O saw palmetto (Serenoa repens – Serenoa serrulata) é uma planta medicinal também conhecida como sabal, saw palmeto, sabal-palmetto, palmito-sabal e sabal-mexicana. Antigamente, era denominada como Sabal serrulata. Pertence a família Palmaceae.
Benefícios do saw palmetto
Nativos do sul dos Estados Unidos e mexicanos trituravam as bagas do saw palmetto e utilizavam como fonte de alimento. A saw palmetto é oriunda da região da Flórida, EUA. No início do século XIX, os homens usam as bagas para tratar problemas do trato urinário e até mesmo para estimular a produção de esperma e aumentar a libido. É também considerado um tônico reprodutivo para os homens e mulheres e pode ajudar até mesmo no tratamento da “cistite da lua de mel”, onde ocorre irritação em decorrência da relação sexual excessiva.
De acordo com estudos, o saw palmetto ajuda a bloquear a atividade da 5-alfa redutase, uma enzima que converte a testosterona em um hormônio ligado à perda de cabelo chamado diidrotestosterona (DHT). Dessa forma, ele é eficaz para melhorar o crescimento do cabelo nos homens com calvície. O extrato concentrado e padronizado é o mais rico do mercado em saponinas. O saw palmeto é composto quimicamente de óleo essencial, ácido caprílico, ácido láurico, ácido palmítico, ácido oleico, caroteno, tanino, sitosterol, beta-sitosterol, polissacarídeo, dextrose e resinas.
Propriedades do saw palmetto no tratamento da HPB
Atualmente, a utilização primária da saw palmetto é para o tratamento da hiperplasia benigna da próstata (HPB), caracterizado por um inchaço não-canceroso da próstata. O “palmito-sabal” parece ter um efeito anti-inflamatório sobre a próstata e pelo menos um estudo mostrou uma maior atividade anti-inflamatória quando combinada com licopeno e selênio.
Estudos concluíram que o suplemento saw palmetto é mais efetivo para o tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB) do que os medicamentos tradicionais mais conhecidos. A HPB é uma doença de incidência comum em homens com mais de 40 anos, caracterizada pelo inchaço da próstata a níveis anormais, sobretudo no canal da uretra, que impede o fluxo normal da urina, causando dificuldades para urinar e perda da pressão do jato de urina, além de outros efeitos adversos.
Contraindicações e efeitos colaterais do saw palmetto
A saw palmetto é segura quando usada de forma adequada. Os efeitos secundários são muito raros, embora já tenham sido relatados dores de cabeça, náuseas, diarreia e tonturas decorrentes do uso. Não é recomendado o autodiagnóstico em casos de hiperplasia prostática. Consulte um médico para um adequado para descartar a possibilidade de câncer de próstata. O saw palmetto não deve ser utilizado por gestantes ou em fase de amamentação. O consumo também pode interferir com a absorção de ferro.
Curiosidades
O nome de gênero, Serenoa, foi nomeado pelo botânico americano Sereno Watson (1826-1892).