O fígado é um órgão vital que exerce um papel fundamental no bom funcionamento do organismo humano. Conheça alguns alimentos e ervas medicinais contribuem para o bom funcionamento do fígado.
Como funciona o fígado?
O fígado possui cerca de 20 centímetros de espessura, pesa em torno de um quilo e está localizado no lado superior direito região abdominal, conectado à vesícula biliar. A vesícula biliar armazena a bile, substância importante para a digestão. Dentro do fígado, há um tipo específico de tecido que é feito de lóbulos, que transportam sangue e células. O fígado está sempre se comunicando com outros órgãos digestivos, recebendo informações sobre o nível de nutrientes disponíveis ou sobre a presença de substâncias nocivas para o organismo.
Dentre as substâncias nocivas pelo organismo que o fígado é responsável por filtrar, incluem medicamentos prescritos (incluindo o analgésico acetaminofeno, conhecido comercialmente como Tylenol), metais pesados ou substâncias tóxicas. O órgão é responsável pelo processo de armazenamento e metabolização dos nutrientes, que por sua vez somente somente são aproveitados pelo organismo após serem processados pelo fígado. Uma das principais funções do fígado é reconhecer substâncias potencialmente tóxicas e convertê-las em material inofensivo para ser liberado na corrente sanguínea. Para que o sangue possa fluir de forma limpa e suave, é necessário criar um ambiente de aquecimento e nutrição no corpo que ajude o fígado a fazer melhor o seu trabalho.
Quais as principais funções do fígado?
O fígado é responsável pela regulação do nosso suprimento de sangue. O órgão está envolvido no armazenamento de sangue, possibilitando assim, a coagulação do sangue. Da mesma forma, é capaz de quebrar as células sanguíneas danificadas para que possam ser eliminadas. Dentre as principais funções do fígado, se destacam:
- Acumular e transformar gorduras para serem usada como fonte de energia.
- Armazenar glicogênio e transformá-lo em glicose.
- Converter frutose e galactose em glicose para ser usada como fonte de energia.
- Converter proteínas em aminoácidos.
- Filtrar toxinas do sangue.
- Guardar vitaminas e minerais.
Alimentos para melhorar o funcionamento do fígado
O consumo de alimentos bons para o fígado é uma parte essencial para garantir a saúde do órgão. Contudo, alguns outros fatores devem ser observados para garantir o bem-estar deste órgão. Com a ingestão regular de alimentos recomendados e a adoção de um estilo de vida saudável, é possível ter uma melhora considerável na qualidade de vida.
As principais recomendações são evitar o consumo de álcool, moderar o consumo de produtos dietéticos, não abusar de medicamentos que sobrecarreguem o fígado e ter cuidado com a aspiração de produtos. As bebidas alcoólicas podem danificar as células do fígado e causar inchaço ou cicatrizes. Com o passar do tempo, a doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) pode se agravar para uma condição conhecida como cirrose hepática, que pode ser fatal.
Abacate
O abacate é um alimento rico em gorduras saudáveis e glutationa, um antioxidante conhecido pelo seu alto poder de limpeza do organismo.
Alho e cebola
O alho e a cebola, muito usados como acompanhamento, condimento e tempero, são alimentos que ajudam o fígado a eliminar toxinas graças a alicina, substância na composição desses vegetais. O alho, além de possuir altas quantidade de alicina, contém selênio, um outro ótimo aliado do fígado. O alho é capaz de contribuir para o funcionamento de algumas enzimas, ajuda a eliminar toxinas e facilita o processo digestório.
Azeite
O azeite extra virgem fornece a base líquida necessária para o processo de desintoxicação realizado pelo fígado.
Beterraba
A beterraba purifica e limpa o sangue, o que ajuda o fígado a produzir nutrientes. Além disso, é rica em nutrientes que auxiliam na eliminação de toxinas do organismo.
Chá Verde – um chá natural saudável para o fígado
O chá verde (Camellia sinensis) é uma bebida rica em catequinas, antioxidante conhecidos por auxiliarem a função hepática. Em forma de chá, pode proporcionar diversos benefícios para à saúde.
Espirulina – uma das principais aliados do fígado
A espirulina (Spirulina platensis) é uma microalga com alto teor de compostos funcionais, incluindo fenólicos, ficocianinas e polissacarídeos. Tais substâncias possuem efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios, hipoglicemiantes, imunomoduladores neuro protetores. Diversos estudos já demonstraram que a spirulina é eficaz para pessoas que possuem doenças hepáticas gordurosas não alcoólicas, que variam de esteatose simples a A esteatose hepática não alcoólica (EHNA). Vale ressaltar que a espirulina é um dos ingredientes de FIGAPRO, considerado o melhor suplemento alimentar para a saúde hepática disponível no Brasil.
Limão
O limão é uma fruta rica em antioxidantes e vitamina C. Auxilia o fígado na produção de enzimas, contribuindo para a maior metabolização dos nutrientes para a obtenção de energia. O limão também ajuda a eliminar substâncias nocivas para o organismo. Beber um suco de limão pela manhã pode estimular o funcionamento do sistema hepático. Beber água morna com limão pela manhã é uma prática aiurvédica que ajuda a limpar o trato digestivo de toxinas que se acumularam durante a noite. Além disso, ajuda a criar um ambiente mais alcalino no corpo para equilibrar a acidez das toxinas.
Maçã
Ricas em pectinas, substâncias que ajudam a liberar toxinas, as maçãs também neutralizam os elementos tóxicos durante o processo de limpeza realizado pelo organismo.
Nozes
As nozes possuem glutationas, substâncias importantes para que o fígado realize e sua função de limpeza. O alto teor arginina auxiliam na desintoxicação de amônia.
Toranja
A toranja (Citrus paradisi) é uma fruta rica em antioxidantes e vitamina C, nutrientes que estimulam o fígado a produzir enzimas e contribuem para a sua desintoxicação.
Vegetais crucíferos e verduras
Legumes e verduras de coloração verde-escura possuem substâncias essenciais para a limpeza do fígado, além de auxiliar no processo de digestão. O brócolis e a couve-flor são boas fontes de glucosinolato, que suporta a produção de enzimas naturais, capazes de eliminar substâncias cancerígenas e outras toxinas do corpo. Desta forma, podem reduzir significativamente os riscos associados ao câncer. As verduras folhosas verdes podem ser comidas cozidas, cruas ou em forma de suco. São extremamente ricas em clorofila e eficazes em absorver toxinas da corrente sanguínea. Com sua capacidade de neutralizar metais pesados, pesticidas e produtos químicos, tais alimentos oferecem grande proteção para o organismo. Vegetais como chicória, dente-de-leão, espinafre e rúcula estimulam o fluxo e produção da bile.