Coco: benefícios funcionais e nutritivos

Coco - Cocos nucifera

Conheça os benefícios, efeitos colaterais, indicações e propriedades medicinais e nutritivas da fruta do coco (Cocos nucifera) e da água, leite e óleo de coco.

Atualizado em 12/04/2023

A medicina alternativa reconhece as propriedades do coco há mais de 4.000 anos e o utiliza em suas diversas formas para nutrir o organismo e auxiliar na melhora de uma variedade de condições de saúde. O coqueiro (Cocos nucifera) é a única espécie do gênero Cocos, uma palmeira de grande porte que atinge até 30 metros altura. Pertence à família Araceae.

Benefícios do coco

O coco é composto de ativos com propriedades para combater abscessos, afecções respiratórias, angina, asma, artrite, bronquite, cistite, colesterol alto, cólicas abdominais, desnutrição, diarreias, dores comuns, falta de apetite, febre, icterícia, inflamação do canal da uretra, irritações gastrointestinais, pele danificada e ressecada, tosse, úlceras gástricas, dentre outras condições de saúde.

O coco é rico em antioxidantes, que ajudam o organismo a combater radicais livres, retardar os efeitos do envelhecimento, reduzir a flacidez da pele, melhorar a visão deficiente e a baixa densidade óssea. O óleo de coco é formado por ácidos graxos de cadeia média, o que não permite o acúmulo de gorduras no nosso corpo e ainda auxilia na queima de calorias. Também age como um poderoso termogênico, capaz de acelerar o metabolismo, auxilia na diminuição do colesterol LDL (ruim) ao mesmo tempo que aumenta o colesterol HDL (bom), além de prevenir contra a trombose. Com o seu consumo, o sistema imunológico funcionará melhor e o processo anti-inflamatório será mais rápido.

Benefícios do óleo de coco

Óleo de coco

Óleo de coco

O óleo de coco, seja em cápsulas ou in natura, possui diversos benefícios. Atualmente, é considerado um dos três melhores alimentos essenciais para o ser humano, ficando atrás apenas do leite materno e do ovo.  Da mesma forma, pode proporcionar inúmeros benefícios para a saúde do coração, vez que a gordura do coco é diferente de outras gorduras saturadas e é composto por ácidos graxos de cadeia média. Adicionado a dietas, aumenta a energia, equilibra os hormônios, estimula a glândula tireoide e aumenta a atividade do metabolismo, ajudando a liberar energia e promover a perda de peso.

Perda de peso

Substituir o óleo vegetal pelo óleo de coco no preparo de alimentos e/ou adicionar em bebidas e saladas é uma excelente alternativa para usufruir das propriedades desse recurso. Aliado a uma alimentação balanceada e uma rotina de atividades físicas, tanto o consumo do óleo in natura quanto na versão em cápsulas, proporcionam benefícios. Com poucas semanas de uso o óleo pode acarretar na perda de peso, sensação de saciedade durante as refeições e redução nas medidas.

FIGAPRO

Figapro é o suplemento alimentar mais utilizado no Brasil para auxiliar a eliminar gordura do fígado e melhorar o funcionamento do sistema digestivo.

Saúde cardiovascular

Os estudos relacionados aos benefícios do óleo de coco para a saúde do coração ainda não são conclusivos. Durante a década de 1980 a American Heart Association (Associação Americana do Coração) declarou que o óleo de coco saturado era rico em gordura prejudicial para a saúde cardiovascular. Outras pesquisas publicadas posteriormente afirmaram que a gordura do fruto é diferente de outras gorduras saturadas, vez que é composto por ácidos graxos de cadeia média.

Saúde da pele

Além dos benefícios para o organismo, o óleo de coco é um grande produto para a beleza estética. Hidrata e previne a queda dos cabelos, fortalece as unhas, além de limpar e hidratar a pele. O óleo de coco é comprovadamente benéfico para pele danificada e ressecada, seja para deixar a pele com aspecto mais saudável, seja para auxiliar na cicatrização. Também é um excelente remédio natural para contusões, cortes, queimaduras  e até mesmo para a recuperação de ossos quebrados. O óleo de coco constitui uma barreira protetora para manter a umidade e penetrar nas camadas mais profundas da pele para ajudar a manter os tecidos conjuntivos fortes e flexíveis. Como é facilmente absorvido pela pele, ajuda a reduzir a aparência de linhas finas e rugas. Além disso, auxilia na esfoliação da camada externa de células mortas da pele, tornando a pele mais lisa.

Benefícios do leite de coco

Leite de coco

Leite de coco

O leite de coco é um ingrediente comum na culinária de países do Caribe, Tailândia, Sri Lanka e sul da Índia. É rico em vitaminas e minerais essenciais, incluindo vitamina A e E, potássio e cálcio. Pode ser um substituto para o leite sem lactose, além de poder ser usado na panificação e facilmente usado no preparo de cereais, temperos, sopas e doces. Além disso, é bom para a saúde da pele e dos cabelos, sendo amplamente utilizado como base em muitos cosméticos e produtos naturais, tais como óleos capilares e cremes hidratantes.

Também possui ácido láurico, substância que confere propriedades contra fungos, vírus e bactérias. É ótimo para combater infecções e auxiliar na digestão. Apesar do fato do leite de coco conter gorduras saturadas, também ajuda na perda de peso. vez que sua gordura é composta de ácidos graxos de cadeia média, que fazem com que o corpo a converta em energia ao invés de armazená-la como gordura.

Contraindicações e efeitos colaterais da água de coco

Quando consumido em quantidades moderadas, não causa efeitos colaterais.

Por que beber água de coco?

A água de coco é o líquido doce hidratante encontrado dentro da fruta fresca, e não pode ser confundida com seu óleo. Além de açúcares naturais, possui um conjunto composto de vitaminas e minerais, o que a torna uma bebida saudável, sendo também rica em potássio, cloretos, cálcio e magnésio, e possui uma pequena quantidade de sódio, açúcar e proteínas, sendo livre de gordura. Embora o conteúdo mineral permaneça praticamente constante, o açúcar e as concentrações de proteína aumentam à medida que a fruta amadurece.

O gosto da água varia de acordo com a maturidade da fruta. A água do coco verde é considerada como a melhor em sabor e qualidade em comparação ao fruto maduro. Mesmo as pequenas ilhas mais remotas do mundo possuem coqueiros, vez que as frutas que boiavam no mar chegaram a tais ilhas. Muitas vezes, a água de coco é o único líquido potável disponível, recebendo por esse motivo o apelido de “água da vida”, vez que já ocorreram inúmeros relatos de náufragos que sobreviveram bebendo tal líquido.

Referências:
Lichtenstein AH, Appel LJ, et al; American Heart Association Nutrition Committee. Diet and lifstyle recommendations revision 2006: a scientific statement from the American Heart Association Nutrition Committee. Circulation. 2006;114:82-96
Marina AM, Che Man YB, et al. Chemical properties of virgin coconut oil. J Am Oil Chemists Soc. 2009;86:301-307.
Enig, Mary G. PhD. Health and Nutritrional Benefits from Coconut Oil, Price-Pottenger Nutritrion Foundation Health Jornal, 1998, 20:1:1-6.