Diabetes mellitus: causas e tratamento natural

O diabetes é uma doença metabólica crônica que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atinge cerca de 6% da população mundial. É caracterizada por um aumento anormal da glicose ou açúcar do sangue. Em casos de falta de tratamento (ou tratamento inadequado) pode causar vários outras complicações, incluindo insuficiência renal, infartos, derrame cerebral, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização.

Causas do diabetes

Os dois tipos de diabetes (tipo 1 e 2) podem ser herdáveis, contudo, o tipo 1 costuma causar maiores complicações para a saúde do paciente e sua contração é mais comum no quesito herança genética, atingindo cerca de 10% dos casos. O tipo 2 é geralmente contraído por excesso de hábitos não saudáveis e atinge principalmente obesos e hipertensos, sendo mais comum com o avanço da idade. Ocorre principalmente devido a autoimunidade das células à insulina e compreende cerca de 90% de todos os casos da doença.

O termo diabetes geralmente se refere à Diabetes mellitus, mas existem muitas outras condições mais raras da doença. A condição mais comum da doença é a diabetes insípida (diabetes insipidus) e os sintomas são similares aos do tipo mellitus, com a distinção de que não ocorre a glicosúria e não há hiperglicemia. A forma gestacional também envolve uma combinação de secreção e responsividade de insulina inadequados, assemelhando-se ao tipo 2 em diversos aspectos. Ela se desenvolve durante a gravidez e pode melhorar ou desaparecer após o nascimento do bebê e requer supervisão médica cuidadosa durante a gravidez.

Tratamento natural do diabetes

Existem algumas ervas medicinais, suplementos e remédios naturais que são benéficos para diabéticos, vez que regulam a taxa de açúcar no sangue e podem substituir o açúcar e outros adoçantes.

Ervas antidiabéticas e hipoglicemiantes

  • Chicória
  • Ginseng
  • Gymnema sylvestre
  • Jamelão
  • Melão-amargo
  • Mirtilo
  • Pata-de-vaca
  • Sucupira

Suplementos

Vitaminas e minerais

Como viver bem com o Diabetes mellitus?

É extremamente importante a educação, o acompanhamento da dieta, exercícios físicos e monitoração própria dos níveis de glicose, com o objetivo de manter os níveis de glicose a longo e curto prazo adequados. Um controle cuidadoso é necessário para reduzir os riscos das complicações a longo prazo. O controle do diabetes pode ser alcançado com uma combinação de dietas, exercícios e perda de peso (tipo 2), várias drogas diabéticas orais (tipo 2 somente) e o uso de insulina (tipo 1 e 2 que não estejam respondendo à medicação oral).

Além disso, devem ser feitas modificações no estilo de vida de modo a controlar a pressão arterial e o colesterol, se exercitar mais, fumar menos e consumir alimentos apropriados para diabéticos, e se necessário, tomando medicamentos para reduzir a pressão.

Comentários

17 Comentários

  1. reginaldo santos

    BOA TARDE ! A TODOS DESCOBRI ESTA DOENÇA CRONICA DIÁBETES A 3 ANOS ATRAIZ .PASSEI MAUS BOCADOS … JA FUI PARAR NO HOSPITAL, DIVE QUE RENUNCIAR VARIAS DELICIAS DO MUNDO GASTRÓNOMICO RSRS JA CHEIQUEI IR PARA O HOSPITAL COM DISSE ANTES COM ELA EM 520 UL 1 VEZ NA 2 VEZ 484UL AI TOMEI VERGONHA. DISSE PA MIM MESMO VOU DESTRUIR ESTA DOENÇA, JUREI QUERRA …RSRS COMECEI A TOMAR TUDO QUE ME DIZIAM MAIS ATE HJ SÓ TEM UMA PLANTA QUE ME AJUDOU MUITO CARQUEJA 3 XICÁRAS POR DIA E OUTRA … CHÁ SUPERVIT .. E OUTRA EM JEJUM EU COSTUMO COLOCAR ESPINAFRE ,COUVE,SALSINHA ..BATER E TOMAR EM JEJUM .. TALVES POSSA AJUDAR ALGUNS DE VCS ATÉ MAIS HJ MINHA CLICOSE JEJUM ESTA 98UL GRAÇAS A DEUS NAO FAÇO CAMINHADA E NENHUM EXERCICIOS SI EU PRATICASE CONCERTEZA ESTARIA MENOS

  2. José Augusto Santana dos Santos

    Minha familia tem diabetes, me recomendaram a utilização de uma planta chamada de Marinheiro, esta planta serve mesmo para diabetes?

