Shampoo de Aloe vera (babosa): benefícios

Shampoo de Aloe vera (babosa)

Conheça os benefícios do shampoo de Aloe vera (babosa) no tratamento de queda de cabelo, oleosidade, ressecamento e melhora da saúde do couro cabeludo em geral.

Atualizado em 16/10/2022

A babosa (Aloe vera) é uma planta medicinal muito utilizada na fitocosmética, sendo um cosmético eficaz e seguro. O shampoo de Aloe vera pode ser usado no cabelo de várias maneiras, incluindo shampoos ou condicionadores à base de babosa ou até mesmo em forma de cremes ou géis. A Aloe, quando atua diretamente nos cabelos, hidrata profundamente e ajuda a melhorar as condições de saúde dos fios, equilibra o pH do couro cabeludo, reduz a oleosidade do cabelo, hidrata cabelos secos e repara fios danificados.

Aloe vera promove a nutrição dos cabelos

O shampoo de Aloe vera amacia, fortalece e rejuvenesce os cabelos, enquanto elimina detritos e bactérias do couro cabeludo. A babosa nutre e fortalece os cabelos secos ou danificados com proteínas. Ao penetrar o eixo do cabelo, o shampoo e o gel de Aloe vera pode curar cada componente a partir de dentro, restaurando a beleza natural do cabelo. A babosa também reforça a camada externa do cabelo, o que resulta em cabelos mais brilhantes e maleáveis. O condicionador, shampoo ou simplesmente o gel das folhas de babosa devem ser aplicadas no cabelo e devem agir por cerca de 30 minutos antes de enxaguar.

O shampoo de Aloe vera equilibra o PH do couro cabeludo

O shampoo de Aloe vera, por equilibrar naturalmente o pH do couro cabeludo, é recomendado para todos os tipos de cabelo, incluindo o cabelo oleoso. O shampoo ou condicionador feito com babosa, ou até mesmo tratamento com o gel puro da planta, pode manter os cabelos saudáveis e fortes enquanto ajuda até mesmo na eliminação do excesso de oleosidade. Com o uso regular, o cabelo tende a ficar macio e sedoso.

O shampoo de Aloe vera combate a caspa e promove a regeneração da calvície

Pesquisadores egípcios mostraram que o gel de babosa não só ajuda a combater a caspa, mas também ajuda a regenerar o cabelo em pessoas com calvície seborreica (seborreia). Este tipo de calvície é causado pela formação de escamas no couro cabeludo oleoso. A Aloe também protege o couro cabeludo dos efeitos adversos do sol e do vento. Além disso, o gel das folhas da babosa pode até estimular o crescimento do cabelo em alguns casos, ou, pelo menos, impedir o desenvolvimento da calvície, além de melhorar a condição do couro cabeludo.

O tratamento de queda de cabelo pode ser feito com o uso do gel de uma folha de babosa pode ser aplicado diretamente no couro cabeludo ou utilizados na forma de shampoo (xampu) ou condicionador. O crescimento do cabelo costuma demorar um pouco, mas irá acontecer assim que o couro cabeludo da pessoa for curado. No caso da calvície ser causada por fatores genéticos (alopecia androgenética), a Aloe vera pode retardar a queda de cabelo.

Referências:
GARCÍA, Mario Hernández; JUÁREZ, José Adrián Trevera; JIMÉNEZ, Acela Dávila. Importance and Properties of Aloe vera in the Production of Hair Shampoo. The Journal of Middle East and North Africa Sciences, v. 5, n. 7, p. 18-23, 2019.
MACHADO INCA, Juan Gabriel. Evaluación del efecto antisponge de los mucílagos de puntia ficus, Aloe vera y las saponinas de Agave americana en un shampoo en personas con cabello esponjado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso.
CRUZ, Alice Oliveira da et al. Shampoo em barra com base no extrato de alecrim e aloe vera com efeito antimicótico anti-caspas. 2021.