Celulite: receita de cremes caseiros naturais anticelulite

Celulite: cremes caseiros naturais

Cerca de 62% das mulheres brasileiras têm celulite. Conheça algumas receitas de cremes caseiros e naturais que irão mudar o aspecto das temidas celulites.

Atualizado em 11/06/2024

Além da busca por um corpo saudável, as mulheres possuem uma preocupação ainda maior com relação a questão estética, incluindo a redução das temidas celulites. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, cerca de 62% das mulheres brasileiras têm celulite.

Como surge a celulite?

O surgimento das celulites sofre influências de fatores como genética, níveis hormonais e alimentação. O processo de formação das celulites começa na camada mais profunda da pele, e, diferente do que a maioria das pessoas pensam, não aparece apenas nas mulheres que estão acima do peso. Mulheres mais magras também podem sofrer com celulites, isso porque as celulites são formadas quando ocorre um aumento de gordura no organismo, e esse acumulo de gordura resulta na compressão das células nervosas, dos vasos linfáticos e dos vasos sanguíneos, gerando a retenção de líquidos. Tal processo diminui a circulação local, impedindo que nutrientes e oxigênio cheguem até os tecidos. Na tentativa de deter esse edema, as células incham e pressionam por espaço, que acabam formando nódulos superficiais na pele, gerando assim a celulite.

Cremes naturais e caseiros para combater a celulite

A celulite não é considerada uma doença, mas existem tratamentos capazes de melhorar a aparência delas promovendo uma melhor circulação da região afetada. Mas os tratamentos oferecidos por centros de estéticas são muito caros. Felizmente a natureza nos oferece alguns componentes naturais que auxiliam nos tratamentos caseiros. Confira agora receitas de cremes caseiros, baratos e práticos que irão mudar o aspecto das temidas celulites.

Creme anticelulite de Aloe vera (babosa)

Gel de Aloe vera (babosa)

Gel de Aloe vera (babosa)

A babosa é considerada um dos composto naturais mais eficientes para combater as celulites. O creme de Aloe vera oferece vários benefícios para o tratamento da celulite devido às suas propriedades hidratantes, anti-inflamatórias e antioxidantes. O gel de Aloe vera é composto por 99% de água e 1% de glicoproteínas, que ajudam a hidratar profundamente a pele, melhorar a elasticidade e promover a regeneração celular. Esses efeitos podem reduzir a visibilidade da celulite, proporcionando uma pele mais firme e suave. Além disso, a Aloe vera melhora a circulação sanguínea e ajuda a eliminar as toxinas, contribuindo para a diminuição dos depósitos de gordura sob a pele.

  • 1 copo de polpa de Aloe vera
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 3 colheres de óleo de amêndoas

Misture os três ingredientes, faça massagens com movimentos circulares até que a pele absorva completamente a mistura. Deixe agir por 30 minutos e enxágue com água morna em seguida.

FIGAPRO

Figapro é o suplemento alimentar mais utilizado no Brasil para auxiliar a eliminar gordura do fígado e melhorar o funcionamento do sistema digestivo.

Creme anticelulite de pó de café

Creme de Pó de Café

Creme de Pó de Café

O creme de pó de café é utilizado no tratamento da celulite devido às suas propriedades antioxidantes e esfoliantes. A cafeína presente no pó de café ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e melhorar a circulação, o que pode reduzir temporariamente a aparência da celulite. Além disso, a ação esfoliante do pó de café remove as células mortas da pele, promovendo uma textura mais suave e uniforme. A combinação de café com óleos como o de coco ou azeite de oliva potencializa a hidratação e melhora a elasticidade da pele, contribuindo para a diminuição das ondulações características da celulite.

  • 1/4 de xícara de pó de café
  • 3/4 de xícara de azeite de oliva
  • 1 xícara média de açúcar

Misture todos os ingredientes em um recipiente até obter uma pasta grossa.  Aplique na área desejada e massageie a região com movimentos circulares durante 5 minutos. Deixe agir por 10 minutos e enxágue com água morna.

Creme anticelulite com óleo de coco

Creme de Coco

Creme de Coco

O creme de óleo de coco oferece vários benefícios no tratamento da celulite devido às suas propriedades hidratantes, anti-inflamatórias e de estimulação do metabolismo. O óleo de coco é rico em ácidos graxos de cadeia média (MCTs), que ajudam a quebrar os depósitos de gordura sob a pele, melhorando a aparência da celulite. Além disso, sua aplicação tópica promove uma hidratação profunda, melhorando a elasticidade e a firmeza da pele, o que pode reduzir a visibilidade da celulite. A massagem com óleo de coco também melhora a circulação sanguínea, ajudando a eliminar toxinas e a reduzir a retenção de líquidos nas áreas afetadas,

  • Suco de meio limão;
  • Suco de meia laranja;
  • 7 colheres de sopa de óleo de coco.

Misture todos os ingredientes em um recipiente até obter uma mistura homogênea, aplique no local limpo e faça movimentos circulares por 10 minutos, enxágue em seguida. Atenção, não realizar esse processo em exposição ao sol.

Repita o tratamento escolhido 3 vezes na semana para que os resultados sejam satisfatórios e não esqueça de associar o tratamento a uma alimentação regrada e uma rotina de atividades físicas.

Referências:
IBIZALOE. Aloe Vera for Cellulite and how to treat it.
Healthy.net. Aloe Vera for Cellulite
DRWEIL. Coffee Ground Scrubs For Cellulite?
LIZ EARLE WELLBEING. DIY Cellulite-fighting coffee scrub.
KAPULUAN COCONUT. Coconut Oil for Cellulite and Stretch Marks: Usage and Effects.
DR. AXE. Coconut Oil Benefits, Nutrition and Popular Uses.