Gordura abdominal: alimentos indicados para perder barriga

Alimentos para perder barriga e gordura abdominal

Dicas de alimentos que possuem vários benefícios e podem ser incluídos em dietas para reduzir a gordura abdominal e perder barriga rapidamente.

Atualizado em 18/06/2024

Uma boa dieta desempenha um papel muito importante na saúde do corpo, reduzindo a quantidade da gordura abdominal, regulando o estômago e intestino e beneficiando a saúde geral do corpo. Conheça alguns alimentos importantes em uma dieta para reduzir gordura abdominal e cintura.

Como perder barriga e reduzir a gordura abdominal?

A gordura abdominal e o perímetro da cintura estão estritamente associados com o aumento do risco de sofrer doenças cardiovasculares, independente do peso ou idade do paciente, vez que a gordura localizada nessa região oferece mais riscos para a saúde. Contudo, algumas pequenas mudanças no estilo de vida diário e na alimentação podem significar uma grande diferença na hora de eliminar gordura e diminuir a silhueta do abdômen, melhorando a saúde geral e, com a perda de gordura na barriga, há uma clara melhora da aparência estética.

Carnes Magras e Peixes

Peixes

Peixes

A carne de peru, por exemplo, pode ser ótimo substituto para a tradicional carne vermelha, que é bem mais gordurosa. No caso dos peixes, refeições com atum, salmão e outros peixes ricos em ácido graxo ômega-3, que diminui a gordura abdominal, são os mais recomendados. Além disso, o rico óleo de peixes ômega-3 pode reduzir o ganho de peso corporal, aumentando o metabolismo da gordura.

Chá Verde

Chá Verde - Camellia sinensis

Chá Verde – Camellia sinensis

O chá verde é uma bebida rica em antioxidantes, especialmente catequinas, que podem ajudar a aumentar a queima de gordura abdominal. A combinação de catequinas e cafeína no chá verde pode acelerar o metabolismo e aumentar a oxidação das gorduras. Estudos sugerem que o consumo regular de chá verde pode reduzir significativamente a gordura corporal e melhorar a composição corporal.

Cúrcuma

Curcuma longa - ACAFRÃO-DA-ÍNDIA

Curcuma longa – ACAFRÃO-DA-ÍNDIA

A cúrcuma, ou açafrão-da-terra, contém curcumina, um potente anti-inflamatório e antioxidante. A curcumina pode ajudar a reduzir a inflamação crônica, que está associada ao ganho de peso e ao acúmulo de gordura abdominal. Além disso, a cúrcuma pode melhorar a sensibilidade à insulina, promovendo uma melhor regulação do açúcar no sangue e reduzindo o armazenamento de gordura.

FIGAPRO

Figapro é o suplemento alimentar mais utilizado no Brasil para auxiliar na eliminação da gordura do fígado (esteatose) e melhorar a saúde hepática.

Frutas, Iogurtes e Leites com Baixos Níveis de Gordura

Frutas, iogurtes e leites com pouca gordura ajudam a perder a barriga e emagrecer, beneficiando a saúde. Legumes e feijões, outros alimentos com poucas calorias ricos em fibras e proteínas também são bons substitutos para grandes porções de carne e gordura saturada.

Gengibre

Gengibre - Zingiber officinale

Gengibre – Zingiber officinale

O gengibre é uma erva conhecida por suas propriedades termogênicas, que podem aumentar a temperatura corporal e estimular o metabolismo. Consumir gengibre regularmente pode ajudar a queimar mais calorias e reduzir a gordura abdominal. Além disso, o gengibre pode melhorar a digestão e reduzir a inflamação, contribuindo para uma perda de peso mais eficaz.

Laranja Amarga

Laranja - Citrus aurantium

Laranja – Citrus aurantium

A laranja-amarga contém sinefrina, um composto que pode aumentar o metabolismo e a queima de gordura. Estudos indicam que a sinefrina pode ser eficaz na redução da gordura abdominal quando combinada com uma dieta saudável e exercícios. A laranja amarga também pode ajudar a suprimir o apetite, contribuindo para uma ingestão calórica menor.