  3. nalva maia

    ola,descobri que tenho diabetes tipo 1 faz 3 meses,esta dificil aceitar não sei lidar com essa doença algumas pessoas ja fizeram alguns tipo de chas.mas não abaixa ela fica entre 180 a 280 não o que fazer.me falaram que é bom o pó do maracujá vcs sabem se é verdade.desde já obrigada…

  4. sanyelly

    minha prima acabou de descobrir q tem diabetes, ela tem 5 anos oque eu faço para ajudar ela alem de tomar a insulina.

  5. José Carlos Muniz

    Gostaria de saber se tem algum diabetico com experiencia em tomar o chá da folha do Nim (uma arvore indiana) e reduzir a glicose.

  6. cicleide santos

    GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE AS RECEITAS OFERECIDAS AOS DIABETICOS,PLANTAS E SUAS FUNÇÕES AOS DIABETICOS. DESDE DE JÁ OBRIGADO PELA ATENÇÃO À MIM VOTADA. UM ABRAÇO.

  7. LEIKO KAWAZU

    EU E A MINHA MANIA DE PESQUISAR NA NET…..KKKKKKK……ACHEI MAIS UMA SOBRE DIABETES…..BOM PRA VOCE…..RSRS…..SE CUIDA TAH…..

  8. Sou diabética insulinica. Adorei o site e vou experimentar todos. Espero que dê certo. Bjs

  9. Gostei muito deste artigo. É altamente esclarecedor e as fotos ajudam a gente a reconhecer as plantas que temos em casa.

  10. Salete Joaquim

    Pode me explicar esta erva chamada almeirao? pois nao conheco e nunca ouvi falar dela.

    Réplica – Salete, dê uma olhada sobre as propriedades medicinais da Chicória (Cichorium intybus), pois o Almeirão é uma espécie de Chicória e se diferencia por possuir folhas mais alongadas e estreitas, recobertas por pêlos e com sabor amargo mais pronunciado. Inclusive o Almeirão é uma verdura não muito difícil de ser encontrada em sacolões e supermercado para consumo. Att.

  11. Peço ajuda!!!
    Preciso com urgência de tomar chá para reduzir as taxas de açúcar e de colesterol.
    São de extrema importância para mim.
    Espero que receba logo uma resposta.
    Luiz

    Réplica – O próprio Chá Verde auxilia na diminuição das taxas de açúcar no sangue e colesterol. Existem várias outras ervas como o Psyllium, a Curcuma longa, o Cogumelo-Reishi e o Cogumelo-do-Sol que auxiliam nesta função, no entanto, você deve procurar saber sobre cada uma destas ervas para tomar conhecimento de algum possível efeito colateral. O site reúne informações sobre todas as plantas retro mencionadas. É só dar uma pesquisada mais a fundo. Att.

  12. Agradeço imensamente por este site de informações acho que tudo que envolve saúde é importante a gente saber gostaria de salientar para os leitores que a linhaça é muito boa para o controle de diabetes, mas o paciente deve continuar com a medicação, quem usa sabe o quanto é importante.
    grata.

    Réplica – Bem falado Sueli. Sempre focamos que a a medicina natural deve ser COMPLEMENTAR à medicina tradicional, e não substitutiva. Bem como sempre alertamos os leitores sobre os perigos da automedicação. Todas as pessoas deveriam ter a consciência que você tem. Parabéns e obrigado pelo prestígio, são pessoas assim que fazem valer a pena toda a pesquisa realizada.

  13. Margaretti Ap Alves ALVES

    Olá,
    Como fazer com as folhas de Amora-Preta para Diabetes? É chá? Como faz?

    Réplica
    – Link para maiores informações sobre a Amora-Preta.

  14. Antônio

    Estive a usar insulina, durante cerca de um ano. Comecei a comer almeirão* ao almoço e ao jantar, durante cerca de 3 meses. Ao fim desse período, deixei de usar insulina, por indicação médica.

    *O almeirão é uma das serralhas dos coelhos. O dente de leão tem a flor amarela. O almeirão tem a flor azul pálido. Deu origem à salada de Inverno, cultivada na região de Proença-a-Nova e à família das chicórias. A raiz seca, em infusão é óptima para o fígado. No Alto Alentejo são referidas curas da cirrose.

Comentar