Uva-espim: benefícios e propriedades medicinais

A uva-espim (Berberis vulgaris) é uma planta medicinal também chamada de bérberis, agracejo, vinagreira, barberry (inglês) dentre outros nomes populares. Pertence a família Berberidaceae.

Benefícios da uva-espim

A uva-espim contém um alcaloide conhecido como berberina, um composto que possui atividade anti-inflamatória e antimicrobiana, sendo responsável pela maior parte dos efeitos principais e secundários da Berberis vulgaris. A berberina parece inibir alguns microrganismos e estimula a função do sistema imunológico. Estudos em tubos de ensaio mostraram que a berberina pode ser benéfica para a pressão arterial alta, taquicardia e convulsões. As propriedades antibacterianas mostraram grande eficiência contra Staphylococcus, Streptococcus, Salmonella, Shigella e Eschorichia Coli.

Também possui propriedades para combater a ação de micróbios, principalmente na região da pele e na área da flora intestinal. Na medicina popular, é usada em forma de colírio para combater conjuntivites. O gargarejo com as bagas combate dores de garganta. Para feridas e sarnas é utilizada em forma de pomada ou compressa.

Contraindicações e efeitos colaterais da uva-espim

Quando tomada em grandes doses ou por mais de duas semanas, a uva-espim pode causar dores de estômago, vômitos e hemorragias nasais. Também pode causar fotossensibilidade.

A Berberis vulgaris também pode causar dor de cabeça e uma reação alérgica, especialmente quando usado como um agente tópico. Os sintomas de alergia incluem vermelhidão, coceira e ardor. Em alguns pacientes, pode causar inflamação dos olhos. Não é utilizada durante a gravidez e em casos de flatulência excessiva.

História e curiosidades

A espécie Berberis mahonia é tratada muitas vezes por herboristas como uma erva medicinal. Cerca de 450 espécies perenes e arbustos decíduos compõem o gênero Berberis, que por sua vez possui denominação derivada de uma palavra de origem fenícia barbar, que significa “lustrosa”, em referência as folhas lustrosas da planta.

A espécie B. vulgaris é um arbusto com folhas ovais, dentadas e orladas de espinhos. As flores amarelas estão agrupadas em cachos. Os frutos são bagas ovais encarnadas. Excetuando estas bagas, toda a planta é venenosa.

Referências:
¹ Barberry. University of Maryland Medical Center
Berberis vulgaris L. Berberidaceae. Aurora Tonglet de Castro Pereira.

Comentários

1 comentário

  1. Mauricio Almeida

    Gostaria de saber o nome comercial de algum medicamente com base na Uva-Espim.
    Obrigado

Comentar