Beterraba: saiba para que serve a raiz

Beterraba - Beta vulgaris

Conheça os benefícios, efeitos colaterais, indicações e propriedades medicinais da raiz de beterraba (Beta vulgaris ulbra), planta medicinal rica em nutrientes.

ATUALIZADO EM Atualizado em 19/09/2022

A beterraba (Beta vulgaris) é uma planta também conhecida como beets e beetroot (inglês). As beterrabas são nativas do Mediterrâneo, apesar de que se adaptaram muito bem a quase todos os habitats do planeta.

Benefícios da beterraba

A raiz da beterraba é rica em fibras solúveis e insolúveis, que ajudam no bom funcionamento do sistema digestivo. Devido aos elevados níveis de fibra, a raiz é utilizada para o tratamento da prisão de ventre. O suco de beterraba pode reduzir a pressão arterial em menos de uma hora após ser consumido. Também pode ser considerada um afrodisíaco, vez que possui boro, um mineral que ajuda na produção de hormônios sexuais humanos. As beterrabas ajudam normalizar o ph do corpo, além de beneficiar todo o sangue. A beterraba, misturada com iogurte, se transforma em uma máscara facial para a pele, principalmente para o tratamento de acne, além de ser útil quando aplicada topicamente no couro cabeludo para caspa.

Composição de beterraba

Suco de beterraba

Suco de beterraba

A beterraba contêm betaína, a mesma substância utilizada em certos tratamentos da depressão. Também possui triptofano, que relaxa a mente e cria uma sensação de bem-estar. Ao mesmo tempo, possui poucas calorias e são ricas em açúcar, que é liberado para o organismo de forma gradual. A betaína também protege o organismo contra doenças do fígado, evitando o acúmulo de depósitos de gordura no fígado causadas por abuso de álcool, deficiência de proteína, diabetes , dentre outras causas. As beterrabas também são comumente usadas ​​para o tratamento de câncer na medicina alternativa. A Beta vulgaris contêm o antioxidante betacianina, que inibe o crescimento tumoral e previne a formação de nitrosaminas causadores de cancro.

FIGAPRO

Figapro é o suplemento alimentar mais utilizado no Brasil para auxiliar a eliminar gordura do fígado e melhorar o funcionamento do sistema digestivo.

Uso na culinária

Salada de beterraba

Salada de beterraba

A beterraba é amplamente consumida na culinária brasileira, em forma de sucos, sopas, saladas e outros. Na culinária europeia, sobretudo do leste europeu, a sopa de beterraba é conhecida como sopa borscht. A raiz contém uma grande quantidade de açúcar e celulose, é rica em vitaminas e também possui de fibras, gordura, pectina, ácidos pantotênico e fólico, ferro, iodo, cálcio, potássio, cobalto, magnésio, manganês, cobre e zinco, além de outras substâncias, como o betacaroteno.

Contraindicações e efeitos colaterais da beterraba

O consumo exagerado da beterraba pode fazer com que a urina fique levemente avermelhada ou rosada, no entanto, isto não prejudica em nada o organismo. A planta é rica em ácido oxálico e portanto não se recomenda o consumo em excesso para quem possui pedras no rim ou artrite.

História e curiosidades

Antigamente, era dito que a deusa Afrodite teria se alimentado de beterrabas para manter a beleza. No conto popular, diz-se que se uma mulher e um homem comerem da mesma beterraba, eles se apaixonarão. Na África, as beterrabas são usadas como um antídoto natural para envenenamento por cianeto. As beterrabas fazem parte da família Chenopodiaceae.

Referências:
Pyo, Young-Hee, et al. “Antioxidant activity and phenolic compounds of Swiss chard (Beta vulgaris subspecies cycla) extracts.” Food chemistry 85.1 (2004): 19-26.
Van Geyt, J. P. C., Lange, W., Oleo, M., & De Bock, T. S. (1990). Natural variation within the genus Beta and its possible use for breeding sugar beet: a review. Euphytica, 49(1), 57-76.
YOSHIKAWA, Masayuki, et al. “Medicinal Foodstuffs. III. Sugar Beet.(1): Hypoglycemic Oleanolic Acid Oligoglycosides, Betavulgarosides, I, II, III, and IV, from the Root of Beta vulgaris L.(Chenopodiaceae).” Chemical and pharmaceutical bulletin 44.6 (1996): 1212-1217.