para tratamentos medicinais é segura, pois os casos onde os efeitos indesejados foram apresentados são raros – embora possam ser ocasionados pelo uso em quantidades excessivas. Dentre os efeitos colaterais estão as sensações de tontura, a náusea e a ânsia de vômito, o paciente pode também sentir dor ao urinar e irritação na região do estômago.

Mulheres que estão passando pelo processo da gravidez e que estão amamentando não devem fazer o uso do bálsamo, principalmente pelo fato de que não há informações o suficiente para garantir que a substância possa ser segura para a mãe e o bebê. É contraindicado que pessoas que fazem uso da substância lítio ou de pílulas diuréticas utilizem juntamente com a raiz-de-pedra de qualquer maneira, vez que a planta pode também proporcionar efeito diurético, prejudicando o sistema de eliminação do lítio do organismo, provocando efeitos negativos na saúde.

História e curiosidades

A raiz-de-pedra é nativa do leste da América do Norte, desde o sul do Quebec (Canadá), passando pelo sul da Flórida e chegando até o oeste, no estado do Missouri – embora seja geralmente encontrada a leste do Rio Mississipi.

O odor da planta é extremamente forte e pode ser perturbador para algumas pessoas, A raiz tem uma coloração marrom escura, quase preta, é composta por vários nós, bem como muito pesada, coberta por uma enorme quantidade de fibras. O odor característico previamente mencionado desaparece a partir do momento em que a raiz passa por processos de desidratação.

VERMÍFUGO NATURAL / ELIMINA PARASITAS Composto Anti-Verme 500mg
CÁLCULOS RENAIS, INFECÇÕES URINÁRIAS ETC. Diu Renal
COMPOSTO NATURAL COM FITOESTROGÊNIO Isoflavona 500mg
REMÉDIO NATURAL CONTRA O ALCOOLISMO Noethyl Anti-Álcool
FITOTERÁPICO COM MUITOS USOS MEDICINAIS Cavalinha em Cápsulas
Referências:
Scudder; Fyfe; Felter; Locke; Webster; et al. (1904). Mundy, William, ed. A Treatise on Collisonia canadensis. Lloyd Brothers.
Abascal, Kathy, and Eric Yarnell. “Botanical treatments for hemorrhoids.” Alternative & Complementary Therapies 11.6 (2005): 285-289.
WEBSTER, H., FYFE, J. W., SCUDDER, J., LOCKE, F., & FELTER, H. (1904). Collinsonia Canadensis.

Comentários

2 Comentários

  1. BRIGIDA

    PRECISO SABER ONDE POSSO COMPRAR A RAIZ COLLINSONIA (RAIZ DE PEDRA)SE VOCES TEM P/ VENDER OU ONDE POSSO COMPRAR.
    AGUARDO RETORNO.
    OBRIGADA

  2. Carimo Camal

    Exmºs Senhores
    Gostaria de saber se têm Collinsonia em comprimidos.
    Grato pela atenção.
    Carimo

    Réplica – A Collinsonia é comumemente vendida no exterior em forma de extrato e cápsulas. É mais comum o uso da Stone Root em comprimidos em fórmulas para o tratamento de hemorróidas.

Comentar