Saw palmetto: benefícios e propriedades medicinais

Benefícios, indicações, efeitos colaterais e propriedades do saw palmetto - Serenoa repens, planta medicinal também conhecida como Sabal serrulata.

ATUALIZADO EM 08/01/2020

O saw palmetto (Serenoa repens – Serenoa serrulata) é uma planta medicinal também conhecida como sabal, saw palmeto, sabal-palmetto, palmito-sabal e sabal-mexicana. Antigamente, era denominada como Sabal serrulata. Pertence a família Palmaceae.

Benefícios do saw palmetto

Nativos do sul dos Estados Unidos e mexicanos trituravam as bagas do saw palmetto e utilizavam como fonte de alimento. A saw palmetto é oriunda da região da Flórida, EUA. No início do século XIX, os homens usam as bagas para tratar problemas do trato urinário e até mesmo para estimular a produção de esperma e aumentar a libido. É também considerado um tônico reprodutivo para os homens e mulheres e pode ajudar até mesmo no tratamento da “cistite da lua de mel”, onde ocorre irritação em decorrência da relação sexual excessiva.

De acordo com estudos, o saw palmetto ajuda a bloquear a atividade da 5-alfa redutase, uma enzima que converte a testosterona em um hormônio ligado à perda de cabelo chamado diidrotestosterona (DHT). Dessa forma, ele é eficaz para melhorar o crescimento do cabelo nos homens com calvície. O extrato concentrado e padronizado é o mais rico do mercado em saponinas. O saw palmeto é composto quimicamente de óleo essencial, ácido caprílico, ácido láurico, ácido palmítico, ácido oleico, caroteno, tanino, sitosterol, beta-sitosterol, polissacarídeo, dextrose e resinas.

Propriedades do saw palmetto no tratamento da HPB

Atualmente, a utilização primária da saw palmetto é para o tratamento da hiperplasia benigna da próstata (HPB), caracterizado por um inchaço não-canceroso da próstata. O “palmito-sabal” parece ter um efeito anti-inflamatório sobre a próstata e pelo menos um estudo mostrou uma maior atividade anti-inflamatória quando combinada com licopeno e selênio.

Estudos concluíram que o suplemento saw palmetto é mais efetivo para o tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB) do que os medicamentos tradicionais mais conhecidos. A HPB é uma doença de incidência comum em homens com mais de 40 anos, caracterizada pelo inchaço da próstata a níveis anormais, sobretudo no canal da uretra, que impede o fluxo normal da urina, causando dificuldades para urinar e perda da pressão do jato de urina, além de outros efeitos adversos.

Contraindicações e efeitos colaterais do saw palmetto

A saw palmetto é segura quando usada de forma adequada. Os efeitos secundários são muito raros, embora já tenham sido relatados dores de cabeça, náuseas, diarreia e tonturas decorrentes do uso. Não é recomendado o autodiagnóstico em casos de hiperplasia prostática. Consulte um médico para um adequado para descartar a possibilidade de câncer de próstata. O saw palmetto não deve ser utilizado por gestantes ou em fase de amamentação. O consumo também pode interferir com a absorção de ferro.

Curiosidades

O nome de gênero, Serenoa, foi nomeado pelo botânico americano Sereno Watson (1826-1892).

Referências:
Palmetto. University of Maryland Medical Center.
Bent S, Kane C, Shinohara K, et. al. Palmetto for Benign Prostatic Hyperplasia. NEJM. 2006; 354:557-566.
Boyle P, Robertson C, Lowe F, Roehrborn C. Updated meta-analysis of clinical trials of Serenoa repens extract in the treatment of symptomatic benign prostatic hyperplasia.
Wilt TJ, Ishani A, Stark G, MacDonald R, Lau J, Mulrow C. Sabal palmetto extracts for treatment of benign prostatic hyperplasia: a systemic review.
Steven D. Ehrlich, NMD, Solutions Acupuncture, a private practice specializing in complementary and alternative medicine, Phoenix, AZ. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by the A.D.A.M Editorial team.
Avalie
[0]

CHÁS PREMIUM MEDICINA NATURAL

SUPLEMENTOS ALIMENTARES