Dieta saudável para emagrecer rápido

Conheça uma dieta saudável para emagrecer rápido, que aliada a exercícios físicos regulares, ajuda a aproveitar o verão com alguns quilos a menos.

Atualizado em 04/01/2020

Com a chegada do verão, muitas pessoas passam a ficar mais preocupadas com o corpo e sempre procuram um jeito de perder peso rapidamente, vez que o uso do biquíni é maior em praias, clubes, cachoeiras e afins. Para essas pessoas, o cuidado com a alimentação deve ser maior, a fim de que se reduza calorias e consiga emagrecer rápido.

Como emagrecer rápido e com saúde?

Quando se trata de melhorar a qualidade da dieta, alguns fatores devem ser observados. Com relação a alimentação, respeitar períodos regulares dedicados às refeições e se hidratar de forma correta são fatores muito importantes. Além disso, a realização de exercícios físicos é essencial, mas deve ser realizada com cuidado e seguintes orientações de educadores físicos e profissionais da saúde. No geral, 30 minutos de atividades físicas diárias já beneficiam bastante a saúde, aumentando o gasto de energia e mantendo ou até mesmo aumentando a massa muscular magra.

Além da atividade física, deve-se ficar atento para o lado emocional, evitando desanimar do plano de dietas ou treinamento físico, e se necessário, procurar a ajuda de profissionais adequados. Contudo, é importante ressaltar que não existem dietas milagrosas e que muitas pessoas podem se desiludir ao não perceberem resultados consideráveis logo após o início da dieta.

Beba bastante água

Durante todo o ano, o ideal é tomar copos de 200 ml de água regularmente durante o dia, de forma a se chegar a no mínimo 2 litros de água diários. A água ajuda a inibir o apetite, vez que muitas vezes o organismo dá sinal de fome, mas na verdade se encontra desidratado. Já no verão, com o aumento do calor, o corpo tende a se desidratar mais facilmente, sendo muitas vezes necessário aumentar a quantidade de água consumida diariamente.

Azeite extra-virgem

azeite extra virgem ajuda muito quem pretende emagrecer. É rico em gorduras monoinsaturadas e ajuda bastante na digestão das gorduras ingeridas.

Chá verde é um ótimo alimento para emagrecer rápido

Consumir cerca de duas a três xícaras de chá verde todos os dias é ótimo para acelerar o metabolismo, pois é o chá é excelente antioxidante, além de possuir outros inúmeros benefícios.

Verduras e legumes

Sempre coma verduras e legumes variados em todas as refeições, pois sua ingestão de fibras irá aumentar consideravelmente. As vitaminas e minerais presentes na maioria das verduras e legumes também ajudam a diminuir a ansiedade e auxiliam no gasto de energia.

Frutas

Consuma cerca de cinco frutas por dia, vez que além de proporcionar uma quantidade considerável de vitaminas importantes para o bom funcionamento do corpo, possuem sabor doce, que irão diminuir a vontade de ingestão de açúcar e e controlar o apetite.

Alimentos integrais

Prefira alimentos integrais (pães, biscoitos, bolos), pois as fibras presentes nesse tipo de alimentos produzem uma grande sensação de saciedade e evitam que os carboidratos sejam rapidamente absorvidos, o que faz com que haja uma grande produção de insulina e absorção de glicose que será transformada em gordura corporal, principalmente abdominal.

Quer emagrecer rápido? Evite açúcares

Para melhorar a alimentação, o essencial é retirar açúcares refinados e qualquer alimento que os contenha, como os doces, refrigerantes, entre outros. Esse tipo de alimento é metabolizado muito rápido pelo organismo e será, com certeza, armazenado como gordura, principalmente abdominal.

Referências:
WHIGHAM, L. D. et al. Increased vegetable and fruit consumption during weight loss effort correlates with increased weight and fat loss. Nutrition & diabetes, v. 2, n. 10, p. e48, 2012.
MAKI, Kevin C. et al. Green tea catechin consumption enhances exercise-induced abdominal fat loss in overweight and obese adults. The Journal of nutrition, v. 139, n. 2, p. 264-270, 2008.
St-Onge, Marie-Pierre, and Aubrey Bosarge. “Weight-loss diet that includes consumption of medium-chain triacylglycerol oil leads to a greater rate of weight and fat mass loss than does olive oil.” The American journal of clinical nutrition 87.3 (2008): 621-626.