Remédios naturais para emagrecer

Benefícios da pholia magra, óleo de peixe ômega-3, l-glutamina, óleo de cártamo e 5-HTP, suplementos fitoterápicos e remédios naturais para emagrecer.

Atualizado em 25/05/2017

Vários remédios naturais para emagrecer são cada vez mais populares em dietas para perda de peso, vez que tais suplementos não contém produtos químicos nocivos, apresentam poucas contraindicações e ainda trazem em sua composição princípios ativos naturais que melhoram a saúde do corpo.

O uso de remédios naturais para emagrecer e conseguir o peso ideal

De acordo com especialistas médicos e nutricionistas, o peso ideal é definido proporcionalmente à altura da pessoa (IMC). Quando o teor de gordura do corpo excede os valores normais, há o risco de sobrepeso, que pode evoluir para obesidade, condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. O excesso de peso traz diversos problemas para a saúde e, neste caso, exercícios físicos e remédios naturais, que poucas contraindicações e efeitos colaterais, podem ser úteis. Conheça abaixo alguns remédios naturais que podem auxiliar no processo de perda de peso.

Óleo de peixe ômega-3

Os ácidos graxos ômega-3, encontrados em grandes quantidades nos óleos de peixe, ajudam a mudar a forma de como o corpo usa a gordura: ao invés de armazená-la, o corpo metaboliza e queima a gordura para gerar energia. O óleo de peixe ômega-3 também parece diminuir o apetite do organismo por consumir alimentos gordurosos. Em um estudo publicado em 2007 no American Journal of Clinical Nutrition, pesquisadores australianos descobriram que tanto o óleo de peixe quanto os exercícios físicos reduzem a gordura corporal de forma independente, no entanto, quando utilizados em conjunto pelos pacientes que praticavam atividades físicas por 45 minutos três vezes por semana e consumiam 1900 mg de óleo de peixe por dia, o resultado foi ainda mais eficaz.

Pholia Magra

A Pholia Magra é um remédio para emagrecer à base da erva medicinal conhecida como porangaba ou chá-de-bugre (Cordia ecalyculataCordia salicifolia), nativa do Brasil. A Pholia Magra diminui o apetite, reduz a celulite, aumenta a energia e melhora a circulação do corpo. A Pholia Magra atua no sistema nervoso central como supressora do apetite, além de promover uma sensação de saciedade que faz com que a pessoa tenha um crescente controle sobre o apetite. É ideal para queimar a gordura abdominal profunda. A Pholia Magra é um dos remédios naturais para emagrecer composta de cafeína, além de outras substâncias químicas como o potássio, alantoína e ácido alantoico.

Óleo de Cártamo

O óleo de cártamo é uma das mais ricas fontes de ácido linoleico. O CLA (ácido linoleico conjugado) ajuda a manter uma boa saúde, sendo que é extremamente difícil de obter um nível otimizado de CLA apenas seguindo uma dieta normal. O óleo de cártamo é usado em dietas para perda de peso como um queimador de gordura. Segundo um estudo da Universidade da Califórnia, o óleo de cártamo é capaz de diminuir rapidamente os níveis de colesterol em cerca da metade das pessoas. Outro estudo realizado na mesma universidade constatou que o ácido oleico, outra substância também presente no cártamo, estimula a produção do lipídio oleil-etanolamida (OEA), que reduz o apetite, aumenta a perda de peso e diminui a produção de LDL, o conhecido “mau colesterol”.

5-HTP

O 5-HTP (5-hidroxitriptofano) é também conhecido como pílula da felicidade e age como o triptofano, substância precursora da serotonina. Desde 1975, estudos usando ratos obesos demonstraram que a administração de 5-HTP para esses animais resultou em uma significativa perda de peso. Com o consumo do 5-HTP, o nível de serotonina no cérebro aumentou e a mensagem transmitida ao cérebro determinando a necessidade de consumo de alimentos doces e gordurosos passou a ser repassada com menor intensidade.

L-Glutamina

A L-glutamina é um aminoácido que alimenta o cérebro instantaneamente e e impede que o organismo deseje doce e alimentos ricos em amido. A l-glutamina também pode facilitar a perda de peso, afetando a conversão e armazenamento de calorias. Vários estudos já indicaram que o suplemento de l-glutamina promove a perda de peso após algum tempo de uso.

Referências:
6 Herbs to Weight Loss. Natural Health Magazine.
Fats and oils: formulating and processing for applications, Richard D. O’Brien 2009.