Alimentos e sucos termogênicos. Veja algumas receitas

Sucos termogênicos

Alimentos e sucos termogênicos aumentam a temperatura do organismo e facilitam a perda de peso. Conheça algumas receitas de sucos deliciosos.

Atualizado em 16/10/2022

Os sucos termogênicos são uma das melhores opções para pessoas que querem atingir tal objetivo, vez que além de serem saborosos, possuem rápida absorção pelo organismo.

O que são termogênicos?

Os alimentos termogênicos ao serem consumidos, elevam a temperatura corporal e consequentemente aceleram o metabolismo, vez que o organismo gasta mais energia para conseguir manter a temperatura corporal dentro do ideal (entre 36ºC e 37ºC). A gordura estocada é uma das fontes de energia que é usada para que esse processo ocorra, por isso, o consumo desses alimentos ajudaram no emagrecimento.

O metabolismo de cada indivíduo funciona de maneira diferente e vários fatores são determinantes para definir quem terá mais facilidade ou dificuldade para ter resultados desejados. O fundamental é que cada pessoa pratique uma atividade física diariamente e faça refeições saudáveis em intervalos de 3 em 3 horas. Ficar muitas horas sem consumir nenhum tipo de alimento fará com que o seu organismo trabalhe mais lentamente e, armazene mais gordura, dificultando o gasto calórico.

Alimentos com tais propriedades devem ser consumidos pelo menos duas vezes ao dia. Além de proporcionar o emagrecimento tão sonhado, os alimentos termogênicos proporcionam mais disposição e energia para realizar tarefas simples do dia-a-dia e até mesmo para realizar os exercícios físicos mais intensos. Cada pessoa necessita de uma quantidade específica desses alimentos por dia para que possa ser comprovado realmente seus benefícios.

Sucos termogênicos

Os sucos termogênicos fazem com que o metabolismo trabalhe em um ritmo mais acelerado afim de normalizar a temperatura corporal. Tal processo resulta em uma maior queima calorias, o que pode facilitar a eliminação de gorduras acumuladas. Os ingredientes mais usados no preparo de receitas de sucos termogênicos são encontrados facilmente em mercados, incluindo canela, chá verde, frutas cítricas, gengibre, hortelã e óleo de coco.

Além disso, a água gelada é considerada um termogênico, vez que o corpo ao se esfriar, é obrigado a gastar mais energia para manter sua temperatura corporal ideal. Com exceção do chá verde, que não é indicado para pessoas com problemas cardíacos (contém cafeína), todos os outros alimentos citados podem ser consumidos sem problemas.

Uma tática muito válida é consumir algum termogênico 30 minutos antes de iniciar uma atividade física, isso fará com que potencialize ainda mais o processo de queima calórica. Atividade física regular, de média intensidade, reeducação alimentar e ingestão de pelo menos um dos alimentos termogênicos mencionados é mais uma das alternativas para você alcançar os objetivos que deseja quando o assunto é emagrecimento saudável.

Receitas de sucos termogênicos

Consuma de preferência uma dos sucos logo pela manhã, no desjejum, ou 30 minutos antes de iniciar uma atividade física, vez que isso proporcionará muito mais disposição. Conheça algumas receitas simples de sucos termogênicos poderosos que irão auxiliar na perda de peso.

Suco termogênico de limão com laranja, gengibre e couve

Suco de limão

Suco de limão. Imagem ilustrativa.

Ingredientes:

  • 1 limão descascado;
  • 1 laranja descascada;
  • 3 rodelas pequenas de gengibre descascado;
  • 1 folha de couve;
  • 200ml de água gelada.

Modo de preparo:

Basta colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até que os ingredientes tornem-se uma mistura uniforme. Não coar para um melhor aproveitamento das fibras. Beba em seguida.

Suco termogênico de abacaxi com limão, coco e gengibre

Suco de abacaxi

Suco de abacaxi. Imagem ilustrativa.

Ingredientes:

  • 2 fatias de abacaxi;
  • 1 limão com casca;
  • 200ml de água de coco;
  • 3 rodelas pequenas de gengibre descascado;
  • Gelo à gosto.

Modo de preparo:

Basta colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até que os ingredientes tornem-se uma mistura uniforme. Não coar para um melhor aproveitamento das fibras. Beba em seguida.

Suco termogênico com hortelã e gengibre

Suco de gengibre com hortelã

Suco de gengibre com hortelã. Imagem ilustrativa.

Ingredientes:

  • 200 ml de água de coco;
  • 1 maçã com casca;
  • 1 fatia de abacaxi;
  • 1 colher de sopa de folhas de hortelã;
  • 3 rodelas pequenas de gengibre.

Modo de preparo:

Bata no liquidificador até que todos os ingredientes estejam completamente misturados. Não é necessário coar. Beba gelado.

Referências:
Best 10 foods to boost metabolism. Medical News Today.
CHRISTINE, A. HALLER. Weight Reduction Therapies: Anorectants, Thermogenics, and Lipolytics. Principles of Gender-specific Medicine, v. 2, p. 874, 2004.
VIANA, Carine et al. Liquid chromatographic determination of caffeine and adrenergic stimulants in food supplements sold in Brazilian e-commerce for weight loss and physical fitness. Food additives & contaminants: Part A, v. 33, n. 1, p. 1-9, 2016.