Benefícios das sementes de chia

Sementes de chia

Conheça todos os benefícios da dieta de sementes de chia para a saúde, sobretudo para diabéticos e pessoas que querem emagrecer ou ganhar resistência muscular.

Atualizado em 04/07/2022

As sementes de chia possuem cerca de um terço de proteínas, um terço de fibra solúvel dietética e o restante de óleo essencial, que por sua vez possui concentração de dois terços de ácido graxo ômega-3. A semente também é rica antioxidantes e aminoácidos, além de não conter glúten.

Benefícios das sementes de chia

Ao serem embebidas em água ou outros líquidos saudáveis, tais como sucos naturais, por alguns minutos, as sementes de chia formam um gel rico em fibras solúveis que absorve grande quantidade de líquidos, permitindo que o corpo se mantenha hidratado por mais tempo, o que também facilita a prática de exercícios físicos de maior intensidade e duração. No estômago, misturadas com suco gástrico, as sementes de chia se tornam gelatinosas, criando uma barreira entre as enzimas digestivas e carboidratos, que são absorvidos mais lentamente.

As sementes também são ricas em polifenóis derivados do ácido cafeico que são compostos antioxidantes que protegem o corpo dos radicais livres, envelhecimento e câncer. Além disso, as fibras à base de carboidratos, presentes em altos níveis de concentração, estão associadas à redução da inflamação, redução do colesterol e regulação da função intestinal.

Resistência física

Muitos praticantes de corridas de longa distância em algumas partes do mundo consomem a chia regularmente, vez que ela aumenta a resistência muscular, inclusive na prevenção e recuperação de lesões, e aumenta o condicionamento físico. O gel das sementes da chia cria uma barreira entre as enzimas e os hidratos de carbono que permitem converter carboidratos em açúcar lentamente, e dá o impulso da energia por um longo período de tempo, ajudando a amentar a resistência do corredor ou de qualquer outro praticante de atividades físicas.

Sensação de saciedade

A semente de chia absorve mais de nove vezes seu peso em água, retarda a digestão e a liberação de açúcares no organismo, além de proporcionar uma prolongada sensação de saciedade. Consumida no café da manhã ou antes das refeições, a chia pode reduzir a vontade de comer açúcares, além de proporcionar uma sensação de saciedade e nutrição ao corpo, o que a torna ideal em dietas para perda de peso.

As sementes de chia são ricas em ômega 3

As sementes de chia são ricas em ácidos graxos ômega-3, ferro, magnésio e outras vitaminas e minerais, como o cálcio, que fortalece os ossos e beneficia toda a estrutura óssea. Também contém boro, que promove a melhor absorção de cálcio pelo organismo.

Curiosidades

A chia é nativa do sudoeste dos Estados Unidos e América Central, sendo encontrada principalmente no México, onde foi muito valorizada como fonte de alimento pelos Astecas.

Referências:
De Falco, Bruna, Mariana Amato, and Virginia Lanzotti. “Chia seeds products: an overview.” Phytochemistry Reviews 16.4 (2017): 745-760.
Kulczyński, Bartosz, et al. “The chemical composition and nutritional value of chia seeds—Current state of knowledge.” Nutrients 11.6 (2019): 1242.
Weber, Charles W., et al. “The nutritional and chemical evaluation of chia seeds.” Ecology of Food and Nutrition 26.2 (1991): 119-125.