Alimentos que melhoram o funcionamento do fígado

O fígado é um órgão vital que exerce um papel fundamental no bom funcionamento do organismo humano. Conheça alguns alimentos e ervas medicinais contribuem para o bom funcionamento do fígado.

Como funciona o fígado?

O fígado possui cerca de 20 centímetros de espessura, pesa em torno de um quilo e está localizado no lado superior direito região abdominal, conectado à vesícula biliar. A vesícula biliar armazena a bile, substância importante para a digestão. Dentro do fígado, há um tipo específico de tecido que é feito de lóbulos, que transportam sangue e células. O fígado está sempre se comunicando com outros órgãos digestivos, recebendo informações sobre o nível de nutrientes disponíveis ou sobre a presença de substâncias nocivas para o organismo.

Dentre as substâncias nocivas pelo organismo que o fígado é responsável por filtrar, incluem medicamentos prescritos (incluindo o analgésico acetaminofeno, conhecido comercialmente como Tylenol), metais pesados ou substâncias tóxicas. O órgão é responsável pelo processo de armazenamento e metabolização dos nutrientes, que por sua vez somente somente são aproveitados pelo organismo após serem processados pelo fígado. Uma das principais funções do fígado é reconhecer substâncias potencialmente tóxicas e convertê-las em material inofensivo para ser liberado na corrente sanguínea. Para que o sangue possa fluir de forma limpa e suave, é necessário criar um ambiente de aquecimento e nutrição no corpo que ajude o fígado a fazer melhor o seu trabalho.

Quais as principais funções do fígado?

O fígado é responsável pela regulação do nosso suprimento de sangue. O órgão está envolvido no armazenamento de sangue, possibilitando assim, a coagulação do sangue. Da mesma forma, é capaz de quebrar as células sanguíneas danificadas para que possam ser eliminadas. Dentre as principais funções do fígado, se destacam:

  • Acumular e transformar gorduras para serem usada como fonte de energia.
  • Armazenar glicogênio e transformá-lo em glicose.
  • Converter frutose e galactose em glicose para ser usada como fonte de energia.
  • Converter proteínas em aminoácidos.
  • Filtrar toxinas do sangue.
  • Guardar vitaminas e minerais.
Pedras nos Rins Pedras nos Rins Compre fitoterápicos para eliminar cálculos renais.
Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.
Prisão de Ventre Digestivos Remédios naturais para combater má digestão e prisão de ventre.

Alimentos para melhorar o funcionamento do fígado

O consumo de alimentos bons para o fígado é uma parte essencial para garantir a saúde do órgão. Contudo, alguns outros fatores devem ser observados para garantir o bem-estar deste órgão. Com a ingestão regular de alimentos recomendados e a adoção de um estilo de vida saudável, é possível ter uma melhora considerável na qualidade de vida.

As principais recomendações são evitar o consumo de álcool, moderar o consumo de produtos dietéticos, não abusar de medicamentos que sobrecarreguem o fígado e ter cuidado com a aspiração de produtos. As bebidas alcoólicas podem danificar as células do fígado e causar inchaço ou cicatrizes. Com o passar do tempo, a doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) pode se agravar para uma condição conhecida como cirrose hepática, que pode ser fatal.

Abacate

Abacate
Abacate

O abacate é um alimento rico em gorduras saudáveis e glutationa, um antioxidante conhecido pelo seu alto poder de limpeza do organismo.

Alho e cebola

Alho e cebola
Alho e cebola

O alho e a cebola, muito usados como acompanhamento, condimento e tempero, são alimentos que ajudam o fígado a eliminar toxinas graças a alicina, substância na composição desses vegetais. O alho, além de possuir altas quantidade de alicina, contém selênio, um outro ótimo aliado do fígado. O alho é capaz de contribuir para o funcionamento de algumas enzimas, ajuda a eliminar toxinas e facilita o processo digestório.

Azeite

Azeite
Cada tipo de azeite traz benefícios diferentes para a saúde.