Niacina (Vitamina B3)

A niacina, também conhecida como vitamina B3 e niacinamida, desempenha importante papel no metabolismo energético celular e na reparação do DNA. A niacina regula o sistema digestivo, impedindo que a barriga fique inchada. As vitaminas B3 podem ser encontradas em uma variedade de alimentos, incluindo vegetais de folhas, frutas como o abacate e o tomate, legumes frescos como brócolis, carnes magras, peixes, aves, produtos lácteos, ovos e nozes.

Óleo de Coco

Óleo de coco

Óleo de coco

O óleo de coco é rico em triglicerídeos de cadeia média (TCM), que podem aumentar o metabolismo e promover a perda de gordura abdominal. Os TCM são rapidamente absorvidos e utilizados pelo corpo como energia, o que pode reduzir o armazenamento de gordura. Além disso, o óleo de coco pode ajudar a aumentar a saciedade, reduzindo a ingestão calórica total.

Ovos

Ovos

Ovos

Ovos podem ajudar a reduzir o peso. Em um estudo realizado pela Louisiana State University, foi constatado que as pessoas que consumiam ovos cozidos ou crus no café da manhã todos os dias perderam mais peso ou pelo menos não engordaram mais do que aqueles que optaram por outros alimentos tradicionais no café da manhã.

Os ovos possuem vitamina B12, utilizada pelo corpo para metabolizar a gordura, além de leucina, um aminoácido presente nos ovos que evita a perda de massa muscular magra. A alta qualidade deste aminoácido nos ovos é útil na promoção da perda de gordura em qualquer plano de dieta. Além disso, ovos são considerados grandes estabilizadores de glicose (açúcar no sangue) e podem ser úteis para prevenir contra o diabetes.

Pimenta Caiena

Pimenta Caiena

Pimenta Caiena

A pimenta caiena contém capsaicina, um composto que pode aumentar a termogênese e a queima de gordura. A capsaicina também pode ajudar a reduzir o apetite, promovendo uma ingestão calórica menor. Estudos sugerem que a pimenta caiena pode ser eficaz na redução da gordura abdominal e no aumento do metabolismo basal.

Probióticos

Probióticos

Probióticos

Os probióticos são bactérias benéficas que podem melhorar a saúde intestinal e promover a perda de peso. Estudos mostram que o equilíbrio da flora intestinal pode influenciar o armazenamento de gordura e a distribuição de peso corporal. Suplementos de probióticos ou alimentos ricos em probióticos, como iogurte e kefir, podem ajudar a reduzir a gordura abdominal e melhorar a composição corporal.

Vinagre de Maçã

Vinagre de maçã

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã contém ácido acético, que pode ajudar a reduzir a gordura abdominal ao aumentar a queima de gordura e melhorar a sensibilidade à insulina. Estudos sugerem que o consumo regular de vinagre de maçã pode levar a uma redução significativa da gordura corporal e da circunferência da cintura. Além disso, o vinagre de maçã pode ajudar a suprimir o apetite e reduzir a ingestão calórica.

Whey Protein

Whey Protein

Whey Protein

O whey protein é uma proteína de alta qualidade que pode ajudar a aumentar a massa muscular e reduzir a gordura corporal. Consumir whey protein pode aumentar a saciedade e reduzir o apetite, promovendo uma ingestão calórica menor. Além disso, a whey protein pode ajudar a melhorar o metabolismo e aumentar a queima de gordura, especialmente quando combinada com exercícios de resistência.

Referências
Borg, Sandra. The Complete Guide to Nutritional Healing. Bantam Books, 2016.
Grotto, David. 101 Foods That Could Save Your Life. Bantam Books, 2010.
Murray, Michael T. The Encyclopedia of Healing Foods. Atria Books, 2005.
Pitchford, Paul. Healing with Whole Foods: Asian Traditions and Modern Nutrition. North Atlantic Books, 2002.
Pratt, Steven, and Kathy Matthews. SuperFoods HealthStyle: Simple Changes to Get the Most Out of Life for the Rest of Your Life. HarperCollins, 2006.
Werbach, Melvyn R. Nutritional Influences on Illness. Third Line Press, 1996.