Griffonia simplicifolia: benefícios e propriedades medicinais

A Griffonia simplicifolia é um arbusto perene, vigoroso, de grande adaptabilidade, que chega a atingir aproximadamente três metros de altura e possui flores esverdeadas. Inclui os sinônimos botânicos Bandeiraea simplicifolia Bent e Schotia simplicifolia. Pertence a família das Leguminosas.

Benefícios da Griffonia simplicifolia

A Griffonia simplicifolia é encontrada na África, principalmente na África Ocidental e África Central, em países como Gana, Costa do Marfim e Togo. Nativos africanos utilizam a Griffonia simplicifolia como há séculos, mastigando seus talos e raízes. As propriedades medicinais das sementes da Griffonia simplicifolia foram descobertas na década de 1960, quando o 5-HTP e outras substâncias da planta foram isoladas. A partir da década de 1980 remédios feitos com o princípio ativo 5-HTP foram lançados e colocados à venda no mercado.

As folhas são usadas para ajudar na cura e cicatrização de feridas e o suco da folha é usado como um enema para o tratamento de doenças renais. As folhas em forma de decocção ajudam a reduzir ânsias de vômitos, congestões na pélvis, além de serem afrodisíacas. A polpa da folha é aplicada em cancros venéreos.

5-HTP (5-hidroxitriptofano)

Das sementes da Griffonia simplicifolia é extraído a base para o remédio natural 5-HTP (5-hidroxitriptofano), comercializado em forma de suplemento para melhorar o humor, reduzir a ansiedade, combater a depressão, fibromialgia, insônia, dores de cabeça crônicas, tensão pré-menstrual (TPM) e sobrepeso (obesidade). O 5-HTP é muito utilizado em dietas para perda de peso, vez que aumenta os níveis de serotonina no cérebro e diminui o apetite por alimentos doces e gordurosos.

O 5-hidroxitriptofano é um produto químico que o corpo produz a partir do triptofano (um aminoácido essencial, obtido por meio de alimentos). Depois que o triptofano é convertido em 5-HTP, o mesmo é transformado em uma outra substância química chamada de serotonina, um neurotransmissor. A serotonina ajuda a regular o humor e comportamento, enquanto o 5-HTP pode ter um efeito positivo sobre o sono, humor, ansiedade, apetite e sensação de dor.

Contraindicações e efeitos colaterais da Griffonia simplicifolia

Os efeitos colaterais do 5-HTP são suaves e podem incluir gases, náuseas e azia. Doses de 5-HTP superiores a 70mg podem causar dores de estômago.

ESTIMULANTE SEXUAL MASCULINO PREMIUM Libiforce Man
SUPLEMENTO PARA CONTROLAR O ESTRESSE Mild Mag
ESTIMULA A PRODUÇÃO DE MELATONINA Natural Sleep
SPRAY QUE INIBE A VONTADE DE FUMAR Nicofree
AUMENTA O FOCO E BENEFICIA A MEMÓRIA Nootrozyme Memory
University of Maryland Medical Center
Drugs.com

Comentários

2 Comentários

  1. Luciene Oliveira

    Onde comprar o 5+htp qualquer pessoa pode tomar? Estou na menopausa eu posso usar?

  2. Jamile Beatriz

    Olá, me interessei muito por esse assunto, e gostaria das referencias desse estudo realizado sobre Griffonia simplicifolia. Obrigada

Comentar

QUER MAIS ?

Você pode se interessar por algumas de nossas publicações mais populares. Para isso, é só clicar em algum dos links abaixo para acessar gratuitamente:

(CLIQUE NO TÍTULO PARA ACESSAR)

Você também pode aproveitar e usar o nosso cupom MEDICINA10 para ganhar 10% de desconto em mais de 300 produtos naturais selecionados!  

Medicina Natural
Folhas