Gymnema sylvestre: saiba para que serve

Gymnema sylvestre

Conheça os benefícios, efeitos e propriedades medicinais da Gymnema sylvestre, erva medicinal usada no tratamento do diabetes, hipoglicemia e obesidade.

Atualizado em 22/09/2022

A Gymnema sylvestre é uma planta medicinal também conhecida por gymnema-silvestre e gurmar (hindi), sendo uma das ervas mais utilizadas por diabéticos. Pertence a família Asclepiadaceae.

Benefícios da Gymnema sylvestre

A Gymnema sylvestre é tradicionalmente utilizada na Índia para o tratamento de diabetes há mais de 2.000 anos. Quando consumida antes das refeições, deixa os blocos de açúcar com gosto mais ácido, reduzindo assim, o desejo de ingerir doces, vez que age como um bloqueador de açúcar e, ao ser colocada diretamente na língua, remove o sabor adocicado dos alimentos. As moléculas do principio ativo da gymnema obstruem os receptores de gosto açucarado nas papilas gustativas por algumas horas. Também ajuda a estabilizar níveis de açúcar no sangue e aumenta a produção de insulina.

A Gymnema sylvestre pode auxiliar no tratamento do diabetes tipo 1 e tipo 2, dependência de açúcar, doença hepática, distúrbios gástricos, hipoglicemia, obesidade, prisão de ventre e retenção de água. Além dos efeitos antidiabéticos, a Gymnema também também reduz os lipídios, triglicérides e ácidos graxos livres no sangue, proporcionando grande benefício para pessoas obesas e até mesmo diabéticos, vez que muitos possuem altos níveis de colesterol. A Gymnema sylvestre também pode diminuir o desejo por carboidratos e açúcar. Quando as folhas ou o extrato de ácido gimnémico  é consumido via oral, os alimentos açucarados tendem a perder a sua doçura por períodos curtos, de cerca de uma hora, o que torna a erva uma boa alternativa natural para aqueles que pretendem reduzir o apetite por alimentos doces ou mudar hábitos alimentares.

Gymnema sylvestre: efeitos no controle do diabetes

Chá de Gymnema sylvestre

Folhas secas de Gymnema sylvestre

As folhas da Gymnema sylvestre são utilizadas para a redução do colesterol e triglicérides, tratamento de diabetes e obesidade há muitos séculos. A Gymnema age como um filtro, absorvendo o excesso de açúcar no organismo e por isso é utilizada em tratamentos de pacientes com diabetes tipo 1 e tipo 2. Além disso, regenera as células beta no pâncreas e aumenta a produção de insulina. Sua ação hipoglicemiante é gradual, diferentemente de muitos medicamentos hipoglicêmicos tradicionais, que possuem efeito rápido.

O principal componente responsável pelos efeitos benéficos para diabéticos é o ácido gimnêmico, presente em maior quantidades nas folhas, que são cultivadas e coletadas em grandes quantidades. Segundo pesquisadores do Instituto de Farmacologia e Toxicologia dos Estados Unidos, “a terapia farmacológica atual para o diabetes tipo 2 reduz o risco de complicações, mas não é capaz de alcançar uma normalização de longa duração da desordem metabólica.” Em ensaios clínicos sobre os efeitos da hiperglicemia da Gymnema silvestre realizada em 1990, 27 pacientes com diabetes e insulinodependentes consumiram cerca de 400mg por dia de um extrato das folhas.

Os pacientes apresentaram uma menor necessidade de insulina e os níveis de glicose no sangue em jejum foram reduzidos. Em sua conclusão, os pesquisadores sugeriram que o extrato parecia aumentar os níveis de insulina natural dentro do corpo, possivelmente, regenerando as células beta (que são inativadas em diabéticos insulinodependentes). Em ensaios clínicos sobre a insulina, realizados no final do mesmo ano, 22 pacientes não dependentes de insulina ou portadores do diabetes tipo II consumiram 400 mg do extrato das folhas da gymnema por dia por um período de 18 a 20 meses. Durante esse tempo, os pacientes apresentaram níveis mais baixos de glicose no sangue e a necessidade de tratamento medicamentoso convencional foi diminuída.

Efeitos da Gymnema sylvestre para perda de peso

Em 2004, foram concluídos dois estudos sobre a eficácia dos suplementos contêm uma combinação de Gymnema sylvestre, citrato de cálcio e cromo, em dietas para perda de peso, sendo que um dos fatores de risco para o diabetes tipo II está no sobrepeso ou obesidade. Foi concluído que a maioria dos diabéticos que são capazes de manter um peso saudável, também melhoram os níveis de glicose no sangue e conseguem reduzir a necessidade de medicamentos. Mais de 150 pessoas obesas participaram destes dois estudos e os resultados mostraram uma diminuição de 5-6% do peso corporal e índice de massa corporal. Níveis de colesterol total também foram reduzidos, assim como os triglicérides e colesterol LDL.

Composição

Os principais componentes bioativos deste remédio herbal são um grupo de saponinas chamados ácidos gimnêmicos (rico em propriedades antidiabéticas e anti-inflamatórias). Também possui ácido tartárico, oxalato de cálcio, glicose, estigmasterol, betaína e colina.

Contraindicações e efeitos colaterais da Gymnema sylvestre

Pessoas dependentes de insulina devem consultar um médico antes de utilizar a planta, vez que o medicamento à base de insulina pode precisar ser reajustado. Pacientes com hipoglicemia ou baixos níveis de açúcar no sangue devem consultar um profissional da saúde antes de iniciar o uso.

História e curiosidades

A Gymnema sylvestre é uma trepadeira lenhosa originária das florestas tropicais da Índia. É popularmente chamada de destruidora de açúcar (sugar destroyer), vez que mastigar as folhas destrói a capacidade do paladar de discriminar a doçura dos alimentos. Nos últimos anos, vem sendo muito receitada em dietas para emagrecer.

Referências:
University of Michigan Health System. Gurmar.
Mhasker KS, Caius JF. A study of Indian medicinal plants. II. Gymnema sylvestre R.Br. Indian J Med Res Memoirs 1930;16:2-75.
“Herbal Medicine From the Heart of the Earth”; Sharol Tilgner, N.D.; 1999.
Xie, Jing-Tian, et al. “Anti-diabetic effects of Gymnema yunnanense extract.” Pharmacological research 47.4 (2003): 323-329.
Bone, Kerry. “Gymnema: a key herb in the management of diabetes.(Phytotherapy Review & Commentary.).” Townsend Letter for Doctors and Patients (2002): 28-31.
Preuss, H. G., et al. “Effects of a natural extract of (–)‐hydroxycitric acid (HCA‐SX) and a combination of HCA‐SX plus niacin‐bound chromium and Gymnema sylvestre extract on weight loss.” Diabetes, Obesity and Metabolism 6.3 (2004): 171-180.
Patsy Hamilton, health care and health writer.