Sanguinária: benefícios, efeitos e propriedades anticâncer e medicinais

A sanguinária (Sanguinaria canadensis) é uma planta medicinal também conhecida como raiz-vermelha, raiz-sanguínea, blood root e red root (inglês), dentre outros nomes populares. Pertence à família Papaveraceae.

Benefícios e propriedades medicinais da sanguinária

Recentemente, diversos estudos apontaram a sanguinária como uma erva medicinal eficaz para ajudar no tratamento de vários tipos de câncer. Da Sanguinaria canadensis é possível extrair alcaloides de benzofenantridina, substâncias que ajudam a inibir a proliferação de células cancerígenas e inibem a formação de tumores. A sanguinária ainda é capaz de potencializar os efeitos da quimioterapia, vez que suas propriedades medicinais auxiliam na sensibilização das células cancerígenas, tornando-as mais suscetíveis ao tratamento.

Por conta das suas propriedades medicinais, é muito utilizada no tratamento de enxaquecas e dores de cabeças, além de agir como um relaxante de músculos bronquiais. É considerada um excelente remédio para distúrbios da pele como eczema, fungos e verrugas. O extrato da sanguinária interfere diretamente no processo realizado por microrganismos maléficos, que consiste na conversão de carboidratos em ácidos prejudiciais para o organismo. Também evita a formação de placas na epiderme, vez que impede a enzima responsável pela destruição do colágeno presentes nos tecidos atue, protegendo, desta forma, a saúde da pele como um todo.

Em formato de pasta de dente, auxilia na saúde bucal. Pode ajudar pessoas que sofrem com acúmulo de placa bacteriana e sensibilidade nos dentes. É ideal para quem possui uma rotina extremamente atarefada, pois, contem nutrientes que servem como estimulantes naturais, fazendo com que o organismo tenha mais energia na hora de realizar tarefas diárias. Por conta da sua ação expectorante, é útil para dores de garganta e resfriados, bem como para congestão nasal, dor de ouvido, garganta seca e rinite. É feito gargarejo para dores de garganta e inalação para pólipos nasais.

Chá de Crajiru (Pariri) - Folhas Selecionadas

As folhas e ramos de crajiru são utilizadas na preparação de um chá medicinal que pode ser benéfico na prevenção e tratamento de vários tipos de câncer e tumores. Também é rico em propriedades anti-hipertensivas, cicatrizantes (útil para a cicatrização de úlceras gástricas), afecções de pele (incluindo psoríase), dentre outras ações curativas. Não possui contraindicações. Produto exclusivo.

Crajiru (Pariri) Crajiru (Pariri) O chá de pariri é um poderoso chá para o tratamento do câncer.

Sanguinarina (sanguinarine)

A sanguinarina é um alcaloide de benzofenantridina extraído da Sanguinaria canadensis. Exibe atividades antioxidantes, anti-inflamatórias, proapoptóticas e de inibição do crescimento em células tumorais de vários tipos de câncer. Embora o mecanismo subjacente da atividade antitumoral ainda não tenha sido esclarecido, a sanguinária apresenta múltiplos efeitos biológicos que sugerem seu possível uso em tratamentos derivados de neoplasias malignas humanas. As habilidades anticancerígenas incluem a indução de morte celular e inibição da proliferação de células cancerígenas. A sanguinarina é extraída de algumas plantas além da raiz-sanguínea. Neste grupo, se incluem a papoula-espinhosa-mexicana (Argemone mexicana), papoula-plumada (Macleaya cordata) e a celidônia (Majus chelidonium).

Durante a década de 1920 e 1930, a sanguinarina foi o principal componente do composto “Pinkard’s Sanguinaria Compound“, droga vendida pelo Dr. John Henry Pinkard. O médico anunciou o composto como “um tratamento, remédio e cura para pneumonia, tosse, pulmões fracos, asma, rim, fígado, bexiga ou qualquer problema de estômago e eficaz como um ótimo para o sangue”. Em 1931, várias amostras do remédio foram apreendidas por autoridades federais que determinaram que os efeitos do Pinkard eram fraudulentos.

Contraindicações e efeitos colaterais da sanguinária

A raiz fresca da Sanguinaria canadensis é levemente cáustica (causa queimaduras químicas) e tóxica pode causar reações alérgicas, incluindo irritação na pele. O recomendado é que o paciente utilize apenas pequenas doses da substância, sempre com uma frequência moderada. O uso contínuo pode causar intoxicação, seguido de náuseas e vômitos. O uso é contraindicado para gestantes, lactantes e pacientes com glaucoma Antes de iniciar o uso da sanguinária é muito recomendado consultar um especialista para obter orientações precisas.

História e curiosidades

A sanguinária é nativa do Canadá e sua seiva era usada em pinturas corporais durante cerimônias realizadas índios nativos americanos. A planta se tornou popular dentro do ramo cosmético. Atualmente, é usada como componente em fórmulas de cremes, pomadas, loções, óleos hidratantes e outros produtos da indústria cosmética. Contudo, sua forma in natura ainda é a mais utilizada dentro da homeopatia, tendo em vista que as suas propriedades medicinais se tornam mais potentes em sua forma natural.

ANTIOXIDANTE / FORTALECE O SISTEMA IMUNE Dente de Leão em Cápsulas
PARE DE FUMAR SEM SOFRIMENTO Kit Antitabagismo Natural
PODEROSO CHÁ PARA O TRATAMENTO DO CÂNCER Crajiru (Pariri) Chá15g
ALGA MARINHA RICA EM PROPRIEDADES Fucus em Cápsulas 500mg
ESTIMULANTE SEXUAL MASCULINO PREMIUM Libiforce Man 800mg
Referências:
Achkar, I. W., Mraiche, F., Mohammad, R. M., & Uddin, S. (2017). Anticancer potential of sanguinarine for various human malignancies. Future medicinal chemistry, 9(9), 933-950.
Becci, Peter J., et al. “Short‐term toxicity studies of Sanguinarine and of two alkaloid extracts of Sanguinaria Canadensis L.” Journal of Toxicology and Environmental Health, Part A Current Issues 20.1-2 (1987): 199-208.
FDA Notices of Judgment Collection, 1908-1966.
Frankos, V. H., Brusick, D. J., Johnson, E. M., Maibach, H. I., Munro, I., Squire, R. A., & Weil, C. S. (1990). Safety of Sanguinaria extract as used in commercial toothpaste and oral rinse products. Journal (Canadian Dental Association), 56(7 Suppl), 41-47.

Comentários

Comentar