5-HTP: saiba para que serve e benefícios

5-HTP (5-Hidroxitriptofano)

Saiba para que serve e conheça os benefícios e efeitos colaterais do 5-HTP (5-hidroxitriptofano), suplemento que reduz sintomas da ansiedade e depressão.

Atualizado em 20/12/2023

O 5-HTP, também conhecido como 5HTP, 5-hidroxitriptofano, 5-HTTP, pílula-da-felicidade e 5-hydroxytryptophan (inglês), é um suplemento dietético natural precursor metabólico da serotonina, que por sua vez é um neurotransmissor no cérebro.

Para que serve o 5-HTP?

O 5-HTP é um suplemento dietético rico em triptofano, um aminoácido essencial utilizado pelo cérebro mas que não é produzido naturalmente pelo organismo e, juntamente com a vitamina B3, niacina e magnésio para produzir a serotonina, um neurotransmissor importante nos processos bioquímicos que regulam as sensações de sono e bem-estar. É utilizado na medicina alternativa para aliviar sintomas de ansiedade, depressão, dores de cabeça, fibromialgia, insônia e TPM, além de reduzir o apetite.

  • ★ Alivia os sintomas da depressão
  • ★ Aumenta os níveis de serotonina e diminui a ansiedade
  • ★ Auxilia de forma eficaz em dietas para perda de peso
  • ★ Proporciona sensação de bem-estar
  • ★ Reduz a vontade de comer doces e gorduras

Benefícios do 5-HTP

O 5-HTP é uma escolha cada vez mais popular em dietas para perder peso, vez que aumenta os níveis de serotonina no cérebro e reduz a vontade de comer doces e gorduras, além de controlar o apetite. Pesquisas indicaram que pessoas com grande apetite para consumirem carboidratos apresentaram baixos níveis de serotonina. Neste caso, o cérebro instintivamente busca alimentos mais gordurosos para suprir suas necessidades.

Quando o 5-HTP é consumido, alguns triptofanos se transformam em proteínas e niacina (vitamina B3) e outros vão para o cérebro para se converterem em serotonina (neurotransmissor), substância química fundamental para o funcionamento cerebral e responsável pela sensação de calma e bem-estar do corpo. O 5-HTP, fonte rica em serotonina, se mostrou capaz de aliviar os sintomas da depressão.

A serotonina é também responsável por regular o humor e os níveis de tensão. Uma das causas comuns da ansiedade é uma desordem conhecida como SDS ou Síndrome de Deficiência de Serotonina, ocasionada por níveis de serotonina abaixo do normal no cérebro. Isso faz com que o cérebro regule mal o humor, a tensão, o apetite e os processos de sono. Tais fatores somados podem influenciar negativamente e aumentar os níveis de ansiedade.

Ansiedade

Estudos apontaram que consumir 5-HTP reduz a ansiedade e alivia os sintomas em pessoas com síndrome do pânico. Os médicos sabem que é provável que a falta de serotonina tenha um papel chave na ansiedade. Quando administrado de forma correta, o 5-HTP pode ser um excelente suplemento natural para o tratamento da ansiedade, vez que uma das causas comuns da ansiedade é uma desordem conhecida como SDS ou Síndrome de Deficiência de Serotonina, ocasionada no cérebro em decorrência de níveis de serotonina abaixo do normal. Isto faz com que o cérebro regule mal o humor, tensão, apetite e os processos de sono. Esses fatores somados podem influenciar negativamente e aumentar os níveis de ansiedade.

A função do 5-HTP é justamente a de suprir a falta de serotonina, fazendo com que os níveis de ansiedade diminuam consideravelmente. A dose a ser administrada para o controle da ansiedade através do 5-HTP deve ser sempre feita sobre prescrição médica, sendo mais comum o consumo diário de 100mg de 5HTP. No caso da ansiedade, os efeitos proporcionados pelo suplemento não são instantâneos, havendo casos em que o cérebro pode levar cerca de um mês para se beneficiar completamente do suplemento.

