Calvície: causas e tratamento natural para a queda de cabelo

A calvície é o estado onde há perda ou ausência de cabelo, especialmente na cabeça. A forma mais comum de calvície é a chamada alopecia androgenética, que ocorre em seres humanos adultos do sexo masculino. A quantidade e os padrões de calvície pode variar bastante em homens e mulheres e incluem a alopecia androgenética, alopecia areata, alopecia universalis, alopecia totalis (perda total de todos os pelos do corpo), dentre outras.

Causas da calvície

A incidência da calvície varia de população para população, principalmente em fatores genéticos, vez que fatores ambientais parecem não afetar significativamente. Um estudo realizado em grande escala em Maryborough, Austrália, demostrou que a perda de cabelo na parte frontal da cabeça afeta cerca de 73,5% dos homens e 57% das mulheres com 80 anos ou mais. Aproximadamente 25 por cento dos homens começam a apresentar os primeiros sintomas de calvície a partir dos 20 anos, enquanto ou outros dois terços começam a apresentar a condição a partir dos 60 anos.

Tratamento natural para a calvície

Embora não exista cura definitiva para a calvície, alguns remédios naturais podem ter um efeito positivo no tratamento da queda de cabelo, saúde dos fios e do couro cabeludo. Os tratamentos disponíveis para a calvície variam de corticoides, injeções de esteroides, fototerapia, transplante de cabelo, redução do couro cabeludo e até mesmo produtos à base de ervas e extratos medicinais.

Corticosteroides

Os corticosteroides podem ser administrados oralmente, injetados ou aplicado topicamente, no entanto, podem causar efeitos colaterais severos. As injeções de esteroides são normalmente utilizadas em pequenas áreas de perda de cabelo.

Vitaminas e minerais

Mudanças na dieta podem ajudar a fortalecer os fios e estimular o crescimento do cabelo. Os ácidos graxos, como o ômega-3, ajudam a manter a saúde dos cabelos. A vitamina E nutre o cabelo danificado, evitando a ruptura. A biotina, presente em vários alimentos integrais, beneficia a saúde do cabelo e couro cabeludo. As vitaminas do complexo B podem aumentar a circulação na região do couro cabelo, reduzindo a queda de cabelo. Alguns suplementos estimulam a produção de queratina, uma proteína presente no cabelo.

Alguns estudos indicaram que o aumento de queratina no organismo reduziu a queda e ainda por cima estimulou o crescimento do cabelo em poucas semanas. O colágeno fortalece os fios de cabelo, sendo que existe no mercado vários suplementos à base de colágeno e elastina que podem ser úteis no tratamento da calvície.

Procedimentos cirúrgicos

O transplante de cabelo e a redução do couro cabeludo são procedimentos cirúrgicos utilizados para cobrir áreas calvas.

Fototerapia

A fototerapia é muitas vezes utilizada para tratar doenças de pele, mas também pode estimular o crescimento do cabelo.

Terapias holísticas

Os tratamentos naturais e holísticos são uma alternativa mais suave e muitas vezes mais eficazes para tratar a perda de cabelo, vez que não contém produtos químicos sintéticos em sua composição.

Ervas medicinais

O tratamento herbal para calvície masculina inclui plantas medicinais que melhoram o fluxo sanguíneo do couro cabeludo, regulam o funcionamento da tireoide ou podem até mesmo bloquear a ação de hormônios relacionados à queda de cabelo. Dentre as ervas medicinais utilizadas para o tratamento da alopecia, o saw palmetto é a mais conhecida erva para o tratamento da calvície. O saw palmetto pode ser útil no tratamento da calvície ao bloquear a enzima 5-alfa-redutase, responsável pela conversão da testosterona em DHT, fazendo com que os folículos retomem seu funcionamento normal, o que permite prevenir e até mesmo reverter à perda de cabelo.

Referências:
Gan, D. C., and Rodney D. Sinclair. “Prevalence of male and female pattern hair loss in Maryborough.” Journal of Investigative Dermatology Symposium Proceedings. Vol. 10. No. 3. Nature Publishing Group, 2005.

Comentários

1 comentário

  1. Olá Sou uma jovem de 22 anos..e desde os 13 que no topo de minhacabeca estava uma grande falha..mas nunca liguei para isso..era novinha..nao pensava nisso..agora com 22..a parte de cima estou praticamente careca e tambem dos lados..me ajuda..ja nem densidade capilar tenho..os poucos fios que me restam estao colados a cabeca..passo os dias a chorar…sou pobre e sou de Portugal..sera que me pode ajudar…sera que me pode enviar esse produto. Obrigado e Deus abençoe.

Comentar