Ressaca: os melhores alimentos e chás para curar a ressaca

Ressaca

Pessoas que gostam de ingerir grandes quantidade de bebidas alcoólicas devem ficar atentas a algumas dicas úteis para evitar uma ressaca.

Atualizado em 18/06/2024

A ressaca é uma terrível sensação que sentimos geralmente no dia seguinte após consumir grande quantidade de bebidas alcoólicas. Tais sensações pode se traduzir em fortes dores de cabeça, mal-estar, enjoos, náuseas, fraqueza e desidratação.

O que é a ressaca?

A ressaca é uma resposta natural do nosso organismo ao excesso causado pelo consumo de álcool, vez que vários órgãos do nosso corpo precisam aumentar a carga de trabalho para eliminá-lo. Nesse processo, o fígado é o mais sobrecarregado, vez que é o órgão responsável por produzir enzimas que irão absorver o etanol.

Mesmo depois do álcool ter sido eliminado do organismo, o fígado ainda continua o processo e as enzimas acumuladas atrapalham o funcionamento do metabolismo e o sistema nervoso, causando desequilíbrio e provocando desidratação, diarreia e dor de cabeça. Estudos indicaram que os homens têm enzimas mais eficientes para quebra do álcool do que as mulheres, o que faz com que as mulheres sofram mais do que os homens com a ressaca. Aqueles que gostam de beber devem ficar atentos a algumas dicas úteis para evitar uma possível ressaca.

Água de coco

Água de coco

Água de coco

A água de coco é uma excelente opção para reidratar o corpo após uma noite de bebedeira. Rica em eletrólitos como potássio, sódio e magnésio, a água de coco ajuda a repor os nutrientes perdidos e a equilibrar os níveis de eletrólitos no corpo. Sua alta concentração de água também contribui para uma rápida reidratação, aliviando sintomas comuns da ressaca, como a dor de cabeça e a fadiga.

Banana

Banana - Musa sp

Banana – Musa sp

A banana é uma fruta rica em potássio, um mineral essencial que frequentemente se esgota após o consumo excessivo de álcool. O potássio ajuda a regular o equilíbrio de fluidos no corpo, aliviando a desidratação e a fraqueza muscular associadas à ressaca. Além disso, bananas são fáceis de digerir e suaves para o estômago, tornando-as uma escolha ideal para recuperar a energia.

Chás

Chás medicinais

Chás medicinais

Alguns chás podem acelerar o processo de purificação das toxinas do álcool que estiverem no corpo. O chá-verde, a erva-cidreira e a erva-picão são alguns dos chás que promovem a limpeza do organismo de forma saudável e natural. O chá de boldo, por exemplo, ajuda a eliminar toxinas do fígado e age como um detox.

Chá de Gengibre

O chá de gengibre é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e digestivas, tornando-o eficaz no alívio dos sintomas de ressaca. O gengibre ajuda a reduzir náuseas e vômitos, além de acalmar o estômago irritado. Beber chá de gengibre pode também ajudar a acelerar o metabolismo do álcool no fígado, promovendo uma recuperação mais rápida.

Frutas Cítricas

Frutas cítricas

Frutas cítricas

Frutas cítricas, como laranja, limão e toranja, são ricas em vitamina C e antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres gerados pelo consumo de álcool. A vitamina C também apoia o sistema imunológico e melhora a função hepática, acelerando a eliminação de toxinas do corpo. Além disso, o alto teor de água dessas frutas contribui para a hidratação.

FIGAPRO

Figapro é o suplemento alimentar mais utilizado no Brasil para auxiliar a eliminar gordura do fígado e melhorar o funcionamento do sistema digestivo.

Dissol

Dissol Pro é um suplemento alimentar capaz de auxiliar na prevenção de formação e dissolução de cálculos renais, além de melhorar o funcionamento dos rins.

Mel

Mel de abelha

Além do conhecido mel, as abelhas também produzem a própolis, rica substância natural.

O mel é um adoçante natural que pode ajudar a aliviar a ressaca devido ao seu conteúdo de frutose, um tipo de açúcar que ajuda a metabolizar o álcool mais rapidamente. O mel também possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a reduzir o estresse oxidativo no corpo. Adicionar mel ao chá ou consumir diretamente pode fornecer uma rápida fonte de energia.

Ovos

Ovos

Ovos

Ovos são uma excelente fonte de cisteína, um aminoácido que ajuda a quebrar o acetaldeído, uma toxina produzida pelo metabolismo do álcool. Consumir ovos no café da manhã pode ajudar a aliviar os sintomas da ressaca ao acelerar a eliminação de toxinas do corpo. Além disso, os ovos fornecem proteínas de alta qualidade que ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.

Ingerir água e sucos naturais

Os cuidados devem ser tomados algumas horas antes de uma possível bebedeira, alimentar-se bem e beber bastante água são as principais precauções. Aliás, a água deve estar presente até mesmo durante a ingestão de bebidas alcoólicas, afim de evitar a desidratação. O álcool possui uma potente ação diurética, isso faz com que urinamos mais do que o normal e eliminamos sais minerais importantes para o bom funcionamento do organismo.

Carboidratos complexos e gorduras saudáveis

Combinar petiscos com a bebida mantém o estômago cheio, consequentemente o consumo de álcool diminui. Escolha alguns carboidratos e gorduras saudáveis que facilitam a digestão do álcool, como amendoim, castanhas, torradas e alguma proteína, como por exemplo carne e queijos brancos. Evite frituras e molhos, esses podem atrapalhar o fígado a processar as toxinas.

Contudo, a alimentação antes de iniciar a ingestão de bebidas alcoólicas é que vai influenciar a intensidade ou o aparecimento ou não da ressaca. A alimentação leve, rica em frutas, vegetais e líquidos amenizam os efeitos. Inclua no cardápio carboidratos complexos, como pães e frutas como o morango, que protegem a mucosa estomacal dos danos causados pela bebida. Caso esses cuidados não foram tomados, durante a ressaca o consumo de água deve ser dobrado e a quantidade de carboidrato deve ser aumentada. O segredo para evitar a ressaca está na boa alimentação, na escolha dos alimentos e na hidratação adequada.

Referências:
Ressaca – o que é, como evitar e como curar. Brejas
Por que ficamos de ressaca? Super Interessante.
Murray, Michael T. The Encyclopedia of Healing Foods. Atria Books, 2005.
Pitchford, Paul. Healing with Whole Foods: Asian Traditions and Modern Nutrition. North Atlantic Books, 2002.
Pratt, Steven, and Kathy Matthews. SuperFoods HealthStyle: Simple Changes to Get the Most Out of Life for the Rest of Your Life. HarperCollins, 2006.
Werbach, Melvyn R. Nutritional Influences on Illness. Third Line Press, 1996.