Aumento de cortisol

(EFICAZ)

O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais, que estão localizadas acima dos rins. A função do cortisol é ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações, contribuir para o funcionamento do sistema imune e manter os níveis de açúcar no sangue constantes, assim como a pressão arterial.

Depressão

O 5-HTP é tão efetivo quanto alguns fármacos antidepressivos, com a vantagem de ser natural e não causar efeitos colaterais adversos. A serotonina é uma substância química fundamental para o funcionamento do cérebro, responsável por produzir, dentre outras coisas, a sensação de calma e bem-estar do corpo. A serotonina é também responsável por regular o humor e os níveis de tensão. Durante as últimas três décadas, estudos ligaram os vários sintomas da depressão aos baixos índices de serotonina presentes no cérebro. O 5-HTP, extraído das sementes da Grifonnia simplicifolia, provou ser uma fonte rica em serotonina, substância capaz de aliviar os sintomas depressivos.

Os efeitos da fluvoxamina (fármaco utilizado no tratamento da depressão) foram comparados ao 5-HTP, que provou ser igualmente efetivo. Vários grupos tratados com essas substâncias obtiveram redução gradual dos sintomas depressivos. O 5-HTP pode ser umas das substâncias naturais mais benéficas para a saúde mental.
Uma publicação na revista Neuropsychobiology, mostrou segundo um investigador, que “dos 17 estudos revisados, 13 confirmaram que o 5-HTP possui verdadeiras propriedades antidepressivas”. Apesar disso, o 5-HTP pode não ser apropriado para todos os tipos de depressão e também pode não ser compatível com todos os tipos de medicamento antidepressivos.

Enxaqueca

O consumo diário de 5-HTP por seis meses diminui ou cessa o número de crises de enxaqueca em 71% das pessoas, segundo estudos.

Inibidor de apetite

(MUITO EFICAZ)

Pacientes que receberam 5-HTP diminuíram significativamente a ingestão diária de energia, reduzindo a ingestão de carboidratos. A serotonina age na redução da ingestão de energia, inibindo predominantemente a ingestão de carboidratos. Desta forma, pode ser utilizado com segurança para melhorar a conformidade com as prescrições alimentares. Um estudo de 2 semanas realizado em mulheres acima do peso suplementadas com 5-HTP concluiu que houve uma diminuição significativa no desejo de ingerir alimentos, principalmente carboidratos.

Perda de peso

O consumo de 5-HTP proporciona maior sensação de plenitude ou saciedade ao comer, o que leva a uma diminuição na ingestão de alimentos, principalmente doces e gorduras. As pessoas que tomam cápsulas de 5-HTP 500 também apresentam índice de massa corporal (IMC) reduzido. O consumo diário de 750 mg de 5-HTP por homens e mulheres acima do peso durante o período de duas semanas foi associado a uma menor ingestão de alimentos, sobretudo de carboidratos. 20 pacientes (nove do grupo 5-HTP e 11 do grupo placebo) participaram do estudo. A disponibilidade de triptofano cerebral em pacientes diabéticos foi significativamente reduzida quando comparada a um grupo controle saudável. Os pacientes que receberam 5-HTP diminuíram significativamente a ingestão diária de energia, reduzindo a ingestão de carboidratos. Desta forma, houve queima de gordura e redução do peso corporal. (Departamento de Medicina Clínica da Universidade de Roma).

Pesadelos

A dosagem de 2mg por quilo de 5-HTP durante 20 dias foi associada redução significativa de pesadelos em crianças durante o período de suplementação e por até 6 meses depois. (Universidade de Roma).

Fibromialgia

Ajuda a reduzir os sintomas em pessoas com síndrome da fibromialgia primária (alterações no sono, cefaleia, distúrbios emocionais e psicológicos. dor generalizada, dentre outros) . Também diminui a percepção da dor em muitos casos. (26Trusted Source).

