Chá de semente de sucupira: benefícios e propriedades

A sucupira é uma popular planta medicinal também conhecida como sucupira-branca, faveiro, fava-de-sucupira, fava-de-Santo-Inácio, sapupira, supupira-do-campo, sebepira, sebipira, cutiúba, macanaíba, paracarana, dentre outros nomes populares.

Benefícios da semente de sucupira

Suplementos para Reumatismo

A semente de sucupira é usada no combate ao excesso de ácido úrico do corpo, amigdalite, artrite, asma, blenorragia, cistos ovarianos e no útero, debilidade orgânica, dermatoses, diabetes, dor de garganta, dores espasmódicas, feridas, hemorragias, inflamações, reumatismo, sífilis e vermes. O óleo volátil retirado da casca e das sementes, além de ser aromático, é eficaz no tratamento do reumatismo e outras dores nas articulações. Os tubérculos ou nódulos da raiz, também conhecidos como batatas-de-sucupira, são utilizados no controle do diabetes.

A sucupira possui ação anticancerígena, além de ser um ótimo tônico. Um estudo publicado também concluiu que os óleos essenciais das sementes são úteis no combate de tumores de próstata. As sementes da espécie Pterodon emarginatus possuem flavonoides, cumarinas, saponinas, triterpenos, esteroides e óleo essencial. O óleo da semente de sucupira possui beta-cariofileno, substância química com atividade anti-inflamatória, antibiótica, antioxidante, anti-carcinogênica e anestésica, o que comprova as propriedades medicinais da planta.

Como fazer o chá de semente de sucupira

Para fazer o chá da semente de sucupira, deve-se partir as sementes em cerca de quatro pedaços. Após ferver um litro de água por cerca de dez minutos, cinco sementes devem ser mergulhadas por um minuto na água quente. Deixar as sementes fervendo por cerca de dois minutos fortalecerá o chá, o que o tornará recomendado para casos de dores persistentes.

Após ferver as sementes com a água, o chá medicinal deve ser resfriado e conservado na geladeira para consumo nos duas subsequentes. Outra forma de preparar o chá consiste em ferver por cerca de 10 minutos em cerca de um litro de água alguns pedaços da semente ou casca. O chá deve ser tomado com intervalos de algumas horas, intercalados com o consumo de água. A recomendação é de que o chá seja tomado preferencialmente fresco. O chá pode ser utilizado no tratamento de dores, vez que possui efeito analgésico e anti-inflamatório.

Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.
Antirreumaticos Antirreumáticos Suplementos naturais para aliviar dores articulares, artrite, artrose, gota e reumatismo.
Sucupira Sucupira em Cápsulas Alivia dores de artrite/reumatismo e controla o diabetes
Anti-Inflamatórios Anti-Inflamatórios Naturais Suplementos eficazes para aliviar e curar inflamações nos tecidos.

A tintura e o extrato de sucupira

A tintura de sucupira é preparada através de seus frutos e usada na forma diluída, em mínimas quantidades, de 3 a 5 vezes ao dia. O extrato é normalmente vendido em cápsulas ou solução e seu uso é indicado principalmente para casos de dor de garganta. O extrato também é utilizado para o tratamento de artrite, artrose, gota e reumatismo, além de aliviar dores nas costas e joelhos.

Contraindicações e efeitos colaterais da sucupira

A planta é considerada muito segura para o consumo e não possui contraindicações. No entanto, algumas pessoas recomendam que o chá seja consumido por até quinze dias consecutivos, retomando seu uso após descansar por outros quinze dias, para que ocorra um equilíbrio no sistema endócrino. No entanto, não há suficientes estudos publicados correlacionados à possíveis efeitos colaterais. Também não foi encontrada nenhuma contraindicação quanto ao uso contínuo do extrato ou da tintura.

Curiosidades

Sucupira - Pterodon pubescens
Sucupira – Pterodon pubescens

A sucupira (Pterodon emarginatus) é uma árvore rústica com floração azulada, ocorre no cerrado e na faixa de transição para a Mata Atlântica, nos Estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul. É uma árvore de porte médio. Sempre foi muito utilizada por tribos indígenas brasileiras, como é o caso da tribo Pataxós, incidente na região nativa da árvore. Sua madeira é nobre e usada como matéria-prima na fabricação de pisos e móveis. O fruto só possui uma semente.

A sucupira de nome popular inclui espécies de outras cinco famílias botânicas diferentes, que apesar de terem morfologias semelhantes, possuem frutos diferentes. As espécies mais conhecidas são Pterodon pubescens Benth e Pterodon emarginatus. Também inclui a Pterodon polygalaeflorus, Bowdichia nitida, Bowdichia virgilioides (sucupira-preta).

PREVINE E TRATA A OSTEOPOROSE Osteoforce
REMÉDIO NATURAL PARA ELIMINAR PEDRAS NOS RINS Dissol
AGE NO TRATAMENTO DO REUMATISMO Sucupira em Cápsulas
PODEROSO CHÁ PARA O TRATAMENTO DO CÂNCER Crajiru (Pariri) Folhas Para Chá
ALIVIA DORES DE ARTRITE E REUMATISMO Composto Anti-Reumático
Referências:
Spindola, Humberto M., et al. “Furanoditerpenes from Pterodon pubescens Benth with selective in vitro anticancer activity for prostate cell line.” Journal of the Brazilian Chemical Society 20.3 (2009): 569-575.
Hansen, Daiane, Mitsue Haraguchi, and Antonio Alonso. “Pharmaceutical properties of’sucopira'(Pterodon spp.).” Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences 46.4 (2010): 607-616.
Dutra, Rafael C., Magda N. Leite, and Nádia R. Barbosa. “Quantification of phenolic constituents and antioxidant activity of Pterodon emarginatus vogel seeds.” International journal of molecular sciences 9.4 (2008): 606-614.

Comentários

123 Comentários

  1. Edvan moreira

    Eu Edvan moreira, tomei os chás das sementes, após tomar varios medicamentos, até injetáveis e nada o chás saiu as dores graças ao criador das sucupiras.

  2. Rivaldo Dias Barbosa

    Bom dia! Já tomei o chá da sucupira e voltei a tomar a partir de agora pois me ajudou nas minhas dores na coluna.

  3. Tenho fortes dores nas costas ( lombar)o chá de sucupira pode me ajudar nestas dores?

  4. Fernanda

    Pode ser consumido por pessoas com problemas no figado? Existe algum público restrito dess semente?

  5. Thereza

    Tenho um pé de sucupira, coloco uma semente na boca, de manhã até na hora do almoço, para artrite e artrose, melhorei muito, as dores diminuíram. Devo continuar neste processo? Alguma contra indicação?

  6. Carlos Alberto Vieira da Silva

    Farei uso por algum tempo como esperiencia em busca de resultados em relação a dores p/ corpo , com chás acreditando em uma solução geral e também como um asséptico .

  7. Antônio jose

    As pessoas devem lembrar de quebrar as sementes antes de colocar no fogo para ferver na água, são de 4 a 6 sementes para um litro dágua

Comentar

QUER MAIS ?

Você pode se interessar por algumas de nossas publicações mais populares. Para isso, é só clicar em algum dos links abaixo para acessar gratuitamente:

(CLIQUE NO TÍTULO PARA ACESSAR)

Você também pode aproveitar e usar o nosso cupom MEDICINA10 para ganhar 10% de desconto em mais de 300 produtos naturais selecionados!  

Medicina Natural
Folhas