O azeite extra virgem fornece a base líquida necessária para o processo de desintoxicação realizado pelo fígado.

Beterraba

Beterraba - Beta vulgaris
Beterraba – Beta vulgaris

A beterraba purifica e limpa o sangue, o que ajuda o fígado a produzir nutrientes. Além disso, é rica em nutrientes que auxiliam na eliminação de toxinas do organismo.

Chá-Verde

Chá-verde - Camellia sinensis
Chá-verde – Camellia sinensis

O chá-verde (Camellia sinensis) é uma bebida rica em catequinas, antioxidante conhecidos por auxiliarem a função hepática. Em forma de chá, pode propororcionar diversos benefícios para à saude.

Limão

Limão - Citrus x lemon
Limão – Citrus x lemon

O limão é uma fruta rica em antioxidantes e vitamina C. Auxilia o fígado na produção de enzimas, contribuindo para a maior metabolização dos nutrientes para a obtenção de energia. O limão também ajuda a eliminar substâncias nocivas para o organismo. Beber um suco de limão pela manhã pode estimular o funcionamento do sistema hepático. Beber água morna com limão pela manhã é uma prática aiurvédica que ajuda a limpar o trato digestivo de toxinas que se acumularam durante a noite. Além disso, ajuda a criar um ambiente mais alcalino no corpo para equilibrar a acidez das toxinas.

Maçã

Maçã
Maçã

Ricas em pectinas, substâncias que ajudam a liberar toxinas, as maçãs também neutralizam os elementos tóxicos durante o processo de limpeza realizado pelo organismo.

Nozes

Noz ou Nogueira - Juglans regia
Noz – Juglans regia

As nozes possuem glutationas, substâncias importantes para que o fígado realize e sua função de limpeza. O alto teor arginina auxiliam na desintoxicação de amônia.

Toranja

Toranja - Citrus paradisi
Toranja – Citrus paradisi

A toranja (Citrus paradisi) é uma fruta rica em antioxidantes e vitamina C, nutrientes que estimulam o fígado a produzir enzimas e contribuem para a sua desintoxicação.

Vegetais crucíferos e verduras

Vegetais crucíferos
Vegetais crucíferos

Legumes e verduras de coloração verde-escura possuem substâncias essenciais para a limpeza do fígado, além de auxiliar no processo de digestão. O brócolis e a couve-flor são boas fontes de glucosinolato, que suporta a produção de enzimas naturais, capazes de eliminar substâncias cancerígenas e outras toxinas do corpo. Desta forma, podem reduzir significativamente os riscos associados ao câncer. As verduras folhosas verdes podem ser comidas cozidas, cruas ou em forma de suco. São extremamente ricas em clorofila e eficazes em absorver toxinas da corrente sanguínea. Com sua capacidade de neutralizar metais pesados, pesticidas e produtos químicos, tais alimentos oferecem grande proteção para o organismo. Vegetais como chicória, dente-de-leão, espinafre e rúcula estimulam o fluxo e produção da bile.

CÁLCULOS RENAIS, INFECÇÕES URINÁRIAS ETC. Diu Renal
FITOTERÁPICO COM MUITOS USOS MEDICINAIS Cavalinha em Cápsulas
COMPOSTO NATURAL COM FITOESTROGÊNIO Isoflavona 500mg
VERMÍFUGO NATURAL / ELIMINA PARASITAS Composto Anti-Verme 500mg
REMÉDIO NATURAL PARA ELIMINAR PEDRAS NOS RINS Dissol 150ml
Referências:
Morisco, F., Vitaglione, P., Amoruso, D., Russo, B., Fogliano, V., & Caporaso, N. (2008). Foods and liver health. Molecular Aspects of Medicine, 29(1-2), 144-150.
Lieber, Charles S., and Emanuel Rubin. “Alcoholic fatty liver in man on a high protein and low fat diet.” The American journal of medicine 44.2 (1968): 200-206.
How to Keep Your Liver Healthy – WebMD.
14 Foods That Cleanse the Liver – Global Healing Center.

Comentários

Comentar