Dose recomendada de 5-HTP

A dose recomendada de 5-HTP varia de 300 a 500 mg, tomada uma vez ao dia ou em doses divididas. Doses mais baixas também podem ser eficazes, geralmente quando combinadas com outras substâncias. Para reduzir a ingestão de alimentos, o 5-HTP deve ser ingerido juntamente com uma refeição, vez que aumenta a sensação de saciedade dos alimentos. O suplemento não deve ser tomado com nenhum medicamento neurológico que foi prescrito com efeito antidepressivo ou para outros fins cognitivos, a menos que seja prescrito por um médico.

Contraindicações e efeitos colaterais do 5-HTP

O 5-HTP manipulado deve ser usado apenas para fins indicados no rótulo do produto ou da forma como prescreveu o médico ou farmacêutico. Não deve ser utilizado em quantidades maiores que as prescritas ou durante um período mais longo do que o indicado. O 5-HTP deve ser consumido com água e seu uso não deve ser misturado com bebidas alcoólicas e medicamentos antidepressivos, vez que o suplemento pode potencializar os efeitos dessas substâncias.

O uso pode aumentar a sensibilidade da pele aos raios solares. Caso seja inevitável, deve-se usar um protetor solar com um fator de proteção acima do que você cotidianamente costuma usar. Apesar de não haver casos de prejuízo ao feto durante a gravidez, o uso durante a gestação só pode feito com prescrição e acompanhamento médico. Em alguns casos, o remédio pode prejudicar a produção de leite durante a lactância.

Pessoas que apresentarem sintomas alérgicos, tais como azia, dificuldades de respiração, dores de estômago, erupções cutâneas, formigamento severo pelo corpo ou dores musculares fortes, inchaços (face, lábios, língua e garganta), náuseas, perda total de apetite, prisão de ventre, urticárias ou vômitos devem cessar o uso e procurar o profissional da saúde responsável.

História e curiosidades

O 5-HTP é um suplemento produzido a partir das sementes da planta africana Griffonia simplicifolia, um arbusto encontrado na África Ocidental e Central que chega a atingir aproximadamente três metros de altura. Os africanos utilizam a Griffonia simplicifolia há séculos, mastigando seus talos e raízes.

Referências:
Hinz, Marty, Alvin Stein, and Thomas Uncini. “5-HTP efficacy and contraindications.” Neuropsychiatric disease and treatment 8 (2012): 323.
Zmilacher, K., R. Battegay, and M. Gastpar. “L-5-hydroxytryptophan alone and in combination with a peripheral decarboxylase inhibitor in the treatment of depression.” Neuropsychobiology 20.1 (1988): 28-35.
Zmilacher K, et al. L-5-hydroxytryptophan alone and in combination with a peripheral decarboxylase inhibitor in the treatment of depression. Neuropsychobiology 1988;20:28-35
L -5-Hydroxytryptophan treatment of sleep terrors in children. Bruni O1, Ferri R, Miano S, Verrillo E. Centre for Paediatric Sleep Disorders, Department of Developmental Neurology and Psychiatry, University of Rome “La Sapienza”.
CANGIANO, Carlos et al. Effects of oral 5-hydroxy-tryptophan on energy intake and macronutrient selection in non-insulin dependent diabetic patients. International journal of obesity, v. 22, n. 7, p. 648, 1998.
Van Praag, H. M. “In search of the mode of action of antidepressants: 5-HTP/tyrosine mixtures in depressions.” Neuropharmacology (1983).
Titus, Feliu, et al. “5-hydroxytryptophan versus methysergide in the prophylaxis of migraine.” European neurology 25.5 (1986): 327-329.
Caruso, I., et al. “Double-blind study of 5-hydroxytryptophan versus placebo in the treatment of primary fibromyalgia syndrome.” Journal of international medical research 18.3 (1990): 201-209.